Planejamento E Controle Da Produçao
Tese: Planejamento E Controle Da Produçao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jujuadm • 5/11/2013 • Tese • 1.783 Palavras (8 Páginas) • 154 Visualizações
11
Introdução
Neste trabalho veremos a importância de se planejar a produção em uma organização, seus conceitos e objetivos, tendo em vista que qualquer operação requer planos e controle para que seus objetivos sejam alcançados.
Ao final estaremos aptos a compreender todo o sistema de produção em uma organização.
Conceitos
As empresas são organizações sociais compostas por pessoas trabalhando em conjunto, utilizando cursos e competências especificas, com ou sem objetivo de se obter lucro. Elas podem ser diferenciadas em relação a sua propriedade, tamanho e ao que irá produzir.
• Propriedade (quem detém o poder na empresa)
Empresas estatais: são de propriedade do governo, seu objetivo é o bem estar social.
Empresas privadas: são de propriedade de particulares, seu principal objetivo é o lucro.
Empresas mistas: são sociedades por ações de participação publica e privada ao mesmo tempo, são empresas de serviços de utilidade publica.
• Tamanho (porte da empresa e volume de recursos)
Empresas grandes: de grande porte e de volume de recursos (instalações, capital e numero de colaboradores superior a 500)
Empresas médias: de porte intermediário e volume de recursos razoável, possuem de 50 a 500 colaboradores.
Empresas pequenas: de pequeno porte e pequeno volume de recursos e numero de colaboradores inferior a 50.
• Tipo de produção
Primarias ou extrativas: Desenvolvem atividades extrativas, como as agrícolas, pastoris, de pesca, de mineração, etc. Dedicam-se a obtenção e extração de matérias-primas.
Secundarias ou de transformação: processam as matérias-primas e transformam em produtos acabados, ou seja, industrias em geral.
Terciárias ou prestadoras de serviços: executam e prestam serviços especializados. Por exemplo, bancos, comercio em geral, escolas, profissionais liberais, etc.
Todos os tipos de empresa se completam, podemos ter uma empresa que seja publica, grande e terciária, ou então pode ser privada, pequena e secundaria, ou ainda mista.
Planejamento e controle da produção
O Planejamento e Controle da produção consiste em administrar os processos produtivos dentro da empresa, com objetivo de produzir bens e serviços, buscando soluções como redução de custos e tempo de produção e melhoria operacional, visando a busca continua por melhorias no processo de produção.
Dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques (matérias-primas, em processo e produtos acabados), emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção.
O PCP constitui de um conjunto de atividades administrativas da produção relacionadas, eficaz e eficiente para recursos de produção de organização (materiais, máquinas, equipamentos e pessoas) para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes.
As atividades do PCP são exercidas nos três níveis de planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção.
Nível estratégico: Onde são definidas as estratégias de longo prazo da empresa. O PCP participa da formulação do Planejamento, gerando um plano de produção para fábrica da produção.
Nível Tático: Onde são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve o planejamento mestre da produção.
Nível Operacional: Onde são preparados os programas de curto prazo de produção, o PCP prepara a programação da produção administrando estoques, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção.
A administração de produção trata-se de problemas reais da maneira que as organizações produzem bens e serviços. Em um sistema produtivo o planejamento e controle de produção recebem da direção as metas a serem atingidas e a partir daí começam a formular planos para atingi-las, administrando os recursos humanos e físicos.
O PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma que atenda da melhor maneira possível aos planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional. Para atingir os objetivos do PCP são necessárias informações vindas de diversas áreas do sistema produtivo.
Os principais fatores responsáveis para atingir um PCP, já identificando as áreas de apoio aos roteiros de fabricação são os lead times, o Marketing (que busca o plano de venda e pedido firme), a Manutenção (que fornece os planos de manutenção), Compras/Suprimentos (informa as entradas e saídas dos materiais em estoques), os Recursos Humanos (são necessários os programas de treinamento), Finanças (fornece o plano de investimentos e o fluxo de caixa), entre outros relacionamentos. Considerando que todos os fatores são evidenciais para que se garanta uma estratégia e qualidade de elaboração de Produção e Controle de Produção (PCP).
O processo de PCP é usado em todo momento em fábricas e indústrias em geral, no intuito de achar falhas e distorções e as eliminar para obtermos resultados satisfatórios pela fábrica.
O setor de planejamento e controle da produção é responsável pelo bom andamento de todo o organismo industrial, do seu funcionamento adequado e consequentemente os resultados obtidos pelo mesmo, pois uma indústria desorganizada, não possuindo objetivos determinados e não cumprindo os prazos previstos e produção, terá afetada a sua meta principal, o lucro.
O sistema de produção
Em um sistema produtivo, são formulados objetivos e faz-se necessário formular planos para atingi-los, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os físicos e controlar esta ação para a correção de prováveis desvios. É estabelecido um plano de produção para determinado período de acordo com a estimativa de venda e produção financeira. A estimativa de vendas serve para prever os tipos e quantidades de produtos que se espera vender no horizonte de
...