Planejamento E Controle Da Produção
Trabalho Universitário: Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silviasantos1 • 12/10/2013 • 2.853 Palavras (12 Páginas) • 348 Visualizações
Curso de Administração
Planejamento e controle da produção
Nome: Silvia Rodrigues dos Santos RA: 4351825203
SÉRIE: 6° TURMA:A
BIMESTRE: 1 SEMESTRE: 2
Limeira,2012
Passo 1: Pesquise na internet sobre os três níveis hierárquicos das atividades do PCP, ou seja, níveis Estratégico, Tático e Operacional.
Planejamento e Controle da Produção (PCP)
INTRODUÇÃO
Atualmente, muitos fatores estão afetando a administração da produção, tais como a
competição global, a qualidade, os desafios em relação aos custos, a rápida expansão da
tecnologia de produção, o contínuo crescimento do setor de serviços, a escassez de recursos de produção e questões de responsabilidade social (GAITHER; FRAZIER, 2002). O principal
papel da Administração de Produção, neste ambiente empresarial cada vez mais competitivo, segundo Reid e Sander (2002), é aumentar a competitividade da empresa através da melhoria da eficiência da produção, agregando valor ao processo de transformação. Neste sentido,
Gaither e Frazier (2002), também afirmam que a administração da produção tem grande
importância para as organizações, para estas se manterem competitivas num mercado global de constantes mudanças. Monks (1987) destaca que as atividades de produção constituem a base do sistema econômico de uma nação, e transformam os recursos de capital, materiais e humanos em bens e serviços de maior valor.
Dessa maneira, Corrêa e Corrêa (2006, p. 24) definem a administração da produção como sendo a “atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos, de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços visando atender necessidades e/ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes”.
Davis, Aquilano e Chase (2001), abordam que atualmente a administração de produção vem recebendo grande reconhecimento devido a várias razões, como a aplicação do conceito de administração de produção em operações de serviços e em outras áreas funcionais como marketing e recursos humanos e a compreensão de que a função produção pode agregar valor ao produto. Corrêa e Corrêa (2006, p. 15), abordam que a administração de produção e operações mudou nas últimas décadas, tornando-se mais estratégica, voltada também para a gestão de serviços e redes de suprimentos.
Diante disso, Tubino (2000) advoga que as empresas que não adaptarem, buscando a melhoria contínua da produtividade em seus sistemas produtivos, não terão espaço no processo de globalização. Hoje, segundo o autor, as empresas necessitam de um sistema flexível deprodução, rapidez no projeto e no desenvolvimento de novos produtos, lead times baixos e estoques que suportem as necessidades dos clientes. Assim, o autor ressalta que o planejamento, a programação e o controle são fundamentais para a eficiência dos sistemas produtivos.
Tubino (2000) ainda afirma que em um sistema de produção as atividades de planejamento, programação e controle devem ser exercidas em três níveis hierárquicos. No nível estratégico (longo prazo) o departamento de produção é responsável pela formulação do planejamento estratégico da produção. Já no nível tático (médio prazo) tal departamento deve elaborar o planejamento-mestre da produção e no nível operacional (curto prazo) o setor responsável pela produção deve preparar a programação da produção.Corrêa e Corrêa (2006, p. 578), corroboram com essa idéia afirmando que o planejamento em produção “é uma metodologia que propõe decompor o problema do planejamento da produção em subproblemas menores, resolvendo-os seqüencialmente – do maior horizonte de tempo para o menor” e que está dividido em três níveis – planejamento de longo, médio e curto prazo.
Compreender que as informações dentro desses três níveis devem estar consolidadas é tão importante quanto entender a dinâmica dessas atividades. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar a consolidação dos três níveis hierárquicos do planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção. Para tanto, primeiramente serão expostos os três níveis hierárquicos do planejamento em produção: o planejamento estratégico da produção, o planejamento-mestre da produção e a programação, acompanhamento e controle da produção. Logo após, será descrita a consolidação das dessas atividades. E, por fim, serão tecidas as conclusões do presente trabalho.
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA PRODUÇÃO
Antes definir o planejamento estratégico da produção, é importante relacioná-lo com o
planejamento estratégico da organização. O planejamento estratégico, segundo Tubino (2000,p. 34), subdivide-se em três níveis de decisões: o corporativo, o de unidades de negócios e o funcional, direcionados pela missão coorporativa da empresa. Estes três níveis estão interligados e formam uma seqüência de planejamentos: a estratégia funcional atende a uma estratégia competitiva, que por sua vez deriva do nível corporativo da organização. Assim, a origem do planejamento estratégico da produção, que originará o plano de produção está na definição da estratégia para a área de produção (estratégia funcional). A estratégia de produção, conforme Gaither e Frazier (2002, p. 38), “é um plano de longo prazo para a produção de produtos e serviços de uma empresa e constitui um mapa daquilo que a função de produção deve fazer se quiser que suas estratégias de negócios sejam realizadas”. Para Corrêa e Corrêa (2006, p.56), “o objetivo de estratégia de operações é garantir que os processos de produção e entrega de valor ao cliente sejam alinhados com a intenção estratégica da empresa quanto aos resultados financeiros esperados e aos mercados a que pretende servir e adaptados ao ambientes em que se insere”. Davis, Aquilano e Chase (2001, p. 443) afirmam que a finalidade do planejamento de longo prazo da produção é “[...] é nivelar a demanda dos produtos da empresa com a sua capacidade ou habilidade de fornecê-los
...