Planejamento E Controle De Produção
Exames: Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eskarlate • 18/3/2015 • 2.243 Palavras (9 Páginas) • 103 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
6° SEMESTRE
Planejamento e Controle de Produção
PROFESSOR-TUTOR EAD GIANAMARA
POLO DE HORTOLÂNDIA/SP
2014
SUMÁRIO
Introdução........................................................................................................................03Planejamento e Controle da Produção.............................................................................04
Programação da Produção...............................................................................................06
Controle da Produção .....................................................................................................07
Conclusão........................................................................................................................11
Bibliografia......................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Desenvolvi está ATPS, para a aplicação dos conhecimentos abordados na matéria Planejamento, Programação e Controle de Produção, valorizando sempre a eficiência e eficácia em produzir produtos ou serviços, destacando a importância da integração entre todas as áreas de uma empresa.
O planejamento e o controle de produção garantem a segurança no cumprimento dos objetivos traçados para a empresa, sendo de grande importância na sobrevivência da mesma no mundo competitivo na qual estão inseridas.
1. PLANEJAMENTO CONTROLE DA PRODUÇÃO
É a atividade administrativa que define a melhor forma de empregar os recursos da produção a fim de atingir as metas e objetiva pré-estabelecidos. Para que isso ocorra, o PCP deve após o planejamento, controlar e se necessário, corrigir o processo produtivo em todas as suas etapas.
Segundo Chiavenato o planejamento é função administrativa que determina de modo antecipado quais os objetivos à serem atingidos e como atingi-los da melhor maneira possível.
O planejamento visa sempre o futuro, quando não se tem planejamento, a empresa fica em meio ao caos e não sabe onde está, como está e muito menos, onde quer chegar.
Já o controle, é a função administrativa que tem a responsabilidade de mensurar e corrigir o desempenho, para que as atividades sejam executas da melhor maneira possível e os objetivos alcançados.
Os autores citados na introdução são unânimes no conceito de PCP, inclusive também em afirmar que o planejamento deve definir de maneira clara os objetivos e metas à serem alcançados e o controle identificar falhas e desvios no processo produtivo, corrigi-los e evitar sua repetição.
Quando se fala em PCP, logo vem em mente a palavra produção. Há sim PCP em empresas de produção de bens e mercadorias, porém também há PCP em empresas de prestação de serviços. Nestas o PCP planeja o número de máquinas necessárias para o trabalho, assim como, a quantidade de mão-de-obra necessária para a execução do serviço. O PCP é o setor da empresa que detém o maior número de informações sobre a cadeia produtiva e também é o setor que mais se relaciona com os demais departamentos ou seções da empresa. Essa relação se dá porque o PCP visa empregar de modo produtivo os recursos materiais, humanos e financeiros da empresa. As principais inter-relações do PCP com as demais áreas são:
Engenharia Industrial: O PCP faz a programação de máquinas e equipamentos e baseia-se em boletins ou relatórios fornecidos pela engenharia industrial para dar sequência na produção. A engenharia fica com a parte da parada das máquinas e equipamentos para manutenção e limpeza dos mesmos.
Compras e Suprimentos: O PCP programa a quantidade e as matérias à serem obtidos no mercado. Já o departamento de Compras e Suprimentos, negocia os valores das mercadorias e datas de entrega, baseados na demanda que o PCP informou.
Financeiro: O PCP se baseia nos cálculos fornecidos pelo setor financeiro para estabelecer níveis de estoque de matéria-prima e produtos acabados.
Vendas: O PCP se baseia na previsão de vendas para elaborar o plano de produção da empresa, a fim de suprir a necessidade dos seus clientes. Obviamente planeja os níveis de estoque para a produção. Se houver alterações na previsão de vendas, o PCP revisa do processo com relação ao pedido do cliente e alinha a produção para o novo pedido.
Produção: O PCP planeja e controla todos os passos do processo produtivo. Todas as decisões partem do PCP, é nesta área o PCP atua efetivamente.
Princípios Fundamentais do PCP
A administração lida com fenômenos sociais e humanos e está sujeita à uma enorme variabilidade. Por essa razão a administração baseia-se em princípios e não em leis. Com o PCP não é diferente, vários fatores influenciam a produção, tanto do ambiente interno, como externo, além de fenômenos sociais e humanos. Quando se trata do planejamento da produção, o PCP utiliza princípios fundamentais do planejamento e quando trata do controle da produção, utiliza os princípios fundamentais do controle (Chiavenato, 2004). Os princípios que regem o planejamento são:
Princípio da definição do objetivo: o objetivo deve ser definido de forma clara, objetiva e concisa, para que o planejamento seja adequado, porque este é feito em função do objetivo que se pretende atingir. É finalidade do planejamento, definir como o objetivo será alcançado.
Princípio da flexibilidade do planejamento: o planejamento deve ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar a situações imprevistas, ou seja, para alcançar um objetivo futuro. O planejamento deve sofrer alterações de acordo com o mapa da realidade.
Os princípios que reagem o controle são:
Princípio do objetivo: o controle
...