Processos De Fabricação De Vidros
Exames: Processos De Fabricação De Vidros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gessica2222 • 21/9/2014 • 599 Palavras (3 Páginas) • 553 Visualizações
Processo de Fabricação do Vidro
A produção de vidro faz-se através da moagem da matéria-prima: a sílica (proveniente da areia siliciosa), o óxido decálcio (fornecido pelo carbonato de cálcio) e o óxido de sódio (fornecido pelo sulfato de sódio ou pelo carbonato desódio).Em seguida, a mistura moída é homogeneizada e cozida num forno. Após ter perdido toda a água, junta-se a estamassa o fundente, que, em geral, é constituído por bocados de vidro finamente moídos. A temperatura é elevada até1200 a 1400o C de acordo com a composição da matéria-prima. Nesta fase juntam-se-lhe os aditivos (dióxido demanganês, borato de sódio e óxido de arsénio) e os corantes (óxidos metálicos), se for caso de se querer obter vidroscoloridos. A partir daí a temperatura do forno desce até aos 800 a 400o C, sob a qual o vidro fica pastoso, pronto a sermoldado.
Muitas vezes é necessário proceder ao recozimento do vidro para melhorar as suas características, com vista àeliminação das tensões residuais que condicionam a sua resistência ao choque.
Abaixo,citaremos alguns processos de fabricação de alguns tipos de vidro específicos:
Processo de Fabricação do Vidro Laminado
O vidro laminado é um vidro de segurança formado pelo conjunto de duas ou mais chapas de vidro que tenham sido submetidas a um processo de laminação onde são unidas por uma película plástica ou acrílica. Este vidro atende às exigências mais rigorosas de segurança, controle sonoro e controle de calor (quando associado a um vidro refletivo).
A película plástica do laminado com polivinil Butiral (PVB) filtra até 99,6% dos raios ultravioletas (radiação abaixo de 360 nanômetros), os principais responsáveis pelo descoloramento de móveis, tecidos e objetos.
Os Vidro Laminado também podem ser fabricados com uma infinidade de cores. Estas variam de acordo com a combinação das cores dos vidros, o número de películas de PVB e as cores dessas películas ou resinas.
Processo de fabricação do Vidro Plano
O vidro plano em sua concepção são vidros estruturados em chapas e seu processo de produção é contínuo. Atualmente, existem dois processos de fabricação de vidros planos no Brasil: flutuação em banho de estanho (float) e laminação por rolo impresso.
O vidro plano também conhecido pode ser usado diretamente nos mais diversos tipos de aplicação, mas também é a matéria prima para o processamento dos mais variados produtos.
É ideal para aplicações que exijam perfeita visibilidade. Como o vidro plano pode ser beneficiado, é usado pelos mais diversos segmentos, como na construção civil, pela indústria moveleira e no setor da decoração. Ideal para janelas, portas, prateleiras, balcões, frentes de gavetas, entre outras aplicações.
Processo de Fabricação do Vidro Temperado
A fabricação do vidro temperado é realizada por meio de um forno de têmpera horizontal ou vertical que o torna mais resistente a choques mecânicos e térmicos, preservando suas características de transmissão luminosa e de composição química.
No processo de têmpera o vidro é submetido a um processo de aquecimento e resfriamento rápido que
...