Planejamento E Controle De Produção
Exames: Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 10201020 • 19/5/2014 • 4.376 Palavras (18 Páginas) • 598 Visualizações
ETAPA 1 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
As organizações empresariais que utilizam processo fabril dependem da organização de suas atividades, para atingir uma meta linear tendo como base a eficiência e a eficácia dentro do seu processo de produção. Sendo assim, a eficiência ocorre quando são utilizados de forma adequada os seus recursos, ou seja, “métodos, normas, procedimentos e programas”, onde a eficiência reside em fazer as coisas corretamente, enquanto a eficácia consiste em fazer as coisas que são importantes.
Conceitos
O Planejamento e Controle de Produção consiste na atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto.
Afirma Michel Lopes que “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”. (LOPES;MICHEL, 2007 apud MOREIRA, 1999) .
O projeto da operação produtiva estabelece a forma física e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que preocupam-se o planejamento e o controle, “gerenciar as ativividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores”. (2007 apud SLACK et al., 1997, ). Apesar disso, planejamento e controle são diferentes.
Afirmam alguns autores que um plano não garante que aquilo vá acontecer como o esquematizado, pois muitas variáveis estão envolvidas na sua realização. É aí que entra o controle que segundo Slack et al. (1997, p. 321) “ é o processo de lidar com essas variáveis”. Afirmam ainda que “planejamento e controle é o processo de conciliar demanda e fornecimento”. (2007 apud SLACK et al., 1997, ).
De acordo comZACCARELLI (1987, p.18),o planejamento e controle de produção é um conjunto de funções que, além de planejar e controlar, comanda e coordena a produção, ou seja, gerencia a produção, pois as funções administrativas estão todas presentes.
O PCP pode ser decomposto, segundo ERDMANN (1994), em Planejamento,Programação e Controle. Entende-se por planejamento aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas, que alimentarão a programação. Constituem-no a criação ou o projeto do produto (o que vai ser produzido), a definição do processo (como e com que recursos vamos produzi-lo) e a definição de quantidades (projeção de médio ou longo prazo) a ser produzida.
Já a programação e o controle são funções interdependentes que definem as quantidades a serem produzidas a cada período (curto prazo), as necessidades de materiais, os prazos e as capacidades do sistema de produção requeridos, liberam as ordens e executam o controle propriamente dito. (ZACCARELLI (1987, p.18),
Planejamento e Controle de Produção (PCP): É o setor que permite a ininterrupção dos processos produtivos na indústria. Existe para controlar a atividade de decidir sobre a melhor utilização dos recursos de produção, garantindo, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos.
Pode-se dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:
1° O que produzir?
2° Quanto produzir?
3° Onde produzir?
4° Como produzir?
5° Quando produzir?
6° Com o que produzir?
7° Com quem produzir?
A partir daí, o PCP irá criar um documento denominado plano mestre de produção (PMP), que é a diretriz de produção. Trata-se do conjunto de atividades da administração da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização (materiais, máquinas, equipamentos e pessoas) para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes.
O departamento de PCP dedica-se, geralmente, as atividades mais operacionais. A gerência de produção toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, etc. Este processo, atualmente denominado Planejamento de Operações e Vendas (POV), envolve especialmente as áreas de Vendas e Financeiro.
Previsão da demanda: os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda ajudam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários. A previsão de demanda assume um papel importante quando a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.
Programação mestra da produção (PMP):é a operacionalização dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período. Nessa etapa, tem-se uma definição mais precisa dos itens e quantidades de produção e estoques.
Planejamento da capacidade de produção:acontece a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, onde determina-se a necessidade de adequação da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.
Planejamento agregado da produção (PAP):tende a determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. Neste plano estão as decisões de volumes de produção e estoque mensais, contratação (ou demissão) de pessoas, uso de horas-extras e subcontratação, contratos de fornecimento e serviços logísticos.
Programação detalhada da produção (PDP): Define como a fábrica irá operar no seu dia a dia. As atividades que envolvem a programação da produção são: administração de materiais (planeja e controla os estoques, define o tamanho dos lotes, a forma de reposição da matéria-prima e os estoques de segurança. ), sequenciamento das ordens de produção (é a determinação da sequência de execução das operações de produção nas máquinas, visando minimizar atrasos, ociosidades e estoques em processo. ), emissão e liberação de ordens (implementa o programa de produção emitindo a documentação necessária para o inicio das operações e liberando-a quando os recursos estiverem disponíveis. )
Controle da produção: é a última etapa do PCP que
...