Planejamento Estratégico Governamental
Pesquisas Acadêmicas: Planejamento Estratégico Governamental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SUARTE • 4/8/2014 • 319 Palavras (2 Páginas) • 319 Visualizações
Respostas das questões da atividade 1, Planejamento Estratégico Governamental
1) Estado Herdado: O planejamento teve freqüentemente um caráter demagógico e manipulador (no período militar) ou foi praticamente “desativado” (no período do neoliberalismo), por não estar preparado para atender as demandas que nossa sociedade cada vez mais complexa hoje lhe coloca.
Estado Necessário: Entendido como um Estado capaz não apenas de atender aquelas demandas, mas de emergir e satisfazer as demandas da maioria da população hoje marginalizada. Um Estado que possa alavancar o atendimento das demandas da maioria da população e projetar o País numa rota que leve a estágios civilizatório superiores.
2) Participando juntamente com a democracia, com a capacidade de gestão pública, pode mos afirmar que esse conjuntos de fatores é capaz de construir um Estado que promova o bem-estar da maioria. O PEG e a democracia aliada as quatros dimensões propostas por O’Domell (2004), qual seja, de eficácia da burocracia, da efetividade do sistema legal, da credibilidade, e da capacidade de atuar como filtro adequado ao interesse geral da população, pode levar à transformação do Estado Necessário no sentido que almeja a sociedade brasileira.
3) O PEG é introduzido a partir de uma postura crítica em relação à “Administração Geral”, derivada da Administração de Empresas e utilizada na conformação dos conteúdos da Administração Pública; os quais marcam aquele contexto e o torna inadequado para a consecução daquele objeto.
4) Administração Pública, o termo administração tem um significado mais amplo, buscando um status “universal” capaz de abarcar todos os âmbitos de atividade humana inclusive o mundo público. No Brasil, atualmente, é utilizado o termo gestão pública para fazer referência às atividades que têm lugar no ambiente público aos conhecimentos que nele são aplicados. Tem sido freqüentemente utilizado no meio acadêmico para fazer referência ao atendimento de demandas sociais: as Políticas Sociais. O PEG se opõe no plano metodológico a essa concepção. E também àquela que entende a Administração Pública como uma derivação ou particularização da “Administração Geral”.
...