ProInter Parcial
Por: PricilaAbreu • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.545 Palavras (7 Páginas) • 370 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................ 3
UTILIDADES E VANTAGENS DA PESQUISA SALARIAL............................................ 4
TIPOS DE AMOSTRAS UTILIZADAS ............................................................................... 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................. 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................................. 8
INTRODUÇÃO
Na atualidade, para que uma empresa continue crescendo, é necessário também que haja um investimento em seus funcionários, sendo assim, as organizações estão cada vez mais investindo na implantação de cargos e salários. Para que este processo aconteça de forma correta, é imprescindível que se realize uma pesquisa salarial, tema este que será abordado neste projeto. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância e vantagens da pesquisa salarial dentro de uma organização e como esta ferramenta pode ser utilizada, sendo abordado também os tipos de amostras (que serão especificados mais adiante) e por fim os cuidados que se deve tomar quando houver a coleta de dados.
Segundo Marras (2012, p. 55), a pesquisa salarial:
É o instrumento por meio do qual a empresa capta informações sobre cargos, salários, benefícios, procedimentos e políticas de remuneração praticados pelas empresas, em mercado previamente escolhido, visando subsidiar a implantação ou manutenção de sua própria política de pagamentos e benefícios. (MARRAS, 2012, p.55)
A partir da pesquisa salarial, a empresa obtém informações do mercado de trabalho, de acordo com seu segmento e cargos, e com isto, pode-se fazer a implantação do plano de cargos e salários ou então, caso já exista na organização, mantê-lo atualizado.
Claro que infelizmente, ainda temos muitas empresas que não conseguem entender os benefícios que a implantação de um plano de cargos e salários pode trazer à organização, como por exemplo a retenção de talentos, bem como manter seus funcionários motivados. Quando o gestor de recursos humanos traz a ideia de implantação aos demais gestores, muitos criam uma barreira por justamente não terem o conhecimento das vantagens. Por isto, é importante que ao reunir-se para discutir a implantação sejam levados dados e pesquisas consideráveis para se ter uma apresentação confiável. É importante o envolvimento de todos os gestores da empresa, pois, estes terão papeis essenciais na aplicação, principalmente na avaliação de desempenho de seus colaboradores.
É um desafio também que as empresas utilizem o plano de forma correta e mantenham sempre atualizada, pois, o que acontece na maioria das vezes é a primeira aplicação e depois há um esquecimento, ou seja, a empresa opta por apenas ter um plano de cargos e salários desenhado, mas, não o segue.
UTILIDADES E VANTAGENS DA PESQUISA SALARIAL
A pesquisa salarial é utilizada principalmente para a implantação ou atualização do plano de cargos e salários das organizações e tem por finalidade, fazer a comparação de acordo com o mercado de trabalho sobre os valores que estão sendo pagos pelas empresas do mesmo segmento, buscando equiparar com a sua política salarial.
Além do benefício ao empregado, a empresa também terá suas vantagens, pois, através da pesquisa, conseguirá otimizar seu plano de cargos e salários, o que fará com que seus colaboradores tenham perspectiva de crescimento dentro da empresa, estando mais motivados e, consequentemente, com a possibilidade de trazerem resultados mais significativos em relação a função desempenhada. Além disso, o cargos e salários torna-se uma ferramenta de mensuração de desempenho da equipe dentro da organização. Sendo assim, com a sua implantação, os líderes responsáveis terão mais ferramentas em mãos para conseguirem avaliar suas equipes, concedendo mais feedbacks e oportunidades de crescimento e desenvolvimento
Para Chiavenato (2008, p.74):
A administração de salários procura não somente obter o equilíbrio interno de salários dentro da organização, como também obter o equilíbrio externo de salários em relação ao que se paga no mercado de trabalho. Assim, antes de se definir as estruturas salariais da empresa, convém analisar e pesquisar salários pagos na comunidade de empresas. (CHIAVENATO, 2008, p.74)
Sendo assim, de acordo com os pressupostos acima descritos, para que a pesquisa seja realizada adequadamente, conforme Chiavenato (2008), a empresa pode seguir alguns passos:
• Selecionar os cargos que serão pesquisados;
• Indicar quais empresas do mesmo segmento serão utilizadas para a pesquisa;
• Definir a periodicidade da pesquisa.
E como meio para obtenção da pesquisa, a empresa poderá utilizar:
• A contratação de um consultor para a realização da pesquisa;
• Questionários específicos;
• Visitas e entrevistas;
• Busca de informações através das redes e mídias.
Além da remuneração salarial, pode-se pesquisar também, os tipos e os valores de benefícios concedidos pela empresa, como por exemplo: comissão, vale alimentação, plano de saúde, aumento por promoções, entre outros. Através destas pesquisas, buscam-se melhorias constantes para que haja uma relação de ganhos para ambas as partes, organização X funcionário.
Assim que a pesquisa for concluída, é importante que haja a tabulação com os dados colhidos para fazer a equiparação com os dados que já são aplicados na empresa e então começar a desenhar a política salarial dentro do plano de cargos e salários que se deseja impor.
Chiavenato (2008, p.74) ainda afirma que depois da pesquisa concluída,
...