Planejamento da ação empresarial
Tese: Planejamento da ação empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leillacosta • 12/9/2013 • Tese • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 333 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem como principal objetivo abordar a importância e conceito do Planejamento Empresarial, apresentando as diferenças e conceitos de Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional, também abordaremos um pouco sobre a importância da Organização Empresarial, e a Direção da ação Empresarial.
Sobre o ponto de vista, administrar significa tornar viável, escolher opções definir entre várias alternativas, o melhor custo da ação.
A importância do Planejamento nas atividades do Administrador que deseja obter sucesso empresarial. Na antiguidade, onde o homem era nômade, não existia planejamento nenhum, prevalecia apenas o instinto de sobrevivência, o homem não plantava, e nem criava animais, somente existia devido às caças e pescas e quando os alimentos findavam-se, migravam para outros lugares.
Com o passar do tempo, o homem descobriu a agricultura, criando-se assim uma das primeiras formas de planejamento, pois tinha que calcular o quanto seria necessário plantar para poder sustentar toda a tribo, e também em quanto tempo levaria para começar a colher, com isso precisou planejar o estoque necessário, quanto tempo poderia ficar estocado a colheita, e formas de ganhar mais alimentos.
Levando em consideração os textos do Livro PLT e artigos relacionados da internet , podemos concluir que o planejamento é de suma importância em nossas vidas e principalmente nas empresas, para que possamos alcançar o sucesso sem cometer erros que estaríamos mais vulneráveis sem a utilização e aplicação do mesmo.
Etapa 1
Planejamento da ação empresarial
O que é planejamento?
Segundo Silva (2003.p.30)
“Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve trazer e quais metas devem ser atingidas”.
De acordo com Fayol (2007.p-220) descreveu como planejamento uma auditoria estratégica rudimentar, que avalia as capacidades e as forças existentes, e sonda o ambiente para atingir pendências futuras.
O planejamento é um processo continuo e dinâmico que consiste em grupo de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro. Essas ações devem ser identificadas para assim ser realizadas de forma adequadas, onde devem ser considerados aspectos como prazo, custos, qualidade, segurança entre outros. Um planejamento bem realizado oferece várias vantagens a equipe.
O planejamento é a constante busca por um ponto único e inovador. Planejar é usar a intuição e criatividade, para transformar informação em idéia.
Enfim, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.
Temos três tipos de planejamento: Planejamento Estratégico, Tático e operacional.
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é realizado no nível institucional da empresa, ou seja, no ponto mais alto da hierarquia. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão voltados para tarefa primária, que é o de se relacionar com o mercado e com isso se deparar com incertezas geradas por elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente tarefa da empresa e do ambiente geral.
Para o planejamento estratégico é necessário haver uma boa intuição pois é projetado a longo prazo onde não tem dados ou informações sobre ele.
O planejamento estratégico não é a soma do planejamento tático e operacional, é um conjunto de decisões que afetam ou devem afetar a empresa por longos períodos.
Planejamento Tático
O planejamento tático refere-se ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível operacional de departamentos de negócio da empresa. Este planejamento é elaborado por gerentes ou executivos, tendo como base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso. O planejamento é um processo de continuo e permanente onde não se esgota, é voltado para o futuro. O planejamento é sistêmico pois considera a empresa como um todo, devendo ser flexível para assim aceitar correções, modificações e alterações, permitindo a coordenação de várias atividades no sentido da realização dos objetivos.
Planejamento Operacional
Este planejamento preocupa-se com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas, referem-se as tarefas realizadas no dia-a-dia no nível operacional focalizando a otimização dos resultados. Por meio deste planejamento os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional.
O planejamento operacional se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece as tarefas e pelo caráter imediatista que foca apenas a curto prazo, cuida para que executem as tarefas de acordo com o procedimento estabelecido pela empresa, se preocupa com a eficiência e a eficácia.
Etapa 2
Fizemos arrecadação de fraldas para doar as instituições Lar Mãos Pequenas e Céu Azul. Cada grupo colaborou com dois pacotes de Fraldas.
Etapa 3
Direção da Ação Empresarial
A direção constitui a terceira função administrativa, após definir o planejamento e estabelecer a organização, o que devemos fazer é dar andamento as coisas fazendo com que elas aconteçam, esta é a função da direção que é acionar, dinamizar e faze-la funcionar. A direção está relacionada à ação.
A direção é a função administrativa que se refere as relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. Para o planejamento é a organização ser eficazes, precisam ser complementadas pela orientação a serem dadas as pessoas por intermédio da comunicação e habilidade de liderança e de motivação. Enfim para dirigir os subordinados, o administrador em qualquer nível da organização ele precisa se comunicar, liderar e motivar as pessoas.
A direção da ação empresarial deverá limitar-se apenas a condução
...