Programação
Exam: Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dharaalves • 3/12/2014 • Exam • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 502 Visualizações
1 - Uma caneca de alumínio de 100 cm3 está cheia de glicerina a 22 °C. Quanta glicerina derramará, se a temperatura do sistema subir para 28 °C? (o coeficiente de dilatação do alumínio é 23 x 10-6/ °C e da glicerina e de 5,1 x 10-4/ °C).
Dilatação volumétrica.
Expansão volumétrica e coeficiente de expansão volumétrica onde .
O volume do liquido derramado corresponde a diferença entre o seu volume final e o volume final do recipiente, volume final da caneca de alumínio “ ”.
(Volume do alumínio) Eq:(1)
Volume final da glicerina “ ”.
(Volume da glicerina). Eq:(2)
Mais o que queremos saber o quanto de glicerina derramara, se a temperatura do sistema subir 28 °C?
Temos que combinando (1) e (2) nos da:
2 - Uma barra feita com uma liga de alumínio mede 10 cm a 20 C e 10,015 cm, no ponto de ebulição da água. (a) Qual o seu comprimento, no ponto de congelamento da água? (b) qual a sua temperatura, se seu comprimento é 10,009 cm?
(a) Se quisermos determinar o comprimento da barra, no ponto de congelamento da água temos que descobrir o coeficiente de dilatação linear .
Expansão térmica, dilatação linear e dada pela Eq: onde .
Que nos da que C.
Dessa forma baixando a temperatura ate o ponto de congelamento da água a barra sofre variação do comprimento, lembrando que a escala (C) vai de 100C a 0C.
Sendo assim temos que:
(b) Usando a relação, e a Eq: da dilatação linear .
desse modo obtemos a temperatura final.
C.
3 - Um gás ideal, inicialmente a 300 K, é comprimido à pressão constante igual a 25 N/m2, de um volume de 3 m3 até um volume de 1,8 m3. Durante o processo, o gás perde 75 J de calor. Quais são (a) o trabalho realizado, (b) a variação de energia interna do gás?
Dados: , 25 N/m2 , 3 m3 e 1,8 m3.
Sabendo-se, que no diagrama (P, V) o volume inicial e 3 m3 e o volume final e 1,8 m3 e a pressão inicial e 25 N/m2
Como o gás esta sendo comprimido Q será negativo Q=-75 J, lembrando que Q>0 esta ganhando e Q<0 esta perdendo.
Usando a primeira lei que e combinando temos que , onde , onde e
(a) Trabalho Associado a uma variação de volume
(b) A variação de energia primeira lei da termodinâmica e dada pela Eq:
.
4 - Uma garrafa térmica contém 130 cm3 de café quente, à temperatura de 80 C. Nela, você põe uma pedra de gelo de 12 g, em seu ponto de fusão, para esfriar o café. Quantos graus o café esfria, após o gelo ter derretido? Trate o café como se fosse da água pura.
Se considerar a garrafa como um sistema isolado, dessa forma não haverá perda de energia. Assim o calor cedido pelo café (alumínio) mais o calor cedido pelo (gelo)para derreter e aquecer deve ser nulo:
Considerando que a conservação de energia nos diz que num sistema fechado Q=0 e . Nos da que + =0.
Já na capacidade calorífica temas as Eq: onde + =0.
As letras (g e a) estão relacionadas com a água e o gelo, e o calor latente de fusão do gelo. Para se calcular a massa do café usasse a Eq:
Como a densidade do café e um 1,00g/ cm3 a 20C, volume do café aproximadamente de 2 cm3 volume do café a 20C vale:
Combinando (1) e (2) nos da:
Substituindo valores na Eq:
Logo T será
5 - Uma anel de cobre de 20 g tem um diâmetro de exatamente 1 polegada à temperatura de 0 °C. Uma esfera de alumínio tem um diâmetro de exatamente 1,002 polegada à temperatura de 100 °C. A esfera é colocada em cima do anel e permite-se que os dois encontrem seu equilíbrio térmico, sem perder calor para o ambiente. A esfera passa exatamente pelo anel na temperatura de equilíbrio. Encontre a (a) temperatura de equilíbrio e (b) a massa da esfera.
(a) Analisando a expansão térmica da esfera de alumínio e do anel de cobre. Depois da expansão, o diâmetro d da esfera de alumínio será:
O diâmetro d do anel de cobre será:
Como na temperatura final os diâmetros da esfera e do anel serão iguais, que nos da:
Resolvendo esta equação para (T) temos:
(b) A massa da esfera e calcula por meio da troca de calor do sistema.
6
...