Primeiros Socorros
Artigos Científicos: Primeiros Socorros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MagsonDieggo • 11/11/2014 • 578 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
Animais Peçonhentos
São aqueles animais que, são capazes de injetar em suas presas uma substância tóxica produzida em seus corpos, diretamente de glândulas especializadas (dente, ferrão, aguilhão) por onde passa o veneno.
ataque e defesa.
Os animais peçonhentos estão presentes tanto em meios rurais, quanto urbanos
Eles são responsáveis por provocarem inúmeros acidentes domésticos
Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos dessa categoria.
Estatísticas mostram que a relação de acidentes por animais peçonhentos é de três casos em homens contra dois casos em mulheres.
Apontam também que três quartos dos casos são considerados de leve gravidade, sendo apenas 3% dos casos considerados graves
Cascavel, Boicininga ou Maracamboia: É encontrada em todo o Brasil, exceto na Floresta Amazônica. Possui chocalho na cauda. Causam o envenenamento chamado crotálico. Vivem em áreas abertas, quentes e secas.
Jararaca, Caiçara, Jararacuçu, Urutu, Patrona, Malha de Sapo ou Cotiara: Encontrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, leste do Mato Grosso, sul da Bahia e algumas áreas de Minas Gerais. Algumas alcançam mais de um metro de comprimento. Causam o envenenamento chamado botrópico. Vivem em locais úmidos.
Surucucu, Jaca ou Surucutinga: Encontrada nas florestas litorâneas do Rio de Janeiro e vale amazônico. Seu comprimento pode alcançar mais de 4 metros, tornando-se a maior serpente peçonhenta da América. Causa o envenenamento chamado laquético.
Coral verdadeira ou Ibiboboca: Encontrada em todo o Brasil. Coloração formada por anéis vermelhos, pretos, brancos ou amarelados. Pouco se diferencia da falsa coral, sendo recomendável que pessoas sem conhecimentos específicos não tentem identificá-las. Causam o envenenamento chamado elapídico. Vivem sob folhas, troncos ou galerias no solo.
E se acontecer da pessoa acidentada não ver e não saber qual serpente a picou?Através dos sintomas o médico consegue saber, mas se ele tiver dúvida, ele irá aplicar o soro polivalente, feito através dos venenos da jararaca e cascavel.Vou para o mato, o que posso fazer para evitar acidentes com as serpentes?Usar botas, assim você evita de 50% a 80% dos acidentes; usar luvas de raspa de couro e ter atenção redobrada. Olhar sempre com atenção os caminhos a percorrer; nunca colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros.Uma serpente filhote pode causar acidente?SIM, o filhote já nasce com glândulas de veneno. Se ela conseguir picar, vai injetar veneno.
Não fazer sucção do veneno;
Não espremer o local da picada;
Não dar nada alcoólico, querosene ou fumo para o acidentado;
Não fazer torniquete, impedindo a circulação do sangue: isso pode causar gangrena ou necrose local;
Não cortar ou queimar o local da ferida;
...