Pratica de Ensino Observação e Projeto Curso Matemática - Unip
Por: ronaldobortolot • 13/3/2019 • Trabalho acadêmico • 3.254 Palavras (14 Páginas) • 576 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Ronaldo Cesar Rodrigues Bortolot RA: 1837262
Polo IPIRANGA - SP
2018
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD, referente ao curso de graduação em Matemática, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto.
Polo IPIRANGA - SP
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
2.1. OBJETIVO GERAL 5
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3. DESENVOLVIMENTO 6
3.1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
3.2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 7
3.2.1 Ambientes e público-alvo 7
3.2.2 Disciplina - Artes - Propostas de Ação 8
3.2.3 Disciplina - Educação Física - Propostas de Ação 10
3.2.4 Disciplina - Matemática - Propostas de Ação 11
4. AVALIAÇÃO 13
4.1. RESULTADOS ESPERADOS.............................................................13
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Falar sobre a cultura não só na cidade de São Paulo, como no Brasil, estimulando o crescimento da cultura nos alunos desde cedo. O Teatro ajuda a estimular o senso crítico dos alunos.
O teatro pode ser considerado por professores e pesquisadores uma forma de fazer com que a criança se socialize, torne-se desinibida, decore falas, cante entre outras coisas que possam trazer benefícios para a alfabetização da criança.
Muito se sabe a respeito da importância do Teatro na Educação em todos os campos de atuação. Os princípios pedagógicos do Teatro traçam relações claras entre Teatro e educação, considerando essa arte como uma forma humana de expressão, a semiótica e a cultura (p 40).
Dentro da escola o teatro pode ser usado para desenvolver as potencialidades das crianças e as preparando para a vida participando de pratica educativa da qual ele faz parte.
A pedagogia atual oferece vários recursos que podem ser utilizados para a alfabetização os quais não são utilizados entre eles podemos citar o teatro, que pode ser compreendido na visão do brinquedo e da criatividade, carrega em si significados abrangentes.
Com tudo que foi dito até agora, foi elaborado um projeto e um plano de ação para que o aluno possa ter o primeiro contato, vivenciando na pratica o aluno socializando.
OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
- Examinar as dificuldades pelos alunos da escola;
- Observar os existentes para que ocorram tais situações;
- Promover aprendizado com os alunos tendo um contato social com os colegas de sala de aulas e de outras turmas;
- Criar novas formas de aprendizagem e intenções com as crianças, adolescentes e jovens;
- Possibilitar meios de aprendizagem que tornem o aluno hábil para se conscientizar, valorizar e respeitar a diversidade cultural, étnica, linguística e religiosa;
- Debater juntamente com os beneficiários do projetos, com os responsáveis pela escola, professores e demais pessoas que auxiliarem no projeto e as possíveis soluções para os problemas apresentados.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Cooperar para aprendizagem dos alunos;
- Facilitar o entendimento dos alunos nos temas que eles apresentam maiores dificuldades;
- Destacar aqueles alunos que mais necessitam de ajuda e trazê-los para que possam ser beneficiados;
- Agrupar o maior contingentes de alunos possíveis;
- Conscientizar estes alunos da importância da arte na educação;
- Incentivar a participação novos projetos e projetos mais elaborados;
- Promover o encontro e elaborar cada vez mais projetos que contam com a participação dos alunos;
- Compreender que a diversidade cultural, étnica, linguística e religiosa é uma realidade que faz parte da condição humana.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1. - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Sabemos que as crianças estão em constante desenvolvimento e que o teatro serve para eles como uma forma de aprimorar a criatividade, suas habilidades e é por isso que existe vários estudos e teorias que apoiam o uso do teatro na escola.
Pode-se dizer que a criança não se desenvolve plenamente sem fazer a arte do teatro, de uma ou de outra forma a criança representa com o teatro muitas de suas aventuras e assim desenvolve seus conhecimentos e suas habilidades. Por isso “a arte tem sido proposta como instrumento fundamental de educação, ocupando historicamente papéis diversos, desde Platão” (PCN, 1993, p. 83).
A arte está presente em toda atividade desde uma visita ao museu, escutar concertos musicais e nas atividades artísticas com dança, teatro e pinturas. Tudo isso irá formas o que podemos chamar de experiências artísticas.
O teatro dentro deste contexto tem a função de integrar, socializar ideias e acima de tudo desenvolver sua aprendizagem de uma maneira lúdica. Desenvolve também a parte indutiva e racional através da expressão de suas emoções, leva também ao conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca.
Então o teatro na educação tem como objetivo criar uma comunicação entre os envolvidos a qual irá assumir vários aspectos dependendo do formato que se apresenta o conteúdo e o texto, mas sempre com o intuito de transmitir alguma coisa através das expressões corporais e da voz para que está assistindo. Por isso é fundamental que as crianças gostem do que estão fazendo para tornar esta apresentação bem espontânea, pois quanto mais livre e espontâneo for o processo criativo nas aulas de teatro, mais didático será o seu resultado.
“a importância da diversão justifica-se porque imitar a realidade brincando aprofunda a descoberta e é uma das primeiras atividades, rica e necessária, no auxílio do processo de eclosão da personalidade e do imaginário que constitui um meio de expressão privilegiado da criança”(CAVASSIM, 2008, p 41)
Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis) , Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental) , Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; (Direitos Humanos, Cidadania) (BRASIL, 2013).
...