Processos Gerenciais
Por: linfacioni • 30/3/2015 • Tese • 517 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
Passo 1
Tanto para Adalberto Chiavenato, quanto para Djalma de Pinho Rebouças e Flávio Andrade, o planejamento está dividido em:
Planejamento Estratégico, que está voltado à alta cúpula da empresa e com uma visão a longo prazo.
Planejamento Tático, ligado a níveis gerenciais e é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa, sua visão é de médio prazo.
Planejamento Operacional está voltado ao nível operacional, ou seja, para a realização das tarefas.
Passo 2
As mensagens, tanto do Professor Roberto Shinyashiki, quanto do Professor Paulo Barreto dos Santos, partem da premissa da visão do empreendedor.
Mas, enquanto Roberto Shinyashiki prima pela inventividade, Paulo Barreto dos Santos prima pelo esforço.
A visão do empreendedor, segundo Roberto Shinyashiki, parte do ponto de encontrar possibilidades, sempre buscando novos desafios.
Para Paulo Barreto dos Santos, a visão é totalmente voltada ao esforço e a centralização, no entanto, esta centralização está em fazer que suas ideias sejam aceitas e compartilhadas por todos.
Fazendo um paralelo entre as definições acima, vemos que Roberto Shinyashiki está mais voltado ao Planejamento Estratégico, conforme descrito no conteúdo do livro texto, enquanto Paulo Barretos dos Santos está voltado ao Planejamento Tático.
Isto fica claro, pois no Planejamento Estratégico a visão do futuro é que norteia as ações, e no Planejamento Tático, conseguir estampar as suas ideias é que move a máquina.
Passo 2.1
Para todo administrador, seja ele no âmbito estratégico, tático ou operacional, o planejamento é de fundamental importância no seu sucesso.
Para um administrador do Planejamento Estratégico, a visão a longo prazo está intimamente ligada ao seu sucesso ou ao seu fracasso.
Saber analisar o mercado futuro é de suma importância, suas decisões de hoje terão impactos ao longo prazo.
No Planejamento Tático é fundamental que o administrador entenda as decisões estratégicas e que norteie a conduta nos diversos departamentos da empresa, avaliando sua atual realidade e suas possibilidades futuras.
O Planejamento Operacional é de grande importância para otimizar os resultados do dia a dia, buscando a eficácia para atingir os objetivos traçados pelo Planejamento Tático.
Passo 3
- O que é planejamento?
Planejamento é analisar o futuro, seja ele, a longo prazo, a médio prazo ou a curto prazo, criando diretrizes para a execução das tarefas.
Vale lembrar que, o planejamento não é estático, ele pode e deve ser adequado devido a possíveis desvios que possam surgir no decorrer do seu desenvolvimento.
- Quais os tipos de planejamento?
Planejamento Estratégico:
Está inserido no nível institucional da empresa, voltado ao planejamento a longo prazo, defrontando-se com as incertezas geradas por elementos incontroláveis.
Planejamento Tático:
Está no nível intermediário da empresa, determina antecipadamente o que fazer e quais os objetivos a serem alcançados, é permanente e contínuo, ajustável a novos ambientes, é mensurável servindo de base para novos planejamentos e interage com todos os níveis da empresa.
...