Primeiros Socorros
Monografias: Primeiros Socorros. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernanda13061998 • 26/3/2014 • 626 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
PRIMEIROS SOCORROS NO ESPORTE
Primeiros Socorros: São os cuidados imediatos prestados a uma pessoa cujo estado físico coloca em perigo a sua vida ou a sua saúde, com o fim de manter as suas funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, até que receba assistência médica especializada.
EXAME PRIMÁRIO
O exame primário consiste em verificar:
• se a vítima está consciente;
• se a vítima está respirando;
• se as vias aéreas estão desobstruídas;
Entorse de tornozelo
A entorse acontece quando um ou mais ligamentos são distendidos, torcidos ou rompidos; é o traumatismo mais comum do tornozelo. Na entorse leve, algumas fibras do ligamento são estiradas. Nas entorses mais graves, o ligamento pode se romper. As entorses leves podem ser tratadas em casa. As graves exigem cuidados médicos e podem precisar até de cirurgia.
AÇÃO
1 REPOUSE A PERNA: A vítima deve interromper a atividade que provocou a lesão. Ajude-a a sentar –se e descansar o tornozelo. Apoie-o numa posição elevada.
2 COLOQUE GELO: O gelo reduz a dor e o edema. O melhor é enrolar num pano uma bolsa de gelo ou um saco de ervilha congelada e colocá -los sobre o tornozelo. Não ponha o gelo diretamente na pele para não queimá -la. Deixe o gelo no lugar durante uns 20 minutos.
3 COMPRESSÃO: Deixe a compressa no lugar, se for pequena, ou enrole o tornozelo com uma camada de material macio, como uma faixa de algodão. Aplique pressão com um apoio de compressão ou uma atadura para limitar o edema. Ela deve ir dos dedos dos pés ao joelho.
4 ELEVE O TORNOZELO: Levante e apoie o tornozelo para que fi que mais alto que os quadris, para reduzir o edema. Aconselhe a vítima a poupar o tornozelo. Se você desconfia de lesão grave, leve a vítima ao hospital.
5 VEJA A CIRCULAÇÃO Aperte a unha do dedão até ficar branca e solte: a cor deve voltar depressa. Se não voltar, a atadura está apertada demais; retire -a e recoloque. Verifique de novo de 10 em 10 minutos.
Traumatismo de punho e mão
O traumatismo mais típico de punho e mão é o que acontece numa queda sobre a mão espalmada, conhecida como fratura de Colles. É muito comum em idosos. O punho também pode sofrer entorse, e os pequenos ossos do punho, da mão ou dos dedos podem sofrer esmagamento, caso em que a hemorragia pode ser intensa.
AÇÃO
1 APOIE O BRAÇO: Delicadamente coloque o braço da vítima na frente do corpo. Estimule-a a apoiá -lo sozinha. Ajude a vítima a se sentar. Se a mão estiver machucada, trate das feridas.
2 IMOBILIZE O ANTEBRAÇO COM UMA TIPOIA: Passe uma atadura triangular entre o braço e o tórax da vítima de modo que o lado mais comprido fique paralelo ao lado ileso. Leve a ponta superior pela nuca da vítima até o outro lado, na frente do ombro.
3 PROTEJA A LESÃO: Coloque algo macio em torno do local da lesão para dar mais apoio. Passe a parte de baixo
...