Portfólio Gestão Educacional
Artigo: Portfólio Gestão Educacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ana46 • 6/4/2013 • 2.487 Palavras (10 Páginas) • 3.492 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
Este relatório tem por finalidade fazer um estudo de gestão em uma escola de Educação Infantil
Tendo como objetivo observar e coletar informações sobre a função do diretor no ambiente escolar levando os acadêmicos a uma maior integração do conhecimento do processo da gestão escolar, dando-lhes condições de olhar, refletir e registrar a compreensão das relações que se dá em todo o ambiente escolar.
Sabe-se que para ter qualidade de ensino é necessária a implantação de equipe no trabalho de gestão escolar, estabelecendo uma parceria de trabalho entre professores, pais e alunos. O trabalho em equipe contribui para a melhoria da gestão escolar, pois as tarefas não ficam apenas sob a responsabilidade da direção da escola: pais, alunos, professores e funcionários são colaboradores, contribuindo para o melhor funcionamento do processo de gestão. Isto se caracteriza como Gestão Democrática.
E para que a Gestão seja Democrática, é importante que o gestor e sua equipe procurem firmar parcerias com diferentes segmentos, pois eles serão fundamentais para alcançar seus objetivos, melhorando o atendimento à população. Sendo assim, é bom que o gestor tenha em mente que tentar solucionar ou decidir tudo sozinho é sempre um grande risco. A possibilidade de erro tende a ser maior do que quando se dispõe a ouvir os demais colaboradores e distribuir tarefas e responsabilidades.
Então, cabe ao diretor a função de organizar toda a escola, orientando pedagogos, alunos e demais funcionários, é necessário também que assuma a responsabilidade de criar meios, para que a escola funcione, a partir do trabalho coletivo, garantindo o bom funcionamento.
Portanto, cabe ao diretor assumir seu papel democrático.
Ao observarmos a Escola de Municipal Mestre Waldemiro, situada na cidade do Rio de Janeiro - RJ, tivemos o conhecimento que os alunos que ali frequentam, pertencem a comunidades carentes e são de classes menos favorecidas. A maioria dos familiares está desempregada e algumas mães trabalham fora e as crianças vêm em Kombi escolar e algumas muito pequenas são trazidas por seu irmãos maiores que tem pouco mais de 8 anos e se deslocam sozinhas para a escola, ficando expostas aos perigos nas ruas.
A faixa etária dos alunos é de 4 a 6 anos, sendo distribuídos em turmas de Jardim I, II e Pré.
A escola baseia-se em realizar atividades lúdicas, livres e dirigidas como: jogos, brincadeiras, músicas, cantos, teatros, danças, recreação e uma grande área com árvores, campo e um playground para os menores, oferecendo mais lazer às crianças.
Constatou-se que para que esta escola seja uma escola de qualidade, os professores, direção da escola, serventes e merendeiras trabalham em harmonia, coletivamente e democraticamente.
Administrar democraticamente o espaço escolar é uma atividade que exige comprometimento com o fazer educacional. Assim sendo, a dimensão política da gestão escolar é a ação de conduzir um projeto pedagógico comprometido com a formação do cidadão. O gestor escolar deve conhecer as atribuições ou responsabilidades que correspondem aos cargos e às funções que os servidores desempenham na escola, para poder conferir as diferentes tarefas a serem cumpridas pelos grupos e equipes de trabalho sob sua coordenação.
A gestão democrática, conduzida e coordenada pelo gestor, é sustentada por um projeto pedagógico, elaborado e executado por todos os envolvidos na comunidade escolar. Esse processo deve fundamentar-se nos princípios que garantam igualdade e participação, de forma a incentivar e assegurar a mobilização, a participação de todos e de cada um dos envolvidos, para possibilitar a expressão de suas ideias e sua discussão, consideradas no momento da decisão coletiva.
Nos dias em que estivemos na escola observando, percebemos que tudo o que foi citado acima esta em concordância nesta escola. A diretora tem como função:
• Organizar as atividades escolares no inicio letivo;
• Elaborar o plano da escola juntamente com os professores;
• Buscar informações necessárias junto aos órgãos superiores referentes às normas e regulamentos do ano letivo;
• Prestar orientação aos planejamentos a serem desenvolvidos pelos professores;
• Coordenar os trabalhos de limpeza e preparação do ambiente escolar;
• Acompanhar e orientar o aluno sobre a importância de sua frequência na escola;
• Orientar e acompanhar o preparo e a distribuição da merenda escolar;
• Coordenar, acompanhar e avaliar a execução do PPP da escola a garantir seu cumprimento;
• Administrar o patrimônio escolar em conformidade com a lei vigente;
• Eleições da associação de pais e professores, integrando a escola e comunidade;
• Planejar e organizar reuniões de pais;
• Participar e representar a escola em atividades que se fizerem necessário;
• Organizar e participar da comunidade escolar na construção do plano político e pedagógico;
• Prestação de contas dos gastos para associação de pais e professores;
• Ser receptivo a qualquer situação que se fizer necessário sobre a organização e funcionamento da escola e atendimento dos visitantes;
• Zelar pela boa aparência da unidade escolar;
• Oportunizar a integração do corpo docente e demais funcionários;
• Promover a articulação entre escola, família e comunidade;
• Comunicar ao conselho tutelar os casos de maus tratos às crianças;
• Promover encontros e reuniões pedagógicos.
A diretora executa sua função comprometida com a democracia da educação e a socialização do saber, pelo bom andamento do processo pedagógico e administrativo da escola, proporcionando um ambiente de harmonioso e alegre.
O gestor escolar democrático faz com que as pessoas gostem de assumir desafios; resistam aos obstáculos, não percam seu foco e, realmente, saibam o que poderão alcançar com seu trabalho. Um gestor, que trabalha com equipes
...