Praticas Corporais Alternativas
Pesquisas Acadêmicas: Praticas Corporais Alternativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guterres • 10/10/2013 • 818 Palavras (4 Páginas) • 986 Visualizações
PROJETO DE ENSINO
BEISEBOL E TACO
Justificativa:
Eu escolhi o beisebol e taco, pois é uma atividade que não é desenvolvida na escola e proporciona técnicas e táticas diferenciadas onde vai despertar atenção e curiosidade entre os alunos e eles vão aprender a cultura do beisebol e onde ele foi criado. A atividade vai ser desenvolvida no município do Chuí em uma escola estadual de ensino fundamental e médio à escola conte um espaço físico amplo para o desenvolvimento dessa atividade quanto aos alunos são do ensino fundamental do 7° e 8° ano.
Objetivos
• Adaptar materiais e espaços para a prática de taco e beisebol.
• Democratizar o aprendizado de modalidades esportivas raramente
praticadas na escola.
• Apresentar e reelaborar regras.
• Desenvolver uma prática de esporte novo no ambiente escolar.
• Fazer com que as crianças saibam a importância de uma atividade física.
Tempo estimado
Dois meses e meio
Material necessário
Cinco pares de tacos, que podem ser roliços (cabos de vassoura) ou achatados (ripas), com cerca de 1 metro de comprimento, cinco bolas de borracha (como as de frescobol) ou de tênis (encapadas com tecido amarelo), cones, latas de refrigerante, garrafas PET e varetas de madeira (para montar as casinhas do taco) e giz (para delimitar espaços na quadra e desenhar as bases do campo de beisebol).
Desenvolvimento
1ª Etapa
Apresentar o objetivo do projeto. Perguntar aos alunos se já praticou taco e beisebol e se ouviram falar deles. Explicar sobre regras, espaço, materiais e habilidades que eles desenvolvem com o arremesso, rebatida e corrida. Formar grupos de quatro e separa em duplas (um menino e uma menina). Medir a quadra e dividir para que quatro ou mais grupos joguem ao mesmo tempo, falar sobre a da importância de dosar a força da rebatida para evitar acidentes.
Fazer com que os mais e os menos experientes joguem juntos e pedir que pensem em maneiras de diversificar as duplas e os quartetos. Durante a atividade, direcionar questões a grupos específicos perguntando, por exemplo, como é melhor usar o taco quando a bola vem rasteira ou mais alta. Dessa forma, eles melhoram a capacidade de tomar decisões. Conversar sobre o que foi bom e o que foi ruim na prática e fazer com que pensem em regras mais complexas, respeitando o nível de desempenho dos colegas. O foco do projeto não é desenvolver nos estudantes técnicas refinadas, mas prepará-los para dar respostas eficientes aos problemas surgidos.
2ª Etapa
Relembrar as características e as regras do beisebol e apontar as semelhanças com o taco com a rebatida, que deve
...