TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípio da Continuidade

Tese: Princípio da Continuidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Tese  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O empresário do comércio varejista deve ter em mente que conhecer e dominar as informações sobre aquilo que oferecem como os artigos de Cama e Mesa é uma ótima estratégica de venda é preciso estar por dentro dos detalhes do interlocutor e ir já com objetivos e limites bastante claros.

A contabilidade é uma das ferramentas mais utilizadas quando se deseja iniciar alguma atividade econômica, pois a Contabilidade reina nos mundos dos negócios.

Para se ter sucesso nos empreendimentos e necessário conhecer todas as informações, legislações e obrigações do Comercio Varejista Cama e Mesa.

Para se começar com um bom negócio e necessário conhecer todas as definições conceituais dos Princípios da Contabilidade, pois cada princípio tem a sua finalidade como o princípio da Entidade que reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta opção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

O principio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância e o princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

Com isso está a necessidade do Regime de apuração de caixa, que apura o resultado do exercício, que devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no exercício, independentemente da data da ocorrência de seus fatos geradores, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo Caixa.

O Regime de Caixa somente é admissível em entidades sem fins lucrativos, em que os conceitos de receita de despesa se identificam, algumas vezes, com os de recebimento e pagamento.

Desse regime decorre o principio da Competência de exercícios, e por ele serão consideradas, na apuração do resultado do exercício, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício, tenham ou não sido pagas ou recebidas. De acordo com esse regime, não importa se as despesas ou receitas passaram pelo Caixa pagas ou recebidas; o que vale é a data da ocorrência dos respectivos fatos geradores. Nas entidades com fins lucrativos (empresas), são fundamentais os conceitos de custo e de receita, que envolvem o regime de competência, pois a elas não importa o que foi pago ou recebido, mas o que foi consumido e recuperado, para apuração do resultado do exercício.

O maior objetivo do custeio do estoque é a determinação de custos adequados às vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado. Em adição ao fator lucro, existe um número de outros fatores que influenciam as decisões relativas à seleção dos métodos de custeio de estoque. A lista destes fatores, excluindo a definição de lucro como: aceitação do método pelas autoridades do Imposto de Renda; a parte prática da determinação do custo; objetividade do método; utilidade do método para decisões gerenciais.

Os critérios mais conhecidos para avaliação de estoque são: PEPS, UEPS e Preço Médio Ponderado. Na avaliação do estoque quanto à empresa tem financeiramente no estoque, não é necessário levar em consideração o preço de venda, e sim somente quanto é que custaram as mercadorias vendidas. Com o PEPS a empresa baixa do seu estoque custo da mercadoria vendida da seguinte maneira: a primeira mercadoria que entra é a primeira que sai. Assim, à medida que ocorrerem as vendas, a empresa vai dando baixa no estoque, a partir das primeiras compras, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos primeiro as primeiras unidades compradas.

No UEPS a última mercadoria a entrar é a primeira a sair, este método não é aceito pela Receita Federal, pois apresenta um resultado operacional menor, prejudicando a arrecadação, já com o Custo Médio Ponderado o valor médio de cada unidade em estoque altera-se pela compra de outras unidades por um preço diferente. Ele será calculado dividindo-se o custo total do estoque pelas unidades existentes. É aceito pela Receita federal em casos específicos de fabricação nas indústrias, normalmente para uma linha de produção que não ultrapasse o exercício social.

Com isso, vem às operações com Mercadorias e Imposto incidindo-nos que são os que guardam proporcionalidade com preço de venda ou dos serviços, mesmo quando o respectivo montante integre esse preço, são consideradas despesas operacionais, redutoras da Receita Bruta para fins de apuração da Receita Líquida, tais como:

 ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações;

 Imposto de Importação;

 Imposto de Exportação;

 PIS – Programa de Integração Social, na parcela incidente sobre a Receita Bruta de Vendas e Serviços;

 COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, antigo FINSOCIAL (Fundo de Investimento Social).

São compensáveis e/ou recuperáveis os Impostos que apesar de pagos pelo contribuinte de direito, numa primeira etapa, podem ser compensados ou deduzidos do que tiver de ser pago pelo mesmo contribuinte, numa etapa seguinte, ou seja, quando haja incidência desse tributo na saída das mercadorias ou produtos.

As operações realizadas pelas empresas com o objetivo de gerar recursos financeiros (dinheiro). Essas aplicações correspondem, geralmente, a compras de títulos do governo, Tais títulos têm liquidez imediata porque a empresa pode resgatar o valor aplicado mais os rendimentos no dia em que desejar Os rendimentos correspondem à inflação ocorrida no período em que o dinheiro permaneceu aplicado, sendo geralmente baseada na variação dos títulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com