Prevenção de acidentes de trabalho
Por: tiazuda • 24/11/2015 • Trabalho acadêmico • 902 Palavras (4 Páginas) • 216 Visualizações
Prevenção de acidentes de trabalho
Trabalho em escavações Antes de dar início a qualquer trabalho de escavação é necessário ter em consideração todos os perigos potenciais – incluindo o desmoronamento das valas, a queda de pessoas e veículos nas escavações e a destruição de estruturas existentes nas proximidades. Em seguida, devem ser implementadas as medidas preventivas adequadas.
Movimentação de cargas É necessário efetuar um planejamento que permita minimizar a movimentação dos materiais e que assegure um manuseio seguro dos mesmos. Deverá assegurar-se que o equipamento é montado e utilizado por pessoal que tenha formação e experiência. O equipamento deve ser regularmente inspecionado, testado e examinado por pessoal competente.
Limpeza geral e acesso seguro A limpeza e a organização geral do canteiro de obra são extremamente importantes. Por exemplo, deve-se assegurar que: existem acessos seguros (estradas, passadeiras, escadas, andaimes, etc.) e sem obstruções, para entrada em todos os locais de trabalho e saída dos mesmos; que os materiais são guardados de forma segura; que as aberturas/buracos têm vedações ou estão cobertos e corretamente assinalados; que são tomadas as medidas adequadas para recolher e eliminar os resíduos e que existe iluminação adequada.
Formação e informação Os trabalhadores têm de compreender os riscos existentes, as consequências dos mesmos e as precauções que têm de tomar para agir de forma segura. A formação deverá focar situações reais como, por exemplo, problemas que tenham ocorrido, o que não funcionou adequadamente e como evitar que a situação se repita.
Quanto a organização do ambiente de trabalho, podemos ressaltar que a área de vivencia tem que ser mantidas em condições de higiene e segurança por toda jornada de trabalho.
Então propomos aos dirigentes da construtora um plano de melhoria e organização no canteiro de obra que alcance a todos os colaboradores como:
- Instalações sanitárias suficientes para atender os números de colaboradores
- Instalações de lavatório disponível inclusive com o sabão
- Vasos sanitários com proporção de um para cada vinte colaboradores
- Papel higiênico fornecido a todos
- Chuveiros com água quente
- Armários nos vestiários com chaves para cada colaborador
- Refeitórios coberto e em local arejado
- Marmiteiro
- Água potável a todos
- Fornecimento de refeições aos colaboradores que moram na obra.
Desta forma como a empresa tem obrigações para a melhoria do ambiente e de fornecer equipamento de proteção individual, os colaboradores também tem suas obrigações para manter a segurança e a utilização deste equipamentos como;
• Usar os equipamentos apenas com finalidade a que se destina
• Responsabilizar-se pela guarda e conservação do EPI que lhe foi fornecido
• Comunicar ao empregador qualquer alteração no EPI que o torne improprio para seu uso.
A seguir veremos os procedimentos de conservação dos EPIs que cada colaborador precisa saber:
EPI
Procedimentos de conservação
Calçados de Segurança :devem ser engraxados semanalmente
Bota de borracha :lavá-las, de acordo com a necessidade.
Capacete :lavar semanalmente (se estiver muito riscado é possível recuperá-lo passando massa polidora e silicone)
Óculos de proteção :lavar e secar com pano limpo, evitando riscar a lente.
Protetor facial :passar pano úmido, evitando riscar o acrílico. Deve ser guardado separado de outros materiais.
Luvas de látex :não devem ser secas ao sol, apenas lavar ou passar pano.
Luvas de raspa :evitar o contato com água. Não jogue fora as luvas, quando uma delas estiver danificada. A que sobrou pode ser reutilizada com uma nova
Cinto de Segurança :verificar as fivelas de ajuste, o mosquetão e especialmente as condições do talabarte (rabicho), que não deve apresentar fios soltos que comprometa sua resistência. Após o uso, limpar e guardar em lugar seco.
...