Plano De Investimento
Pesquisas Acadêmicas: Plano De Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mvcl0603 • 2/4/2014 • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 319 Visualizações
Ambiente Econômico Global
Prof. Sandro Maskio
Este documento contém alguns apontamentos dos diversos tópicos que serão abordados ao longo do curso. Estes apontamentos deverão ser úteis na orientação dos estudos dos alunos, incluindo as principais explicações de cada tópico, figuras, gráficos, tabelas e dados estatísticos quando necessários.
Entretanto cabe ressaltar que o mesmo, em hipótese nenhuma, substitui as aulas, o livro texto indicado, ou os textos disponibilizados. A soma de todos estes recursos e materiais é adotada para ampliar os mecanismos de aprendizado.
AMBIENTE ECONÔMICO GLOBAL
Prof. Sandro Maskio
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Conceito e Objeto de Estudo da Economia: enfoque Macro e Micro
Escassez e Escolha: desafio aos agentes econômicos - questões fundamentais
Curva das Possibilidades de Produção - escolhas possíveis
O ambiente Macroeconômico: composição do sistema e a geração do PIB
Consumo: A importância do Mercado Interno e seus determinantes
Importância do Crédito, e o risco da inflação.
Investimento: Expansão da capacidade de Oferta na economia
Importância dos mecanismos de financiamento, e os entraves do investimento no Brasil.
Presença do Governo na economia - Política Econômica
Política Fiscal
Política Monetária
Política de Rendas
1. Alguns aspectos do conhecimento econômico
Tudo começou pela necessidade que as pessoas têm de possuir bens (de qualquer tipo) para suprir suas necessidades (ilimitadas).
Com o tempo, diante da busca para suprir suas necessidades, uns ficaram com muito (excedente) e outros ficaram com pouco (escassez).
Assim, as primeiras relações de troca estabeleceram-se entre indivíduos que detinham algum recurso em excesso, e que precisava de um outro recurso que para ele era escasso.
ECONOMIA!! Estima-se que este termo tenha sido utilizado pela primeira vez por Xenofonte (pensador grego), no século IV a.C.
Oikonomia Oiko + Nomus
Oiko, casa / lar; Nomus, regras / leis.
Ou seja, “forma de administração da riqueza doméstica”.
Dentre as várias definições que encontramos para a Ciência Econômica, podemos citar:
A Ciência Econômica é o estudo da maneira pela qual os indivíduos de uma sociedade decidem empregar seus recursos produtivos escassos para produzir bens e serviços, de modo a distribuí-lo entre as diversas pessoas e grupos sociais, no presente e no futuro, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Recursos Escassos X Necessidades Ilimitadas
busca do
Bem Estar Social
Dentre os fundamentos da Ciência Econômica, é necessário entender que:
- Ela é uma ciência social, pois não tem forma quantitativamente, não é possível prever a reação seguinte, não há relação exata, pois lida com o comportamento das pessoas.
- É uma ciência interdisciplinar, dada a sua relação com outras disciplinas, dada a multiplicidade dos problemas econômicos e a diversidade de causas e efeitos. (direito, sociologia, psicologia, geografia, história, matemática, política, etc.)
1.1 Os fundamentos dos problemas econômicos
Os fundamentos dos problemas econômicos decorrem das necessidades serem ilimitadas e dos recursos econômicos serem escassos.
Necessidades, entendida aqui como qualquer manifestação de desejo que envolva a escolha de um bem econômico capaz de contribuir para a sua sobrevivência ou para a realização social do indivíduo.
Estes bens (de qualquer tipo) são demandados por serem considerados úteis, ou seja, por terem a capacidade de satisfazer a necessidade humana.
Os BENS podem ser classificados primeiramente em:
bens livres: sua principal característica é existir em abundância, não requerendo trabalho para serem obtidos e tão pouco possíveis de serem avaliados monetariamente. (Ex.: ar, luz do sol, água do mar, etc.);
bens econômicos: tem como característica serem escassos, ou relativamente escassos, necessitando de trabalho para serem adquiridos, tornando possível sua avaliação monetária.
Quanto a sua finalidade, utilização, podem ser divididos em:
bens de consumo: são aqueles destinado a uso, satisfação de uma necessidade, pessoal (camisa, alimento, carro, etc.)
bens de produção (de capital): são bens econômicos destinados à produção de outros bens, que podem ser bens de consumo ou também de produção.
Quanto ao tempo de vida útil, podem ser classificados em:
bens duráveis: estes tem um tempo longo de vida útil, permitindo a sua utilização ao longo do tempo.
bens
...