Planejamento e seu significado administrativo para as empresas
Projeto de pesquisa: Planejamento e seu significado administrativo para as empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evertonmorgato • 14/9/2014 • Projeto de pesquisa • 947 Palavras (4 Páginas) • 300 Visualizações
Introdução
Objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre o Planejamento e sua importância administrativa para as empresas. Primeiramente iremos entender o que é planejar e também descobrir que planejamento é uma ferramenta da administração, e como tal, o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas. É um conjunto de processos, missão, diretrizes e ações a ser elaborado, implantado, desenvolvido, implementado e gerenciado, em pro de um objetivo distinto pré-estabelecido. Sendo que, divide-se em três principais níveis: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. Onde veremos resumidamente cada um deles. O planejamento estratégico é o processo que realmente mobiliza as pessoas e a empresa para construir e escolher que tipo de futuro deseja. Exigindo que sejam levados em consideração quatro componentes fundamentais de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa. O planejamento tático envolve um horizonte de tempo intermediário, geralmente um ano ou menos. E o planejamento operacional é considerado a tomada de decisão de curto prazo, normalmente feita em horas, dias ou semanas. Neste último tipo, normalmente encontramos dados muito acurados e precisos, e seus métodos devem ser capazes de manipular um grande volume de dados.
Passo 1
Segundo Charles Darwin, planejar é conhecer e entender o contexto, o que se quer e como atingir os objetivos propostos, a fim de prevenir, calcular os riscos e minimizá-los; é preparar-se taticamente e ousar as metas propostas a fim de superá-las de maneira contínua e constante. Planejar não é só vislumbrar o futuro, mas também é uma forma de assegurar a sobrevivência e a continuidade dos negócios. Isso ocorre à medida que se formalizam programas e procedimentos que capacitam os profissionais a atuarem de modo consciente e consequente nas eventualidades que se apresentam no cotidiano das organizações. De forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo. Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação. Na verdade, é a função administrativa que determina a antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos, e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível, onde é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos.
Segundo Francisco Lacombe, planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado. Ele engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa.
Segundo Chiavenato, há três níveis distintos de planejamento: Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.
Planejamento Estratégico é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente. Relaciona-se aos objetivos de longo prazo e com maneiras e ações para alcançá-los, que afetam a empresa como um todo. Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10,15 ou 20 anos, dependendo dos investimentos de longíssimo prazo de empresas de capital intensivo.Esta voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como um todo. Planejamento Tático é relacionado a objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa. Planejamento Operacional é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. É projetado para curto prazo, envolve cada tarefa isoladamente e é voltado para a eficiência na execução das tarefas ou das atividades.
Passo 2
Após analisar com o grupo os artigos : “Veja o futuro antes dos outros” - Por Roberto Shinyashiki e “O Desafio do Administrador do Futuro” - Paulo Barreto dos Santos e confrontarmos com o texto pesquisando nas bibliografias de Chiavenato e Lacombe entendemos que o administrador
...