Processos Gerenciais Anhanguera
Pesquisas Acadêmicas: Processos Gerenciais Anhanguera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/9/2014 • 865 Palavras (4 Páginas) • 619 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD
POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO: PROCESSOS GERENCIAIS
DISCIPLINA: PROCESSOS GERENCIAIS / MATEMÁTICA
- RA
ALUNO - RA
PROCESSOS GERENCIAIS / MATEMÁTICA
Desafio apresentado como requisito para a obtenção de nota da disciplina PROCESSOS GERENCIAIS / MATEMÁTICA do Curso de PROCESSOS GERENCIAIS, supervisionada pelo tutor presencial Jesus
Prof: Franciellen Martins da Silva
Título: Consultoria Administrativa
Jundiaí, 20 de setembro de 2014
Estrutura Organizacional
A organização da empresa é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.
Depois de uma reunião de alinhamento, a estrutura da Empresa sofreu as seguintes alterações:
Diretorias:
Administrativa e de Projetos: 1 Diretor, fica encarregado em desenvolver melhorias em todos os setores da Empresa, apontando direções de melhorias, apontando possíveis falhas e buscando conhecimento externo para evolução de toda a Corporação.
Compras / vendas: 1 diretor, com foco na negociação com fornecedores e melhorias de aplicação de verbas de compras as ações internas serão passadas pelo Diretor somente á Gerência, assim o mesmo fica sem contato direto com o operacional. Também fará estudos com foco na melhoria no atendimento, capacitação e treinamento de pessoal e melhoria da exposição de produtos.
Operações: 1 Diretor, responsável com a Logística do processo, apresentará projeto para melhoria da Qualidade dos prestadores de serviço.
Marketing: 1 Diretor, focado em divulgar a marca, fazer pesquisas de campo e promoções, a fim de acompanhar a evolução do conhecimento da marca no mercado.
Gerências;
Administrativa: 1 Gerente, além de suas rotinas normais, faz auditorias em todas as Unidades, gera relatórios com indicadores de desempenho de todas as demais gerências.
Unidade: cada unidade de negócio passa a ter um Gerente, esse fica responsável por toda a Gestão, inclusive da Segurança. Mensalmente apresenta os indicadores e números de faturamento, custos e projeção futura.
Supervisores:
Cada Unidade de negócio terá um Supervisor por setor, conforme abaixo, quando se aplicar.
Mercearia e Secos e Molhados:
Hortifrutícola:
Linha Branca/Marrom
Armarinho e Textil
Açougue e Peixaria
Operacional
A equipe operacional continua com o número atual de colaboradores, porém transmitem as informações, indicadores e problemas unicamente a seu Supervisor, o acesso a gerência ou a Diretoria só se faz em caso de ausência do supervisor ou não solução do problema apresentado, preservando assim a hierarquia da Empresa.
Mercearia (15), Hortifrutícola (15), Padaria (20), Linha Branca/Marrom (30), Secos e Molhados (20), Armarinho(5), Textil (5), Açougue (20), Peixaria (15), Segurança (20).
Plano de capacitação aos Diretores e Gerentes
Primeiro reunimos os integrantes da área de Desenvolvimento Humano, para que fosse realizada a elaboração das políticas e dos procedimentos conforme as normas da ISO. Depois, ocorreu a fase de alinhamento e conhecimento das demais diretorias. Com o plano aprovado, realizou-se um treinamento com todos os gerentes da empresa e, por último, o plano foi posto em prática, sempre monitorando o processo conforme os parâmetros estabelecidos.
Dentre os pontos práticos, ressaltamos os pontos a seguir:
Melhorar a sua eficácia gerencial: desenvolvido plano de cronogramas organizacionais aos Gerentes e Diretores, onde cada etapa de ações de melhorias serão apresentados quinzenalmente e juntos verificaremos cada passo de desenvolvimento, buscando enxergar o resultado em cada ação e manter sempre ao conhecimento de todos os próximos passos a desenvolver na Companhia por cada Diretor/Gerente.
Desenvolver líderes; Foi contratada uma Empresa motivacional, resgatando assim o melhor de cada líder, enxergando o que há de vícios em sua rotina e desfazendo o que impede que cada setor tenha o melhor de seu profissional.
Capacitá-los a liderança situacional; Com a criação do Organograma da Empresa, foi feito reunião geral, onde todos os Colaboradores receberam orientação sobre a quem se dirigir e passar suas dificuldades, dividindo a Empresa em grupos/equipes, cada Gestor conseguiu se aproximar de sua equipe, podendo acompanhar suas dificuldades, orientar quanto aos problemas e direcionar cada ação planejada, tendo o sucesso como mais fácil de ser alcançado.
Construção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho: Elaborado cronograma de cursos de capacitação com foco em formação de líderes, curso de melhoria e desenvolvimento na comunicação, administrativa e organizacional.
Melhoria do RH e Departamento Pessoal: Elaboração de Plano de Carreira, criação da estrutura de RH Corporativo, captação de talentos externos.
Capacitação/desenvolvimento Operacional
Criação do RH e Departamento De Pessoal Corporativo
Plano de treinamentos foram criados, tanto para atendimento a cliente como para a rotina diária visando: melhoria de atendimento a clientes, redução de desperdício em matéria prima e perecíveis.
Desenvolvido plano de carreira de acordo com cursos efetuados e tempo de serviço, o funcionário recebe um aumento percentual em seu salário.
Criação de Participação de Lucros, onde funcionário operacionais passam a receber participação nos lucros se as metas descritas abaixo forem atingidas;
• Teto de horas extras executadas, medidas por mês;
• Meta de acidente de trabalho, estipulado de acordo com a média de acidentes do ultimo ano;
• Meta de vendas, baseado no histórico do ultimo ano;
Criação de projetos específicos
• Semestralmente, indicadores que medem desperdício com utilização de força elétrica, alimentos vencidos e outros indicadores.
• Atingindo as metas criadas, além de premiação em dinheiro, os Colaboradores serão beneficiados com sorteios de prêmios e viagens.
Referências
Oliveira ,Djalma Rebouças, Sistemas Organizações e Métodos – Uma Abordagem Gerencial -20ª Ed. 2011
Chiavenato, Idalberto. Teoria Geral da Administração. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2003.
KWASNICKA, Eunice Lacava. Teoria geral da administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1955.
LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005
...