Preconceito
Trabalho Universitário: Preconceito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cleidesousaju • 4/5/2013 • 3.442 Palavras (14 Páginas) • 861 Visualizações
Ao abordar o tema do presente trabalho, objetiva-se tecer conceitos e algumas considerações sobre a discriminação racial (racismo) e a legislação que a cerca. O presente tema vai de encontro ao ambiente de contraste que envolve a sociedade brasileira.
Racismo é uma teoria que sustenta a superioridade de uma raça sobre as outras, a partir da idéia de que as faculdades humanas são determinadas pela raça ou grupo étnico.
Pode-se dizer que o racismo seja um mecanismo utilizado pelo homem para justificar suas atitudes agressivas em relação aos outros povos, mostrar sua superioridade e defender seus bens.
Atualmente
OBJETIVOS
O objetivo é discutir a relevância do aspecto da discriminação racial dentro da sociedade brasileira.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se , pois a discriminação racial é ainda um mal que assola a sociedade brasileira, é comum ouvir dizer que no Brasil não existe racismo, porém não é esta a realidade que nos cerca. Este assunto é deixado de lado pela maioria das pessoas e encoberto pela falsa “democracia racial”.
1.3 - METODOLOGIA
O homem sempre buscou novos conhecimentos, procurou sempre informações mais detalhadas, para que dessa forma ele pudesse obter informações concisas e necessárias a seus questionamentos.
Pesquisar é buscar metodologicamente uma solução de caráter cientifico diante de um problema.
Segundo Cervo e
Bervian (2003, p.63) “a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos”, e esta vai à tona a partir de uma dúvida ou problema, buscando usar métodos científicos para conhecer sua resposta ou solução.
Cervo e Bervian (2003, p. 65 a 68) mencionam os tipos de pesquisa abaixo citados:
- Pesquisa Bibliográfica: procurar explicar um problema conforme teorias publicadas em documentos;
- Pesquisa Descritiva: correlaciona os fatos sem alterá-lo, simplesmente como um observador, registrador, analisador. Seguem-se abaixo as maneiras de realizá-la:
- Estudos Descritivos: onde se correlaciona às características do que está acontecendo. É um detalhamento.
- Pesquisa de Opinião: o próprio nome já diz tudo. Procura saber em que ponto o indivíduo está sendo afetado.
- Pesquisa de Motivação: procura o motivo ao qual levou o indivíduo a realizar determinada ação.
- Estudo de Caso: visa o conhecimento de pontos específicos de um indivíduo, situação ou comunidade.
- Pesquisa Documental: observa a realidade a fim de descrevê-la e compará-la.
- Estudos Exploratórios: onde trabalha com hipóteses, sendo útil quando não se sabe muito a respeito do assunto.
- Pesquisa Experimental: é também a vivência do fato, porém alterando-se e manipulando-o quando necessário, para que se possa revelar a relação entre ação e reação.
1.4 - LIMITES DA PESQUISA
Este trabalho limita-se a apresentar através
de pesquisa e sem esgotar o assunto de como é relevante a discussão sobre a discriminação racial
- ESTRUTURA DO TRABALHO
Introdução, Objetivos, Justificativa, Metodologia, Limites Da PEsquisa, Estrutura Do Trabalho, Desenvolvimento, O Que Se Entende Por Discriminação Racial Conclusao, Bibliografia
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 – O que se entende por discriminação racial
Entende-se por discriminação racial qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência em função da raça, cor, ascendência, origem nacional ou étnica, que tenha por objetivo ou produza como resultado a anulação ou restrição do reconhecimento, fruição ou exercício, em condições de igualdade, de direitos, liberdades e garantias ou de direitos econômicos, sociais e culturais.
2.2 - Discriminação x Preconceito
Na esfera do direito, a Convenção Internacional Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, de 1966, em seu artigo 1º, conceitua discriminação como sendo: “Qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor descendência ou origem nacional ou étnica que tenha o propósito
ou o efeito de anular ou prejudicar o reconhecimento, gozo ou exercício em pé de igualdade de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública.”
Deve-se destacar que os termos discriminação e preconceito não se confundem, embora a discriminação tenha muitas vezes sua origem no simples preconceito.
O preconceito não pode tomado como sinônimo de discriminação, pois esta é fruto daquela, ou seja, a discriminação pode ser provocada e motivada por preconceito. Diz ainda que:Discriminação é um conceito mais amplo e dinâmico do que o preconceito. Ambos têm agentes diversos: a discriminação pode ser provocada por indivíduos e por instituições e o preconceito, só pelo indivíduo. A discriminação possibilita que o enfoque seja do agente discriminador para o objeto da discriminação. Enquanto o preconceito é avaliado sob o ponto de vista do portador, a discriminação pode ser analisada sob a ótica do receptor.
Portanto, pode-se observar que apesar de serem corriqueiramente confundidos, a discriminação e o preconceito são etimologicamente diferentes, posto que um decorre da prático do outro.
2.3 - Principais Objetivos das Leis de Discriminação racial.
As leis em vigor têm por objeto de prevenir e proibir a discriminação racial sob todas as suas formas e sancionar a prática de atos que se traduzam na violação de quaisquer direitos fundamentais, ou na recusa
ou condicionamento do exercício de quaisquer direitos econômicos, sociais ou culturais, por quaisquer pessoas, em razão da sua pertença a determinada raça, cor, nacionalidade ou origem étnica.
CONCLUSAO
Com
...