Pre Projeto Alfabetização
Casos: Pre Projeto Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticia0509 • 12/11/2014 • 726 Palavras (3 Páginas) • 1.104 Visualizações
Tema
Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos
Justificativa
Segundo minha Pesquisa, no Brasil, atualmente, tem-se aproximadamente, 12,6 milhões de analfabetos. São jovens e adultos que por um motivo ou outro não frequentaram a escola, ou não conseguiram concluir, deixando de ter acesso às aprendizagens necessárias para viver em uma sociedade complexa.
A Educação de Jovens e Adultos é uma das maneiras utilizadas para tentar diminuir esse número, e assim ajudar o indivíduo, que faz parte dessa estatística, a ter sua participação ativa na sociedade, visando minimizar e se possível erradicar a exclusão e a desigualdade social.
Durante muito tempo, eram consideradas alfabetizadas as pessoas que conseguissem escrever seu nome e ler algumas palavras, porém com o passar dos anos e principalmente com o gradual desenvolvimento tecnológico, científico e da era da informática, período marcado pelo capitalismo, estar somente alfabetizado já não corresponde às necessidades da Sociedade Contemporânea. Inúmeras pesquisas com autores renomados passaram a defender o conceito de letramento, que é mais que alfabetizar é ensinar a ler e a escrever dentro de um contexto que faça sentido na vida do indivíduo.
O indivíduo deve ser capaz de utilizar a leitura e a escrita para auxilia-lo a viver em sociedade, tomar consciência da realidade que o cerca e com isso poder ajudar a transforma-la. Através de uma boa formação o cidadão se torna participante, crítico, e respeitado em sociedade.
Pode-se dizer que não basta alfabetizar, e sim alfabetizar letrando, pois a alfabetização só faz sentido na vida de uma pessoa, ao dar sentido ao aprendizado, inseri-lo num contexto, quando ao utilizar possa exercer sua cidadania, ser reconhecido em sociedade, e não sofrer exclusão social.
Problema
Ao analisar a Educação de Jovens e Adultos a EJA, percebe-se que hoje o problema não é trazer os indivíduos para dentro da sala de aula, mas sim fazer com que os mesmos permaneçam, frequentem e terminem seus estudos.
Devido à evolução tecnológica, social, em um período capitalista, nota-se a exclusão de pessoas não só analfabetas como também de analfabetas funcionais. Percebe-se a necessidade de um ensino voltado ao letramento, pois as pessoas estão preocupadas em alfabetizar, mas esquecem e não se preocupam com o contexto social que o indivíduo está inserido.
O jovem e o adulto já apresentam uma linguagem adquirida em seu convívio social, ou, em alguns anos que conseguiram frequentar a escola, mas essa linguagem deve ser reformulada, melhorada, e estas somente são possíveis com o desenvolvimento da prática da leitura e do letramento.
Nota-se que para muitos, somente decodificar o alfabeto é o suficiente, porém somente aprender a ler e escrever não bastam, é necessário ir além da alfabetização funcional. Porque não ir além? Porque para essas pessoas aprender o alfabeto e assinar o nome é o suficiente? Por que alguns educadores estão um pouco acomodados e não auxiliam esses alunos a irem à busca do desconhecido ajudando os a se tornarem
...