Portifolio serviço social
Por: jujufcp • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.499 Palavras (6 Páginas) • 142 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERENCIA..............................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste em colocarmos em prática os conhecimentos adquiridos através do estudo das várias disciplinas ao longo do curso, faremos uma relação crítica criativa relacionando o contexto pesquisado e o dever profissional do assistente social.
A pesquisa cientifica sendo importantíssima para o Serviço Social é uma ferramenta de analise e compreensão da questão abordada, nos permitindo esclarecer e avaliar a mesma, traçar objetivos, metodologias, colher dados, enfim, um infinito contexto para enriquecimento da formação e atuação profissional.
Abordaremos o que é Estatística e Indicadores Sociais, assim como o que é Comunicação Popular e Comunicação Comunitária e a importância disso tudo para o Serviço Social.
2 DESENVOLVIMENTO
Considerando o contexto do artigo cujo tema se refere a Indicadores sociais: um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão, concluímos que as autoras utilizaram como metodologia para construção do texto a pesquisa de campo qualitativa, de analise teórico-empírico, ou seja, com fundamentos concretos da realidade social, por meio de entrevista focalizada não estruturada, utilizaram as variáveis quantitativas e qualitativas e também a pesquisa bibliográfica, cientifica, utilizando a tecnologia da informação quase que indispensável nos dias atuais, as mesmas tinham o objetivo de identificar se os assistentes sociais do município de Presidente Prudente, SP, utilizam os indicadores sociais no processo de gestão na medida em que são de fundamental importância para atuação dos mesmos.
Levando em conta os conceitos e definições sobre o que é estatística e indicadores sociais, observaremos o real motivo da pesquisa abordada no artigo e a construção deste trabalho para aquisição de mais conhecimento e esclarecermos a importância dessas ferramentas para atuação do assistente social.
Segundo Triola (1999) estatística é uma coleção de métodos para planejar, experimentos, obter e organizar dados, analisa-los, resumi-los, interpreta-los e deles extrair conclusões e pode ser usada em qualquer campo do conhecimento humano.
A palavra “estatística” designa tanto a ciência que trata da coleta, analise, comparação e interpretação de dados numéricos, quanto as técnicas e métodos usados para tal captação, bem como seus resultados. (HOUAISS, 2009; IDICIONÁRIO..., 2009).
Já os indicadores sociais apresentam um conteúdo informacional, um valor contextual baseado em uma Teoria Social, não trata de uma simples junção de dados e sim da contextualização e interpretação dos conceitos operacionalizados. (JANNUZZI, 2004).
É um pouco confuso diferenciar o conceito entre estatística e indicador social, no entanto são diferentes na medida em que os dados estatísticos são úteis para construção dos indicadores, é matéria prima para estruturar um indicador.
Estamos fazendo essa breve definição para entendermos o que as autoras do artigo aqui mencionado concluíram ao entrevistar alguns profissionais de Serviço Social, que tiveram uma grande dificuldade em conceituar o que é indicador social enquanto outros tiveram bastante conforto para falar sobre o assunto.
Os indicadores sociais tem sido importantíssimos para analise e implantação de projetos sociais e políticas públicas, no entanto não tem sido utilizados frequentemente, comprometendo assim a eficiência, a eficácia dos resultados almejados pelos gestores sociais e demais utilizadores dos mesmos e é também uma das conclusões da pesquisa.
Para realização da pesquisa, procedimentos e instrumentos considerados importantes foram utilizados, delimitou-se aos projetos sociais voltados para criança/adolescente e idoso, considerando que são prioritários nos serviços públicos e são instituições de proteção integral.
Um dos grandes desafios da pesquisa foi à aceitação dos profissionais em participar das entrevistas, o que prova isso é que vinte e três assistentes sociais foram pré-selecionados, profissionais de instituições governamentais e do terceiro setor, porem somente cinco concordaram em participar.
Para apresentação dos dados coletados foram utilizados gráficos de vários tipos, no total de sete gráficos, os mesmos são utilizados para apresentação de dados e considerados um atrativo visual às pessoas e facilita a compreensão do conjunto de informações ali estipulados. Para construção de dados a tecnologia também é de suma importância, pois o uso do computador facilita em tudo.
Para exposição dos dados coletados na pesquisa aqui mencionada as autoras utilizaram o gráfico de barras para apresentar os dados gerados a partir da pesquisa de campo, que revela em porcentagem quantos dos profissionais estudaram gestão social e indicadores sociais.
O gráfico VI na página 17, aponta que 80% dos profissionais entrevistados reconhecem a importância dos indicadores sociais em seu processo de gestão, sendo que esse reconhecimento é um dos primeiros passos para que os mesmos sejam utilizados em suas ações.
Os profissionais de Serviço Social são gestores sociais, ou seja, trabalham diretamente com a gestão de demandas e necessidades dos cidadãos, são administradores, no entanto precisam utilizar de suas funções básicas que são o planejamento, a organização, a direção, a coordenação e o controle, usando dos princípios da gestão que são a descentralização, a
...