Planejamento E Controle Da Produção
Pesquisas Acadêmicas: Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: havanacabral • 3/11/2013 • 3.771 Palavras (16 Páginas) • 329 Visualizações
INTRODUÇÃO
A preocupação constante do empresário moderno é de oferecer sempre produtos e serviços com altos índices de qualidade. Ser competitivo é ter qualidade nos produtos e/ou serviços, e bons preços. Conhecer o ambiente interno da empresa e avaliar o que ocorre no ambiente externo é o primeiro passo a ser dado. Desta forma, o empresário poderá visualizar o que pode interferir positiva ou negativamente em seus negócios, e aí sim, passar para a fase mais nobre dentro do conceito da administração de negócios, que é Planejar. A função do Planejamento e Controle da Produção torna-se de suma importância numa empresa que busca a adequação de seus sistemas de produção, de gestão empresarial e logística, frente às mudanças ocorridas em seu setor de negócios e uma vantagem competitiva decorrente das novas exigências do mercado, dos consumidores e clientes.
Níveis de planejamento para área de produção
ETAPA 1 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
O Planejamento, Programação e Controle da Produção
O Planejamento, Programação e Controle da Produção é, segundo ZACCARELLI (1987, p.18), um conjunto de funções que, além de planejar e controlar comanda e coordena a produção. Pode-se dizer, gerencia a produção, pois as funções administrativas estão todas presentes. O PCP pode ser decomposto, segundo ERDMANN (1994), em Planejamento, Programação e Controle. Por planejamento devem-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas, que alimentarão a programação. Constituem-no a criação ou o projeto do produto (o que vai ser produzido), a definição do processo (como e com que recursos vão produzi-lo) e a definição de quantidades (projeção de médio ou longo prazo) a ser produzida. A programação e o controle são funções interdependentes que, valendo-se do planejamento, definem as quantidades a serem produzidas a cada período (curto prazo), as necessidades de materiais, os prazos e as capacidades do sistema de produção requerido, liberam as ordens e executam o controle propriamente dito.
Esta produção pode ser por lote econômico, lote máximo, mínimo, standard e não está ligada à concepção de produção por lote, comum da indústria farmacêutica. Apesar disso, o conceito de produção por lote na indústria farmacêutica está inserido neste contexto.
Aqui temos um pequeno resumo do conceito de cada uma das siglas do PPCP:
P – Planejamento da Produção: Atividades que determinam quais são as quantidades a serem produzidos, os volumes de materiais a serem empregados e os recursos necessários para a produção ao longo de um período que pode abranger meses ou anos;
P – Programação da Produção: Atividades que determinam quais as quantidades a serem produzidos, os volumes disponíveis de materiais a serem empregados e os recursos que serão utilizados para a produção ao longo de um período que pode abranger semanas ou dias;
C – Controle da Produção: Atividades que visam à coleta dos dados reais do processo produtivo com a finalidade de determinar desvios e possibilitar ações preventivas e/ou corretivas. Estes desvios podem ser utilizados para identificar possíveis problemas na produção para uma máquina, ordem de produção, lote ou ainda ser utilizado como um dado consolidado para identificar tendências.
Todas as atividades descritas são suportadas por diversos softwares disponíveis no mercado, sendo que a escolha depende de diversos fatores: Tamanho da empresa – volume de produção, quantidade de produtos, semielaborados, número de filiais e faturamento; Grau de complexidade do processo produtivo – número de etapas de produção e grau de necessidade de detalhamento, documentação e controle dos mesmos; Investimento no software, hardware e infraestrutura – aquisição de um sistema de gerenciamento industrial corretamente dimensionado, de computadores compatíveis com o sistema a ser adquirido e instalação de equipamentos periféricos, cabeamento e pontos de rede caso se opte por uma rede. Aspectos relevantes como solidez do fornecedor de software com diversas instalações, grau de satisfação dos clientes, atualização e assistência permanentes do software e tempo de resposta em caso de solicitações para resolução de problemas devem ser considerados para a aquisição.
PLANEJAMENTO
Por sua vez, o controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. A tarefa do controle é verificar se tudo sendo feito de acordo com o que foi planejado e organizado, conforme as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição. O planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, a última. Ambas as definições apresentadas de planejamento e de controle – são genéricas, mas ilustram muito bem o seu significado. No caso específico da produção, o planejamento e controle da produção (PC) planeja e controla as atividades produtivas da empresa. Se a empresa é produtora de bens ou mercadorias, cuidando das matérias-primas necessárias, da quantidade de mão de obra, das máquinas e dos equipamentos e do estoque de produtos acabados disponíveis no tempo e no espaço, para a área de vendas efetuar as entregas aos clientes. Se a empresa é produtora de serviços, o PPCP planeja e controla a produção desses serviços, cuidando da quantidade de mão de obra necessária, das máquinas e dos equipamentos, dos demais recursos necessários, para oferta dos serviços no tempo e no espaço, a fim de atender a demanda dos clientes e usuários. Partindo dos objetivos da empresa, o PPCP planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, para tirar o melhor proveito possível em termos de eficiência e eficácia.
FINALIDADE E FUNÇÕES DO PPCP
Como já vimos, a finalidade do PPCP é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. Trata-se, portanto, de uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção com o propósito de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia. Para atender a essa dupla finalidade, o PPCP tem de planejar a produção e controlar seu desempenho. De um lado, o PPCP estabelece antecipadamente o que a empresa deverá produzir – e consequentemente o que deverá dispor de matérias- primas e materiais, de pessoas, de máquinas e equipamentos,
...