Planejamento E Controle Da Produção
Artigo: Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 46091967 • 27/10/2013 • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 234 Visualizações
Planejamento e Controle da Produção:
Aula Tema: 03 “As atividades do Planejamento e Controle da Produção (PCP)”.
Professor Tutor: Tiago Corso de Souza
Aluno: Marinaldo da Silva Barros
Semestre: 6.
INTRODUÇÃO:
Basicamente mostrar os conceitos dos três níveis hierárquicos, comparar, demonstrar as diferenças e a importância dos três níveis e a importância do que é gerado no planejamento da produção que origina o plano de produção. O principal foco é o papel da administração de produção, no ambiente empresarial cada vez mais competitivo, segundo (REID E SANDER “2002”), é aumentar a competitividade da empresa através da melhoria da eficiência da produção, agregando valor ao processo de transformação.
PASSO: I
O QUE É OS TRÊS NÍVEIS HIERÁRQUICOS DA (PCP)?
Antes da definição dos níveis hierárquicos, precisamos saber que o (PCP). É o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controlada a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos (Recursos de Produção), trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada. Determina o que vai ser produzido, como vai ser produzido, onde vai ser produzido. Assim consolidou em três grandes níveis hierárquicos:
• Nível Estratégico: Longo Prazo, Organizacional,
• Nível Tático: Médio Prazo, Produção,
• Nível Operacional: Curto Prazo, Controles do Programa.
NÍVEL ESTRATÉGICO?
É o primeiro nível cosolidada do (PCP), Planejamento de controle da produção, ORGANIZAÇÃO, ela é responsável pela formação do Planejamento Estratégico da Produção. (Longo Prazo).
NÍVEL TÁTICO?
Deve elaborar o Planejamento, mestre da produção. (Médio Prazo).
NÍVEL OPERACIONAL?
É o setor responsável pela produção, deve preparar a programação da produção. (Controle do Programa).
Compreendo que as informações dentro desses três níveis, devem estar consolidadas, é tão importante quanto entender a dinâmica dessas atividades e é muito importante à consolidação dos três níveis, caso não ocorra, diversos problemas podem ocorrer: - Desperdício de tempo, - Recursos, - Incoerência com as políticas anteriormente estipuladas, - Aumento do custo dos produtos, - Perda de qualidade, - Rapidez, - Flexibilidade e até mesmo, - Confiabilidade.
PASSO: II
QUADRO COMPARATIVO DOS TRÊS NÍVEIS
COMPARATIVOS DOS TRÊS NÍVEIS
Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)
Nível Definição Atividade que Desenvolve Participação no Processo Produtivo
Estratégico Este nível se refere à definição dos objetivos estratégicos do empreendimento, a partir do perfil do cliente. Deve envolver o estabelecimento de estratégicas para atingir os objetivos do empreendimento, como, por exemplo: A definição do prazo da obra, as fontes de financiamento, as parcerias. Estabelece um plano de produção para determinado período (longo prazo) segundo as estimativas de vendas e a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos... (Tubino, 2000). Tem como principal produto o plano mestre da obra, apresentando um horizonte que corresponde a toda tempo de construção.
Tático Neste nível, as principais definições estão relacionadas à seleção e aquisição de recursos que são necessários para atingir os objetivos do empreendimento, bem como a elaboração de um plano geral para a utilização desde recursos; Conforme (Tubino, 2000), consiste em estabelecer um plano mestre de produção (PMP) de produtos finais, detalhando em médio prazo, período a período, a partir de um plano de produção. São definidos os ritmos de produção com os dados de orçamento, o fluxo de despesas, que deve ser compatível com o estudo de viabilidade realizado na fase de planejamento estratégico de empreendimento (Formoso Et Al; 1999).
Operacional Está relacionada à definição detalhada das atividades que serão realizadas, seus recursos e o momento da execução Ballard (2000) foi criador do método de planejamento conhecido como "Last Planner". Basicamente o planejamento é dividido em longo, médio e curto prazo. Conforme (Tubino, 2000), com base no PMP e nos registros de controle de estoques,... A programação da produção estabelece em curto prazo quando e quanto compra fabricar ou montar de cada item necessário à composição dos produtos finais. Tem caráter operacional, pois orienta diretamente a produção. É caracterizado pela distribuição de recursos físicos ás atividades programadas no plano de médio prazo.
PASSO: III
O QUE SÃO GERADOS NOS TRÊS NÍVEIS HIERÁRQUICOS
Os principais produtos que serão gerados ao longo do projeto são:
1. “PLANO ESTRATÉGICO”
• Mapa Estratégico: O conjunto de desafios que o MPDFT terá que tratar no horizonte
...