Presidencialismo
Resenha: Presidencialismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: darlen • 8/10/2013 • Resenha • 293 Palavras (2 Páginas) • 427 Visualizações
PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO
O parlamentarismo foi dado seu inicio no continente Europeu, em regime monarca, onde o rei, o imperador ou soberano dominava o povo, onde o mesmo não falava a idioma de seu povo e não tinha o habito de frequentar o parlamento, por esse motivo era preciso um representante, sendo assim surgiu o primeiro-ministro que por sinal representaria o monarca.
No presidencialismo, iniciado na America, não há o monarca e sim o presidente da republica, onde é ele o chefe de estado e de governo, ao contrario do parlamentarista, que é chefe de estado, o rei, o imperador ou o soberano, e chefe de governo é o primeiro ministro.
O regime presidencialista e governo monarquista, não há harmonia entre si, somente com a república, sendo administrado e pertencendo a todos selecionados pelo povo e por tempo determinado. O regime presidencialista quando impede a participação do povo em eleger seu sucessor, torna o oposto da democracia, tornando-o ditadura. O tempo de poder é prefixado no presidencialismo em cumprir mandato, poderá ser descumprido quando houver alguma razão, mas contem prazo. O parlamentarismo é dirigido pelo primeiro ministro, cuja escolha e feita pelo ministério por julgamento do parlamento, no presidencialismo o ministério é acessória do presidente, e é ele quem decide as diretrizes fundamentais a ser adotada.
Para o nosso país, o melhor é sem duvidas o presidencialismo, pois o povo faz parte diretamente das decisões importantes a serem adotadas, através das eleições escolhendo assim os candidatos que os convém todavia temos quer ter muita cautela com tais decisões, não só para presidente, mas ainda mais cuidado nos candidatos, a deputado, senador, governador, prefeitos e vereadores, pois são eles que decidirão o futuro de nossa cidade e do nosso pais a ir a diante ou retroceder.
...