Princípio da continuidade
Seminário: Princípio da continuidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeessicabarboosa • 13/10/2014 • Seminário • 362 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Principio da Continuidade
Diz que a empresa deve ser avaliada e escriturada na suposição que a entidade nunca será extinta. As demonstrações são estáticas, não podem ser desvinculadas dos períodos anteriores e subsequentes.
Seus ativos devem ser avaliados de acordo com a potencialidade que tem em gerar benefícios futuros para a empresa na continuidade de suas operações e não pelo valor que se poderia obter se fossem vendidos no estado em que se encontram.
Exemplo 1 : Abertura de uma empresa e sua permanência no mercado.
Exemplo 2 : Empresas de temporada, ela abre para funcionar apenas no três meses do verão. Ela está definindo sua continuidade para três meses.
Postulado da Continuidade
Determina que a entidade é um empreendimento em andamento com intenção de existência indefinida ou por tempo de duração indeterminado de sobreviver aos seus próprios fundadores e ter seu patrimônio avaliado pela sua capacidade de ser útil somente á entidade.
Principio da Prudência
Exige do contador uma atitude cautelosa frente a situações, que uma vez assumidas poderiam levar a usuários a decisões erradas, até mesmo causar prejuízos. Esse principio determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para o passivo sempre que apresentarem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
Exemplo 1 : Dívidas trabalhista a empresa prevê pagar uma ação entre 2.000 e 5.000 reais. Então ela registra na contabilidade o valor maior mesmo que exista um pouco mais de chance de pagar um valor menor.
Exemplo 2 : Assumi menor valor para os componentes do ativo e os maiores para os do passivo. Para que os sócios tomem decisões com precaução e segurança.
Confiabilidade a informação não pode apresentar erros nem distorções, mas representar corretamente o que é devido ou seja deve ser confiável .
Confiabilidade confiar justificadamente no serviço oferecido
Comparabilidade é a característica que permite a identificação e compreensão de semelhanças e diferenças entre os itens. Deve possibilitar ao usuário o conhecimento da evolução entre determinada informação ao longo do tempo, numa mesma entidade ou em diversas entidades, ou a situação destas num determinado momento dado, com vista a possibilitar - se o conhecimento das suas posições relativas.
...