Discriminação E Preconceito
Trabalho Universitário: Discriminação E Preconceito. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alanzinho • 10/5/2013 • 1.162 Palavras (5 Páginas) • 1.455 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo falar dos direitos humanos através da construção de um Plano de Ação, para a conscientização em relação a discriminação e preconceito racial no espaço educativo,onde serão trabalhadas ações que minimizem o preconceito possibilitando o aluno a compreender que devemos ter e demonstrar tolerância, respeito e solidariedade pelo outro.
Este Plano de Ação faz-se uma reflexão no que diz respeito a preconceito racial no espaço escolar. A finalidade do mesmo não é de esgotar o assunto e sim ajudar a solucionar o alto índice de preconceito racial no espaço escolar que tem se expandido a cada dia mais. E com ele tornarmos também a escola um ambiente de conscientização, onde o espaço escolar contribui para que os alunos tenham uma visão mais ampla sobre o que é a desigualdade entre as raças , tendo a importância de estabelecer a conscientização de que a desigualdade entre as raças não passa de um mero preconceito criado por uma sociedade preconceituosa.
2 JUSTIFICATIVA
Combater o racismo pois assim como nós, os negros tem os mesmos direitos pois todos nós somos imperfeitos e temos mil e uma diferenças, e não são as diferenças físicas que nos tornam inferiores. No Brasil acabou-se oficialmente com a abolição da escravidão, que conforme fatos históricos, era realizado somente para os negros. Hoje resta o preconceito individual , ou seja não é mais declarado de forma maciça, ou ordenada por um governador, é sentimento presente em uma minoria que ainda sim acaba por constranger e ferir os sentimentos dos negros. O respeito racial deve ser alcançado e extinguido não de forma autoritária, mas voluntariamente, dado de espontaneidade é preciso entender que todos são cidadãos comuns com direitos e deveres iguais, sem nenhuma distinção e a luta contra esse preconceito é responsabilidade de todos nós cidadãos.
3 OBJETIVOS
Conscientizar sobre o preconceito no espaço escolar em relação aos negros. Fazendo com que compreendam que não se julga uma pessoa pela cor da sua pele pois o racismo causa desigualdade, desunião, discriminação e preconceito. Analisando que é necessário a valorização da diversidade Étnico-Racial combatendo assim o racismo.
3.1 GERAL
Despertar nos alunos a consciência crítica em relação a discriminação e o preconceito racial no espaço educativo.Levando - os a refletir sobre as atitudes discriminatórias praticadas pelos outros e por si mesmo. Ensinando –os a praticar atitudes cotidianas mais consciente em relação a manifestação de discriminação e preconceito racial. Reduzindo assim a desigualdade e promovendo a igualdade étnico – racial.
3.2 ESPECÍFICOS
Fazer com que os alunos entendam que todos nós somos iguais, não importa a cor, raça, religião, padrão social, sexo ou nosso modo de ser, que define nosso caráter,o importante é a nossa essência. E despertar neles a importância do combate a discriminação e preconceito.
4 DESENVOLVIMENTO
A escola é responsável pelo processo de socialização infantil no qual se estabelecem relações com crianças de diferentes núcleos familiares. Esse contato diversificado poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das tensões raciais. A relação estabelecida entre crianças brancas e negras numa sala de aula pode acontecer de modo tenso, ou seja, segregando, excluindo, possibilitando que a criança negra adote alguns momentos uma postura introvertida, por medo de ser rejeitada ou ridicularizada pelo seu grupo social, esses tipos de postura podem até interferir na construção da identidade da criança por esses motivos esse Plano de Ação orienta no combate ao preconceito.
No Colégio Centro Educacional Palavra da Vida, sendo público alvo os alunos do 5º ano (4ªSérie), com duração de 2 aulas de 50m, onde a estratégia foi uma aula
...