Programa 5s
Pesquisas Acadêmicas: Programa 5s. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gikka • 27/9/2013 • 695 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
5S
O programa 5S tem como finalidade aprimorar as habilidades de um trabalhador ou de toda a equipe pertencente à produção de uma empresa tornando-os mais objetivos e assim as metas traçadas anteriormente serão atingidas com mais eficiência e eficácia.
Surgiu em meados de 1950 no Japão com o objetivo de organizar e limpar a sujeira deixada nas logo após o fim da segunda guerra mundial. Com a utilização deste foi possível que todo o país devastado até então fosse reerguido.
Com o sucesso da implantação do 5S no Japão, outros países começaram a propagar o sistema por decorrência de várias situações organizacionais sendo que no Brasil o mesmo iniciou suas práticas no ano de 1991 atingindo primeiramente o ramo empresarial, visando à otimização dos custos, redução do desperdício e aumento significativo da produtividade. O 5S é composto por:
1º Seiri – Senso de utilização
2º Seiton – Senso de organização
3º Seiso – Senso de limpeza
4º Seiketsu – Senso de saúde
5º Shitsuke – Senso de autodisciplina
KAISEN
Kaisen significa “mudança para melhor”, onde os japoneses utilizaram como base a Administração Clássica de Taylor visando à melhoria contínua, não somente para dentro da organização como também melhorias para o próprio trabalhador.
Para o Kaisen viver de forma satisfatória significa ter estabilidade financeira e emocional em um ambiente de trabalho harmônico, simples e funcional proporcionado pela organização buscando melhorias diárias. Considerada também uma filosofia, o Kaisen pode ser traduzido na seguinte frase “Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje.”.
Um exemplo prático da utilização e eficiência do Kaisen é o sistema de produção da Toyota que se tornou mundialmente famosa por ter dado origem a este conceito de qualidade tão utilizado atualmente pelas grandes organizações.
POKA-YOKE
O Poka-Yoke é uma metodologia que visa evitar que os erros cometidos durante o processo produtivo se tornem defeitos buscando sempre a eliminação de suas origens. Traduzindo que dizer “prova de erros” e faz parte dos conceitos utilizados no sistema de produção da Toyota, no Japão, por volta dos anos 60.
É um sistema econômico, pois reduz os custos que seriam destinados para o controle de qualidade, já que os erros são rapidamente identificados e reparados em 100%, sendo combatidos antes que o processo produtivo continue acarretando altos prejuízos para a organização.
Poka-Yoke pode ser dividido em duas modalidades, sendo elas de controle ou advertência descriminados abaixo:
Controle – É utilizado quando a linha de produção para de funcionar quando um erro é detectado, travando toda a continuidade do processo caso o mesmo não seja reparado.
Advertência – É utilizado quando se emite alarmes ou qualquer outro tipo de sinal, podendo ser sonoro ou não, alertando para que os operadores identifiquem o erro.
MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL
A
...