Programa de Treinamento e Desenvolvimento na Empresa Microsoft
Por: Bruna Iannibelli • 8/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 478 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - POLO CAMPO GRANDE
PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO NA MICROSOFT
DISCIPLINA: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO E GESTÃO
DO CONHECIMENTO
PROFESSOR: WAGNER SALLES
ALUNA: BRUNA GARCIA IANNIBELLI
Rio de Janeiro
2019
Segundo Chiavenato, “treinamento é um meio para alavancar o desempenho do cargo e desenvolver competências nas pessoas para se tornarem mais produtivas, criativas e inovadoras”. Diz ainda que, “ cada parceiro está disposto a continuar investindo seus recursos na medida em que obtém retornos e resultados satisfatórios de seus investimentos”. Treinar e desenvolver pessoas vai além da adequação de cada indivíduo ao cargo. Essa ferramenta de gestão gera mudança no comportamento dos colaboradores, torna-os mais criativos, qualificados, inovadores e, consequentemente, mais produtivos em suas atividades laborais. Sabendo da importância de se investir no capital humano, elaboraremos agora um programa de treinamento e desenvolvimento alinhados a estratégia da empresa Microsoft.
Etapa do diagnóstico das necessidades
Adotaremos o modelo de análise das necessidades proposto por McGehee e Thayer muito utilizado, ainda, nas organizações nos dias de hoje. É um modelo bem completo que propõe que a análise seja feita nos níveis organizacionais, de tarefas e individuais e que procura detectar variáveis do meio, do clima organizacional e de suporte organizacional que possam interferir na efetividade das ações educacionais. No nível organizacional, deve ser especificado quando e onde se faz necessário o treinamento. No nível tarefa, determina-se o que deve ser treinado em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA’s) necessários para o desempenho do cargo. E no nível individual, identifica-se quem na organização precisa de treinamento. Para auxiliar esta análise, utilizaremos o questionário como técnica de coleta de dados para obter informações que sejam relevantes para o diagnóstico das necessidades.
Etapa do planejamento
- OBJETIVO: Tornar a empresa um referencial no que se refere ao capital intelectual; Criar uma equipe de alta performance; Identificar os possíveis gaps de competências e criar soluções para o preenchimento dessas lacunas; Atingir as metas da empresa por meio do desenvolvimento do desempenho dos funcionários.
- TEMPO DE DURAÇÃO: o treinamento será contínuo e não apenas pontual.
- TEMAS ABORDADOS: trabalho em equipe; gestão da mudança; produtividade e rentabilidade.
- AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO: será realizado a avaliação formativa, visto que este tipo de avaliação é realizado ao longo de todo o processo de treinamento e desenvolvimento, com feedbacks contínuos, o que possibilita a correção de rumos e reforça os pontos de melhorias. Será aplicado também um teste de desempenho realizado através de simulados que serão aplicados antes e depois do treinamento.
Etapa de execução
- METODOLOGIA ADOTADA: EAD (á distância), com cursos on line disponibilizados em uma plataforma virtual, com conteúdo conciso, exposto de maneira clara e objetiva.
Etapa da avaliação
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO: essa etapa é fundamental para analisar o nível de aprendizado do treinamento, saber o que deu certo e os pontos a serem melhorados. Adotaremos então, mais de uma estratégia a fim de ampliarmos nossa visão quanto aos resultados obtidos. Utilizaremos as seguintes ações:
* Média da avaliação de reação – a comunicação é um diferencial quando realizada de maneira clara e objetiva. A opinião dos avaliados é essencial para que a empresa possa promover melhorias. O objetivo deste indicador é justamente medir a satisfação dos participantes quanto ao treinamento que receberam.
...