Planejamento Estratégico Na Empresa Eliart Materiais De Construção
Artigos Científicos: Planejamento Estratégico Na Empresa Eliart Materiais De Construção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlaelisa • 10/5/2014 • 1.590 Palavras (7 Páginas) • 982 Visualizações
1. PROCESSO DA REALIZAÇÃO DO TRABALHO
O trabalho em questão foi desenvolvido na empresa Eliart Materiais de Construção, situada na Rua Benjamim Gerlach, n° 1407 – Sala 01 e 02 no Bairro Fazenda Santo Antônio na Cidade de São José. Inicialmente foi feito o levantamento das informações disponíveis com o responsável pela empresa, o Senhor Elói. Neste primeiro contato conseguimos identificar a missão da empresa que prioriza a qualidade de seus produtos perante o mercado em que atua além de está orientada as necessidades de seus clientes para com a satisfação dos mesmos. Por conseguinte, obtivemos maiores detalhes de quais necessidades a empresa possui na situação atual. O que ela pretende com sua existência, bem como suas intenções mediante seu negocio.
Para realizarmos este trabalho, foi necessário estruturar uma breve fundamentação teórica, por base de livros científicos foi pesquisado conceitos e como elaborar um planejamento estratégico adequado para que as empresas possam crescer constantemente perante o mercado e seus concorrentes, fidelizando cada vez mais novos clientes.
Em seguida, definimos em conjunto com o proprietário a visão da empresa e os valores que cercam a organização. No entanto, foi questionado para Eliart Materiais de Construção o que considera mais importante em qualquer circunstância. Tendo clara a missão, visão e valores, nos direcionamos para a aplicação da ferramenta de gestão estratégica, a análise SWOT, onde foi possível a melhor visualização de quais pontos deve-se potencializar (pontos fortes), quais necessitam ser trabalhados (pontos fracos), e diante do cenário em que a empresa esta inserida, pode desenvolver uma oportunidade ou ameaça.
Contudo, foi analisado o ambiente interno e externo da organização, sendo assim identificamos os fatores críticos de sucessos com suas respectivas questões estratégicas e assim com suas devidas estratégias e ações, diante seus responsáveis pela ação.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Neste trabalho serão abordados assuntos como: planos, estratégias, planejamento estratégico, missão, visão, valores, fatores críticos de sucesso, análise SWOT, questões estratégicas, e consequentemente será estruturado um planejamento estratégico da empresa Eliart Materiais de Construção LTDA.
Maximiano (2008) define plano como uma direção para chegar numa ação futura, ou seja, para atingir a meta desejada é preciso ter metas para a realização deste plano e ter um controle para atingir o objetivo e a meta desejada. Na sequência, aborda-se o tema estratégia, que significa a maneira de como alcançar seus objetivos, ou encarar algum problema.
O Planejamento Estratégico surgiu na necessidade em criar um sistema para planejar suas ações, desenvolvendo uma visão sistêmica da empresa no ambiente interno e externo, agregando maior eficiência e eficácia à organização.
Segundo Fischmann e Almeida (1991) o planejamento estratégico é uma técnica administrativa que através de uma análise do ambiente de uma empresa, determina suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão, que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa.
No entanto, Maximiano (2008, p. 134) ressalta que “Planejamento estratégico é o processo de estruturar e esclarecer os cursos de ação da empresa e os objetivos que deve alcançar”.
De acordo com Oliveira (2008) as etapas do processo de planejamento estratégico correspondem as seguintes fases: a) diagnóstico estratégico. b) missão da empresa. c) instrumentos prescritivos e quantitativos. d) controle e avaliação.
A primeira fase, diagnóstico ou avaliação da situação estratégica determina como está a instituição que terá aplicação futura do planejamento, ou seja, é a visão da empresa, onde identificam as expectativas e desejos da alta cúpula administrativa na instituição.
“Visão é um conceito operacional muito preciso que procura descrever a auto - imagem da organização: como ela se vê, ou melhor, como ela gostaria de se ver no futuro.” (COSTA, 2003, p. 35).
A segunda fase é a missão da empresa, ou seja, a razão de sua existência. É o papel desempenhado pela instituição em seu negócio. Corresponde onde a empresa atua ou poderá atuar em um futuro relativamente próximo. Muitas organizações preferem usar a palavra negócio, em lugar de missão, pois a definição de um ramo de atuação é mais prática. Uma missão bem definida proporciona aos funcionários um senso comum de oportunidade, direção e realização. De acordo com Maximiano (2008) o negócio da empresa representa o ramo de serviços e produtos em que a empresa trabalha.
A terceira fase é a análise dos instrumentos prescritivos e quantitativos, que proporciona a explicação do que deve ser feito pela empresa para que se direcione ao alcance dos propósitos estabelecidos dentro de sua missão, direcionando para a visão estabelecida, ou seja, o que a empresa quer ser. (OLIVEIRA, 2004).
Nesta fase que devem ser elaborados os projetos e planos de ação, onde são delineados os trabalhos a serem feitos, os resultados esperados e os prazos da execução dos planos.
A última é a fase de controle e avaliação, consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia. Envolve os processos de avaliação de desempenho, comparando com os objetivos, desafios e metas estabelecidas nas fases anteriores e acompanhamento para avaliar a eficiência da ação das correções. O êxito da implantação e execução do planejamento estratégico depende desta fase de controle e avaliação, pois neste processo que se observa a efetividade do planejamento na prática, mostrando que a empresa está chegando aos objetivos traçados no planejamento estratégico. Segundo Certo e Peter (1993, p. 18) “O controle estratégico é um tipo especial de controle organizacional que se concentra na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica para melhorá-lo e assegurar um funcionamento adequado”.
Neste contexto, abordamos ainda a questão da análise do ambiente. Conforme Certo e Peter (1993) é analisado o ambiente interno e externo da organização, ou seja, são identificados os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças para a organização, e com isso a empresa consegue modificar ou continuar o processo organizacional.
3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Declaração
...