Procedimento Operacional
Artigo: Procedimento Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Moreira.neto • 19/9/2014 • 390 Palavras (2 Páginas) • 648 Visualizações
MONITORAMENTO E COMBATE DE FORMIGAS CORTADEIRAS
MONITORAMENTO
É uma avaliação da população de formigas cortadeiras, realizada no início das atividades anuais em todos os talhões em fase de manutenção da empresa.
DETERMINAÇÃO DA PARCELA DE AMOSTRAGEM
O sistema de amostragem de formigas cortadeiras é o de transectos em faixa. Para determinar a parcela de amostragem deve-se observar no mapa a posição do talhão a ser monitorado e preencher completamente o cabeçalho da FICHA DE MONITORAMENTO DE FORMIGAS CORTADEIRAS.
Ao chegar ao talhão, procurar o início do alinhamento em uma das extremidades. Selecionar a 5ª linhas de plantio.
Executar o monitoramento nessa amostra, observando três entrelinhas de plantio. Iniciar o caminhamento na amostra, contando:
1) o número de árvores da linha central com auxílio de um contador manual. Ao terminar a amostra, o número total de árvores contadas deve ser anotado na coluna CompA.
2) O subbosque. Avaliar a altura do subbosque, anotando: 0 = sem subbosque; 1 = subbosque baixo; 2 = subbosque médio; 3 = subbosque alto.
3) o número de árvores desfolhadas pelas formigas nas 4 linhas de plantas da amostra. Esse número deve ser anotado na coluna Dano Interno, na medida em que forem contados.
4) o número de quenquenzeiros, deve ser anotado na coluna Quenquenzeiros, na medida em que for contada.
5) o número de tanajuras (sauveiros < 1 m2) e olheiros soltos (aqueles onde não é possível determinar a qual formigueiro pertence). Essa informação deve ser anotada na coluna Tanajura/Olheiros, na medida em que for contada.
6) a área dos sauveiros > 1m2. Todo sauveiro encontrado deve ser medido para calcular a área total do sauveiro, multiplicando a maior largura pelo maior comprimento da área de terra solta, medida com passos aferidos. Assim, um formigueiro de 2 m de largura por 6 m de comprimento tem a área igual a 12 m2. A área de cada sauveiro medido deve ser anotada na coluna Form1, .. Form7, sendo um sauveiro para cada coluna.
7) Terminada a amostra, seguir para a próxima amostra distanciando 96 metros da outra e proceder da mesma maneira. Durante o trajeto entre uma e outra amostra, procurar sauveiros >1m2, desfolha nas árvores da bordadura ou carreiros ativos no aceiro ou na borda externa do talhão. Caso encontre algum, anotar 1 (um) na coluna Dano Borda, caso contrário, anotar 0 (zero) nessa coluna.
Os dados das fichas devem ser digitados no sistema MIPFor 3.1, que indicará os talhões a serem combatidos.
...