Precisão De Medidas
Trabalho Escolar: Precisão De Medidas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ju.jgo • 15/4/2014 • 721 Palavras (3 Páginas) • 1.749 Visualizações
1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
O presente relatório ressalta a importância da precisão das vidrarias em relação às medidas e volumes em um laboratório da indústria farmacêutica.
Os principais objetivos são:
Comparação das vidrarias através dos experimentos.
Definição de quais vidrarias possuem maior margem de precisão e exatidão e quais menos precisas.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1. A importância da precisão de medidas em um laboratório de indústria farmacêutica
Em qualquer laboratório ou indústria que necessita de medições corretas de volumes, os instrumentos de medição ou vidrarias volumétricas são essenciais. É necessário, saber diferenciar e usar corretamente os materiais volumétricos, de modo a reduzir ao mínimo o erro das análises.
De acordo com ALVES, L. (2011), os líquidos são medidos em aparelhos denominados volumétricos com aferição de determinada capacidade de volume e são utilizados dependendo da necessidade de maior ou menor precisão. CORREA, PARANHOS e COSTA (2008) também conservam o mesmo conceito: “O emprego de um dado equipamento ou material depende dos objetivos e das condições em que a experiência será executada”. Abaixo segue alguns exemplos de instrumentos de laboratório utilizados para medição de volume:
Béquer: Possui uma escala de volumes muito imprecisa. Não é utilizado para medição.
Balão volumétrico: Possui escala de volumes exato.
Proveta: Possui uma escala de volumes pouco rigorosa.
O volume de um líquido é comparado através dos traços marcados no aparelho. O nível do líquido é observado baseando-se no menisco que é a superfície curva do líquido. A leitura do menisco é feita na altura dos olhos. Para realizar a leitura do volume de uma solução líquida deve-se obedecer à posição do menisco, ou seja, para soluções incolores, deve-se observar o menisco inferior e para soluções coloridas observar o menisco superior(anexo 1). Dessa forma determina-se com precisão a leitura de volume de qualquer que seja a solução líquida.
4. RESULTADO E DISCUSSÕES
Na aula prática 3 realizada no dia 26/08/13, foi averiguado qual o melhor instrumento para medir líquidos dentre o béquer, a proveta e o balão volumétrico além da explicação da correta utilização da balança. Os procedimentos foram realizados em dupla.
Procedimento 1
Medição de água destilada
1) Colocar na bancada 1 béquer 50 ml, 1 proveta 50 ml, 1 balão volumétrico 50 ml, 1 bastão de vidro e 1 vidro relógio.
2) Colocar 50 ml de água destilada no béquer. Observar através do menisco inferior.
3) Transferir a água destilada do béquer para a proveta. Observa-se que o volume aumentou (acima de 50 ml). Retirar o volume que ultrapassou com a pipeta até ficar o volume certo (50 ml).
4) Transferir a água destilada da proveta para o balão. Observa-se que o volume da água no balão ficou um pouco abaixo da marcação 50 ml.
Procedimento 2
Utilização da balança
1) Ao colocar um instrumento sobre a balança deve-se desconsiderar a massa do mesmo antes de efetuar a medição de qualquer reagente. Apertar o botão tarar para zerar a massa do instrumento.
2) Efetuar a medida do reagente e tarar a balança novamente.
Obs.: Toda vez que utilizar um reagente, é necessário anotar na pasta a quantidade correta que foi utilizada.
Procedimento 2
Pesagem e medição do permanganato de potássio
1) Colocar o vidro relógio sobre a balança e tarar (zerar) a massa do mesmo.
2) Com a espátula, pegar
...