Planejamento Estrategico
Casos: Planejamento Estrategico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleitinse • 20/3/2014 • 3.666 Palavras (15 Páginas) • 350 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO
Administração de Empresas – Processos Administrativos
ATPS – Etapa 3 e 4
PROF°: WESLEY FERNANDO MISCHIATI BORGES
NOME: RA:
SERTÃOZINHO
2013
Sumário
1. Introdução 3
2.Desenvolvimento 3
2.1 Conceito e a importância da ferramenta Direção nas Organizações 3
2.2 Análise Crítica dos tipos de liderança (auditória, liberal e Democrática) 4
2.3 Características e benefícios da função Controle 5
3. Elaboração do Planejamento estratégico e tático de uma pequena empresa, especializada em telefonia. 6
4. Conclusão 10
Referencias bibliográficas 10
1. Introdução
Devido ao ambiente de mudança em que se encontram as organizações, o administrador tem que estar atento aos acontecimentos externos que podem vir a influenciar o seu futuro, e trazê-los para dentro da empresa. Isto é, administrar estrategicamente sua organização.
Este trabalho tem como principal objetivo destacar a importância dos planejamentos dentro da organização.
O planejamento viabiliza a visão antecipada das ações a serem tomadas ao longo de um processo.
O trabalho contém informações de extrema importância, constitui a elaboração dos planejamentos estratégico e tático de uma pequena empresa de telefonia da região de Ribeirão Preto. A empresa se chama FCAL Telefonia e Comunicações.
2.Desenvolvimento
2.1 Conceito e a importância da ferramenta Direção nas Organizações
As organizações precisam ser organizadas para poder funcionar melhor e produzir melhores resultados.
Organizar significa agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais, definir a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelecer a divisão do trabalho através da diferenciação, definir os níveis de autoridade e de responsabilidade. Uma coisa depende da outra: as organizações precisam ser organizadas para funcionar melhor, e para organizar, deve-se ter uma organização que deva ser estruturada e moldada.
PDCA é um termo inglês formado pelas iniciais das palavras PLANEJAR, FAZER, CHECAR E AGIR. Trata-se do fundamento da gestão pela qualidade total, que pode ser aplicado a qualquer empresa. É a forma mais simples de planejar ações para o futuro e implementar mudanças.
P- Planeje detalhadamente suas atividades, estabeleça metas para tudo o que for realizar, além de como realizar.
D- Faça de acordo com o que foi planejado, pois de nada adianta apenas planejar, coloque o planejamento em prática. Treine e habilite seu pessoal para executar corretamente as tarefas requeridas pelo planejamento.
C- Cheque se o que foi realizado estava de acordo com o planejamento. A checagem necessita de acompanhamento e avaliação, ou seja, criar indicadores de medição e desempenho.
Aja e corrija no caso de a checagem apresentar problemas ou diferenças entre o realizado e o planejado. Descubra porque suas metas não foram atendidas.
O PDCA pode ser utilizado em toda e qualquer situação que demande aprimoramento, seja ele no trabalho, em casa ou até mesmo aprimoramento individual, e por ser assim, tão amplo e tão simples, utilize-o sim em sua empresa, os resultados serão gratificantes e não demorarão a serem percebidos.”
Para se obter sucesso alcançando os objetivos da organização, o administrador define os objetivos da organização, o administrador define os objetivos e planeja quais os recursos devem ser utilizados, determina as atividades a serem realizadas, distribui as atividades, seleciona as pessoas responsáveis a cada tarefa, e depois disso tudo, otimiza todo o processo.
Teoria X, é uma concepção tradicional da administração, essa teoria vê erroneamente o comportamento humano.
Teoria Y, é uma concepção moderna de acordo com a Teoria Comportamental, ela cria oportunidades, incentiva o individuo e proporciona meios para o crescimento profissional de seus funcionários.
Teoria Z, baseiam-se no sistema trabalhista do Japão. São remunerações anuais constituídas de gratificações concedidas duas ou três vezes ao ano.
“Organização é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis segundo algum critério.” (MAXIMIANO, 2000, p.27).
Organizar é dispor os recursos materiais, humanos e tecnológicos de maneira harmônica, de forma que o conjunto formado seja capaz de resultar em eficiência e eficácia, apresentando produtividade e qualidade a baixos custos, mínimo de riscos e esforço humano.
Estrutura organizacional: é a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
Estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.
Segue os componentes da estrutura organizacional com um resumo de sua funcionalidade:
- Sistema de responsabilidade: consiste na departamentalização;
linha e assessoria; especialização do trabalho. A responsabilidade refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem.
- Sistema de autoridade: consiste na amplitude administrativa ou de controle;
...