Pre- Projeto
Monografias: Pre- Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tinasski • 8/9/2013 • 961 Palavras (4 Páginas) • 684 Visualizações
9
1. INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas do século XX é percebível a instalação e a concentração de determinados estabelecimentos comerciais do mesmo segmento, conhecidos como clusters, em algumas regiões, bairros e ruas das grandes cidades. Estas concentrações vêm acontecendo de forma sistemática e, principalmente na cidade de Sorocaba, os clusters de negócio se difundem de maneira rápida e assumem posições interessantes na economia destas localidades.
Diferentes autores (VON THÜNEN apud BISSETT, 2005; WEBER, 1965; LÖSCH, 1967; e CHRISTALLER, 2000, dentre outros) estudaram como determinar a localização de empreendimentos econômicos. Os trabalhos nessa área visavam à maximização do lucro das empresas e, segundo essa abordagem, diversas soluções foram propostas, em geral pregando-se a necessidade de as mesmas manterem-se próximas aos seus clientes e fornecedores, e afastadas de concorrentes. Contudo, especificamente no município de Sorocaba, os clusters se formaram de forma diferente, independente do fator gerador econômico, mas de forma aleatória, com o crescimento desenfreado da cidade e as novas oportunidades de empreender, pois a alta taxa de renda per capita das famílias sorocabanas comparadas com as demais cidades vizinhas da região, contribuíram para o aumento de abertura de estabelecimentos comerciais.
Em termos gerais, o espaço urbano é o conjunto de diferentes usos da terra justapostos entre si. Tais usos definem áreas, como: o centro da cidade, local de concentração de atividades comerciais, de serviço e de gestão; áreas industriais e áreas residenciais, distintas em termos de forma e conteúdo social; áreas de lazer; e, entre outras, aquelas de reserva para futura expansão e são e são os locais de concentração de atividades comerciais de Sorocaba que estudaremos.
10
2. JUSTIFICATIVA
O fato de não existir um catálogo com a identificação das concentrações de estabelecimentos comerciais nos Bairros e Ruas de Sorocaba, bem como, a falta de um catálogo e divulgação dos principais comércios locados no município faz com que este trabalho seja de estima importância para a população sorocabana.
Identificar as estruturas rodoviárias dispostas a estas localidades, as condições econômico-financeiras e a capacidade de compra, também completam sua justificativa.
É importante ressaltar que este mapeamento amplamente atenderá as necessidades do munícipe e também dos turistas que rotineiramente visitam nossa cidade.
Sorocaba hoje já recebe grandes grupos para convenções empresariais e está ganhando grande proporção populacional com a migração de trabalhadores que ocuparão cargos e funções nas indústrias instaladas e que se instalam na cidade, por esta mesma razão, conhecer estes clusters se torna fundamental.
11
3. PROBLEMATIZAÇÃO
Com a identificação dos clusters no município de Sorocaba, percebe-se que esta concentração acaba por fim centrando determinados segmentos empresariais e com isso, o consumidor embora conhecedor destas localidades, submete-se a se deslocar até estas regiões para efetuar suas compras. Apesar da centralização destes segmentos serem positivas, em algumas vezes o consumidor se depara com a distância entre um lugar ao outro.
Com este trabalho, o consumidor poderá se planejar ao visitar um dos segmentos interessados, divulgar e ainda, identificar as localidades que desejar visitar.
12
4. OBJETIVOS
Segundo Lakatos & Marconi (2005: 221), os objetivos de um estudo “estão ligados a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das ideias estudadas. Vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto”.
4.1.GERAL
Segundo essa visão, o objetivo geral desse trabalho pode ser descrito como uma contribuição para a compreensão da dinâmica de negócios, em particular, os estabelecimentos comerciais instalados em Sorocaba e sua concentração em Bairros e Ruas com alto nível de movimentação e população, segundo uma concepção de clusters de negócios, de operações varejistas concentradas geograficamente em centros urbanos.
4.2. ESPECÍFICO
O objetivo específico deste projeto está na capacidade de mapear os clusters identificados em Sorocaba, sua capacidade produtiva, captação de recursos, logística de fornecedores e consumidores e, por fim, o desenvolvimento econômico da localidade estudada.
13
5. HIPÓTESE
A hipótese provável deste projeto é a de que sua realização propiciará um novo conceito de estrutura econômica e comercial em Sorocaba. Sua realização diferenciará a novo conceito de zonas comercais e industriais do município e a disseminação do seu conhecimento atenderá às necessidades de todo o público que dele utilizará.
14
...