Portfolio Individual 1 Semestre Unopar
Artigo: Portfolio Individual 1 Semestre Unopar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulo_matheus • 5/11/2014 • 755 Palavras (4 Páginas) • 686 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A vida Frenética dos Executivos 4
2.2 Psicologia Organizacional nas grandes empresas 5
2.3 Cultura Organizacional nas grandes empresas 5
4 CONCLUSÃO 6
Bibliografia 7
Introdução
Neste trabalho, irei apresentar uma discussão sobre o estresse na vida dos executivos do alto poder, baseado no texto ‘’ A Angústia da Vida Executiva’’ pesquisa feita pelas repórteres ALINE RIBEIRO, ANA SANTA CRUZ E CRYSTIANE SILVA, da revista Época Negócios.
Conceituando a pesquisa com funções dos gestores de recursos humanos, usando das ferramentas: Psicologia Organizacional e gestão de pessoas, e da Cultura Organizacional.
Grandes executivos, homens de sucesso profissional, que acabam caindo na armadilha de que sucesso trás felicidade. Homens que são vitoriosos na vida profissional e derrotados na vida pessoal e familiar.
Destacarei os conflitos, as lutas, o estresse, a infelicidade e a falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Mostrarei que ainda existe escravidão, escravidão imposta pelo sucesso.
Desenvolvimento
2.1 A vida Frenética dos Executivos:
Escravos do sucesso são nisso que os grandes executivos se tornaram nos dias atuais. Na frenética busca pelo poder, eles acabam se acarretando de muitas responsabilidades, de um grande desgaste e tornam-se infelizes na vida pessoal.
O século atual interage com uma extrema globalização, ela que unificou o comércio mundial. As grandes organizações se veem obrigadas a competir, criando uma competição desvairada por poder e lucros. Organizações que impõem sobre os seus colaboradores uma sobrecarga implacável e exigindo ao extremo de sua capacidade.
Os executivos se encontram em longas jornadas de trabalho, passando em muitas vezes de 14 horas de trabalho dia, como por exemplo, o grande executivo Cledorvino Belino, Diretor da fábrica de automóveis Fiat, no Brasil em Betim (MG). Em meio a essa guerra de grandes multinacionais, os executivos vivem com a falta de confiança com quem trabalha do seu lado, as muitas horas de trabalho, as várias exigências impostas pelas empresas, às responsabilidades de chefiar e administrar não só pessoas como acordos comerciais entre outros, e as metas que são praticamente uma obrigação, trouxeram a esses homens do elevado poder hierárquico muito sucesso, porém uma infelicidade e muitas vezes fracasso na vida pessoal e familiar.
Homens que se encontram na maioria das vezes estressados, passam a transmitir esse sentimento para os seus chefiados. Esse desgaste trás um clima organizacional pesado, onde pode prejudicar a produtividade e a boa relação entre os colaboradores. As muitas cobranças afetam tanto a saúde física como emocional.
2.2 Psicologia Organizacional nas grandes empresas:
Em meio a tantos conflitos e dilemas, o gestor de recursos humanos terá que implicar a empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro, assim buscando entender oque ele sente e passa.
Terá que efetuar pesquisas relacionadas aos sentimentos e a satisfação com o trabalho que o colaborador executa. Será necessário implicar novas contratações, assim diminuindo o acarretamento de responsabilidades sobre um indivíduo, efetuar palestras para auxiliar os colaboradores em inúmeras ocasiões do dia a dia. Trazer um clima organizacional que contribua para uma boa produtividade e convivência, através da valorização da mão de obra.
2.3
...