Planejamento Estrategico
Trabalho Universitário: Planejamento Estrategico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sinesio • 2/6/2014 • 1.652 Palavras (7 Páginas) • 541 Visualizações
O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de
objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as
condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera
premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e
sustentação. Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo
envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam
objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da
estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo,
bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas.
A finalidade do controle é:
Assegurar que os resultados das estratégias, políticas e diretrizes (elaboradas no nível estratégico), dos planos táticos (elaborados no nível intermediário) e dos planos operacionais (elaborados no nível operacional) se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos.
CONTROLE ESTRATÉGICO
O controle estratégico – também denominado controle organizacional – é tratado no nível institucional da empresa e se refere geralmente aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo prazo. Seu conteúdo é geralmente genérico e sintético.
Daí as três características básicas que identificam o controle estratégico da empresa:
1. Nível de decisão: é decidido no nível institucional da empresa. 2. Dimensão de tempo: é orientado para longo prazo. 3. Abrangência: e genérico e abrange a empresa como um todo. É macroabrangente.
O controle estratégico visa a duas finalidades principais:
A. Correção de falhas ou erros existentes: o controle serve para detectar falhas ou erros – seja no planejamento ou na execução – para apontar as medidas corretivas adequadas para sana-las.
B. Prevenção de novas falhas ou erros: ao corrigir as falhas ou erros existentes, o controle aponta os meios necessários para evita-los no futuro.
CONTROLE TÁTICO
O controle tático é exercido ao nível intermediário das empresas, é denominado controle departamental ou controle gerencial. Refere-se aos aspectos menos globais da empresa. Sua dimensão de tempo é o médio prazo. Aborda geralmente cada unidade da empresa – como um departamento ou cada conjunto de recursos tomados isoladamente.
Desenvolver um processo de controle que envolve as quatro fases seguintes:
A. Estabelecimento de padrões. B. Avaliação de resultados. C. Comparação dos resultados com os padrões. D. Ação corretiva quando ocorrem desvios ou variâncias
CONTROLE OPERACIONAL
O controle ao nível operacional, é o subsistema de controle realizado ao nível da execução das operações. Trata-se de uma forma de controle realizada sobre a execução das tarefas e operações desempenhadas pelo pessoal não administrativo da empresa.
FASES DO CONTROLE OPERACIONAL
1. ESTABELECIMENTO DE PADRÕES 2. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO 3. COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO COM O PADRÃO 4. AÇÃO CORRETIVA
Controle Estratégico, Tático e Operacional
Controle é uma função administrativa: é a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva necessária. Assim, o controle é um processo essencialmente regulatório.
Desenho de cargos e tarefas ( Desenho de cargos é o processo de organizar o trabalho através das tarefas que são necessárias para desempenhar um cargo específico )
Desenhar um cargo significa definir quatro condições básicas:
1. O conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante deverá desempenhar (qual é o conteúdo do cargo). 2. Como as tarefas ou atribuições deverão ser desempenhadas (quais são os métodos e processos de trabalho). 3. A quem o ocupante do cargo deverá se reportar (responsabilidade), isto é, quem é seu superior imediato. 4. Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir (autoridade), isto é, quem são os seus subordinados.
Controle da Ação Empresarial
Propicia: mensuração e avaliação dos resultados da ação empresarial a partir do planejamento, organização e direção.
Nenhum plano está completo e acabado até que se tenham elaborado os meios para avaliar seus resultados e consequências. Pressupõe: a existência de objetivos e planos, pois não se pode controlar sem planos que definam o que deve ser feito.
Quanto mais completos, definidos e coordenados forem os planos, e maior o período para o qual foram feitos, mais complexo será o controle.
Controle estratégico
Esse tipo de controle decorre do processo de planejamento estratégico e envolve, primordialmente, as relações da empresa com o ambiente; ele controla o desempenho empresarial como um todo.
Normalmente, esse controle envolve decisões do tipo:
• alteração dos objetivos estabelecidos em função de alterações ambientais, com reflexos em oportunidades ou ameaças para a empresa;
• alteração de estratégias e políticas estabelecidas, porque as ações estão sendo mal conduzidas; e
• revisão do diagnóstico estratégico, para melhor adequação da empresa a seu ambiente.
Controle tático
Nesse caso, os padrões de controle e avaliação são estabelecidos a partir de objetivos setoriais departamentais para avaliar os resultados de cada área e dos sistemas administrativos. Portanto, o foco do controle é o resultado global da área, mediante visão integrada de todas as operações.
Esse controle pode envolver decisões do tipo:
•
...