Pre Projeto
Ensaios: Pre Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dalva.pe • 27/7/2014 • 1.947 Palavras (8 Páginas) • 683 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
CAMPUS PETROLINA
DALVANETE ALVES DA SILVA
AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PETROLINA
2014
DALVANETE ALVES DA SILVA
AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado à UPE, como avaliação parcial da disciplina Projeto de Pesquisa, do curso de Pedagogia VII período orientado pela professora Maria Auxiliadora Gomes de Souza.
PETROLINA
2014
Sumário
1 JUSTIFICATIVA 4
2. OBJETIVOS 6
2.1. GERAL 6
2.2. ESPECÍFICO 6
3. PROBLEMA DA PESQUISA 7
3.1 QUESTÕES NORTEADORAS 7
4. DISCUSSÃO TEÓRICA 8
5. METODOLOGIA 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 14
APÊNDICE 16
1 JUSTIFICATIVA
A iniciativa da proposta deste projeto deve-se à experiência pessoal em relação à matemática e as dificuldades encontradas nos anos iniciais. A maneira como a matemática foi ensinada nos anos iniciais, mostrou-se insatisfatória para o aprendizado. Grande parte destes danos ocorreu pela forma como era trabalhada essa disciplina, mesmo sem a compreensão do assunto trabalhado, era dada continuidade ao ensinamento subseqüente da disciplina, sendo diversas vezes preciso recorrer a aulas de reforço extra-sala para auxiliar na compreensão da matéria trabalhada. Diante dessa problemática foi possível perceber que os anos iniciais, além da importância imediata para a vida do educando, formam uma base para os demais anos, quanto aos conceitos e relações em matemática, percebe-se que sempre é dada prioridade principalmente a língua portuguesa deixando em segundo plano o ensino da matemática.
Considerando a importância das habilidades matemáticas a ser trabalhada nos primeiros anos do ensino fundamental, a proposta deste estudo busca identificar quais as principais dificuldades que os alunos podem apresentar na área da matemática que interferem de maneira substancial na aprendizagem, destacando-se o quinto ano por supor ser esse o que mais exige o desenvolvimento de tais habilidades.
A escolha do quinto ano justifica-se por ser um período em que mais se exige em termos de cálculos e novas habilidades matemáticas, tais como: adição com reserva, subtração com empréstimo, multiplicação e divisão, de acordo com o currículo da rede municipal.
A partir desse estudo, pretende-se basicamente: buscar um maior aprofundamento do assunto, tratando-o com relevância; suscitar reflexões aos professores que trabalham no ensino fundamental para que haja constatação das dificuldades e reflexão sobre as mesmas; e possam por meio desse estudo sugerir uma quanto ao currículo, mais especificamente quanto à quantidade e importância das noções e conceitos que se relacionam à aprendizagem em matemática.
Diante desta problemática será realizada uma entrevista semi-estrutura com os alunos, para compreender quais as dificuldades encontradas pelos mesmos perante a disciplina de matemática e com os professores para entender sua metodologia de ensino.
Como referencias para a fundamentação desta pesquisa serão abordados os PCNs de Matemática, os teóricos SADOVSKY, VITTI, RANGEL, KAMII e PIAGET.
2. OBJETIVOS
2.1. GERAL
Identificar as dificuldades na aprendizagem de matemática e as implicações apresentadas pelos docentes da escola Antonio Cassimiro.
2.2. ESPECÍFICO
• Identificar as causas pelas quais os alunos apresentam dificuldades no aprendizado de Matemáticas;
• Verificar as concepções de avaliação que norteiam as práticas pedagógicas dos professores de matemática.
• Identificar quais procedimentos são utilizados para ensinar os alunos.
3. PROBLEMA DA PESQUISA
As dificuldades na aprendizagem da matemática no 5º ano do ensino fundamental na escola Antonio Cassimiro em Petrolina é conseqüência da baixa autoestima dos alunos?
3.1 QUESTÕES NORTEADORAS
• Como desenvolver uma metodologia que ajude os alunos a conseguirem melhores resultados nesta disciplina?
• A dificuldade na aprendizagem da matemática provoca fortes sentimentos de rejeição nos alunos?
• Um passado de insucessos em matemática pode contribuir para que os alunos desenvolvam uma baixa autoestima?
4. DISCUSSÃO TEÓRICA
Em um longo período na história, o conhecimento era ofertado de modo informal, pelo meio ao qual estava inserido, era o aprendizado usado por meio das observações de tarefas diárias, onde as crianças aprendiam conforme os costumes de suas origens.
Segundo BOYER (1996) nas sociedades primitivas o modelo de educação era o da vida existente, onde
...