Planejamento Pedagogico
Artigo: Planejamento Pedagogico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 28052008 • 18/6/2013 • 2.783 Palavras (12 Páginas) • 392 Visualizações
“Planejar é uma das atividades inerentes às funções do professor que o acompanha ao longo de sua vida profissional como um desafio (…)” Juracy Marques
Didática Teórica
Sendo o planejamento de ensino parte integrante dos programas de Didática, ele deve ser o ponto de partida ou o fechamento. No mesmo, não é abordada a orientação teórica, o tema é reduzido à apresentação de “técnicas de elaboração, execução e controle de planos de ensino, destituídos de qualquer concepção acerca da prática pedagógica em geral”. Maria Rita N. S. Oliveira
Embora haja variação nas orientações para o Planejamento de Ensino, de acordo com as diferentes teorias da educação, a Teoria Tecnológica é a abordagem feita com mais frequência por expressar uma evolução na área, que teria desenvolvido técnicas diferentes das tradicionais, mas eficaz e eficiente, no sentido de orientar a situação do ensino.
O planejamento se dá dentro de diferentes níveis e tipos, mas existe uma unanimidade quando a dois aspectos: o planejamento como previsão metódica a ser desencadeada e a racionalização dos meios para se atingir os fins. Evitando assim, a rotina e a improvisação e contribuindo para a realização dos objetivos, garantindo maior segurança e eficiência na direção do ensino com economia de tempo e energia.
Dentre os três níveis de planejamento, -( planejamento educacional que define a politica educacional do país, planejamento curricular que define os objetivos educacionais no nível de escola e o plano de ensino que traduz esses objetivos em termos mais concretos visando a ação do professor em sala de aula)-, os cursos de Didática concentram sua atenção sobre o plano de ensino, de competência do professor, onde suas características básicas são: unidade, continuidade, flexibilidade, precisão/clareza, objetividade/realismo e adequação ao nível do aluno.
O conhecimento da realidade do público-alvo é essencial antes de formular objetivos para o planejamento, sendo que, objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino, recursos de ensinos (materiais humanos, físicos) e avaliação são componentes básicos para o mesmo.
No que se refere a tipos de plano de ensino, encontramos o plano de curso que envolve a previsão de todas as atividades que serão desenvolvidas durante um determinado período de tempo (bimestre, semestre ou ano), o plano de unidade que é uma especificação maior das unidades que compõe o plano de curso e o plano de aula que é a concretização dos dois níveis anteriores no dia-a-dia da sala de aula.
Didática Prática
Na didática prática o planejamento aparece como um recurso fundamental para o desenvolvimento eficiente do processo de ensino, tendo uma previsão de atividades a serem desenvolvidas visando o alcance dos objetivos propostos. Utiliza-se uma visão abstrata, considerada coerente, onde, professores e alunos não são contextualizados como sujeitos de um processo histórico numa sociedade concreta, conflitiva e contraditória. Assim, a prática dos professores nos pressupostos teóricos são negados.
No cotidiano escolar o ato de planejar tem se constituído uma tarefa burocrática, muitas vezes apenas um documento a mais, pois, ao professor é dada a tarefa somente de executar o que foi planejado pela coordenação, que também fiscaliza e controla o processo de ensino mesmo distante da realidade do realidade do aluno. Divisão esta não considerada dentro da organização de trabalho da escola segundo os pressupostos da Didática Teórica.
“Se quem esta agindo não precisa se preocupar em pensar a ação, se reduz bastante a possibilidade de descobrir erros antes que seja tarde demais…” Id. Ibid., pag. 21
Dentro da Teoria Tecnológica, predomina a racionalização dos meios para obter maior produtividade em menor tempo, onde o planejamento passa a ser o centro do processo, sendo feito por um pequeno grupo de programadores. Desta forma, muitas vezes na prática ocorre que, o professor registra as atividades no plano oficial, desenvolvendo outra atividade prevista no seu plano real.
Quando autores esquecem de considerar professores e alunos como indivíduos situados num contexto social se dá então: a diferença, a distância entre o que se trabalha no nível de Didática Teórica e o que realmente ocorre na Didática Prática.
Procedimentos de ensino
São atividades, métodos, técnicas e modalidades de ensino selecionados com o propósito de facilitar a aprendizagem. Ou seja, são modos de organizar as experiências de aprendizagem, durante as aulas.
Os procedimentos de ensino podem ser caracterizados segundo três grandes estilos:
• Ensino individualizado que é o ensino onde o professor verifica os pré-requisitos do aluno e leva em consideração seu ritmo, necessidades individuais, maneira de ser, pensar, agir e só então lhe indica as tarefas a executar.
• O ensino socializante introduz o indivíduo na vida social através de atividades como jogral, jogos didáticos, excursões, passeios, teatros e etc., já que nós vivemos num mundo socializado.
• O ensino socioindividualizado ocupa uma posição mediadora, como as técnicas de projetos e estudo dirigido.
Procedimentos também se constituem pelo registro da execução de desempenhos a serem observados pelo professor e/ou aluno, mediante os demais elementos indicados no planejamento.
Procura-se registrar principalmente técnicas de ensino que dispensem o uso de materiais, permitindo ao professor mesmo em ambientes educacionais precários quanto a recursos de ensino a atingir de forma prática, agradável, dinâmica, organizada e integrada, aprendizagens significativas.
Métodos de ensino
Método significa caminho para algo, uma ação encaminhada a um fim, um meio para conseguir um objetivo determinado.
Os objetivos educacionais sempre estarão sujeitos a determinados métodos. Eles visam a formação integral do educando e dão unidade a toda a ação docente. Pois os objetivos são amplos e conquistados a longo prazo e que outros métodos terão de ser utilizados de acordo com a diversidade das funções humanas.
Do ponto de vista histórico, constatamos três momentos fundamentais no desenvolvimento do método, os quais de maneira geral se dividem também em três grande grupos:
• O puramente verbal, baseado no uso das palavras, métodos didáticos orais;
• Intuitivo, baseado na visão das coisas, método intuitivo; e o
•
...