Primeira Escola De Serviço Social.
Ensaios: Primeira Escola De Serviço Social.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Beatriz2015 • 9/3/2015 • 288 Palavras (2 Páginas) • 659 Visualizações
Primeira escola em São Paulo.
O livro de Marilda Iamamoto e Raul de Carvalho “ Protoformas do Serviço Social”, fala também sobre as primeiras escolas de serviço social no Brasil, especificamente em São Paulo e Rio de Janeiro.
Em São Paulo surge a fundação chamada CEAS- Centro de Estudos e Ação Social, que deu iniciou as instituições, porém ela não foi considerada uma graduação ela era basicamente de nível técnico. A primeira escola de formação do Serviço Social surge em 1936 a (PUC), como conseqüência da expansão das práticas de assistência social ocorrida no período, que ainda era marcada pelo assistencialismo, e por pessoas religiosas. O CEAS surgiu no intuito de suprir as necessidades quem tinha naquela região, e procurar soluções para resolve-las, assim qualificar as assistentes para elas saberem lidar melhor com a situação e com os problemas sociais, que era um dos quesitos para a formação dessas moças, como: formação cientifica, formação moral e doutrinaria e a formação técnica. Ele tinha como objetivo formar seus membros conforme a ideologia da igreja católica.
O surgimento das escolas de Serviço Social no Brasil foi fruto da influência dos católicos, sendo que o estado não atendia a questão social. Assim com o surgimento do serviço social teve a também a possibilidade de melhores condições de vida, À classe operária, e a todos aqueles que se encontravam à margem da sociedade, as escolas foram essenciais neste processo uma vez que a preocupação voltou-se para a profissionalização dessas pessoas, que buscavam através do trabalho técnico atender aquela demanda. Essas instituições eram compostas de família burguesa , como diz no texto foi algo que nasceu na igreja católica na Europa e depois foi para o Brasil.
...