Programação, métodos e técnicas
Seminário: Programação, métodos e técnicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Evan_rib • 28/10/2013 • Seminário • 1.521 Palavras (7 Páginas) • 255 Visualizações
DESENVOLVIMENTO E TREINAMENTO- Tema 4
Programação, Métodos e técnicas
Ao final, você deverá ser capaz de responder as seguintes questões:
• Quais os passos para a programação de treinamento?
• Quais as diferentes técnicas e metodologias para T&D?
• Como identificar as técnicas adequadas às diferentes necessidades?
E para contribuir com seu aprendizado, será muito importante a leitura do nosso caderno de atividades, em sua página 59, que relata trechos de alguns autores abordando critérios para a seleção das metodologias de processos em gestão de pessoas.
Para Pacheco (2009), os métodos a serem empregados precisam estimular o desenvolvimento das pessoas e proporcionar mudança de comportamento e capacidade para manifestar e aprimorar conhecimentos. Portanto, obter a motivação das pessoas para o entendimento, a participação, a aceitação e a prática das novas tarefas é importante para elas assumirem novas responsabilidades.
Já Chiavenato (2009), p. 85 a 96, apresenta uma descrição detalhada das técnicas e metodologias mais empregadas nas organizações.
Para auxiliar na compreensão, pode-se empregar a classificação adotada por Bíscaro apud Hanashiro et al. (2009, p. 264), em seu livro Métodos e Técnicas em T&D:
Método Prático ou aprender fazendo envolve:
• Aprendizagem metódica do trabalho.
• Rodízio de funções.
• Oficinas de trabalho.
• Estágio em um ou mais postos de trabalho ou chefia.
• Participações em equipes de trabalho.
• Participação em projetos.
Em nosso caderno de atividades você encontrará também na página 62 dicas de links interessantes para leitura abordando diversos assuntos. A primeira dica, você poderá ler um artigo, onde você encontrará dicas para treinamento de executivos, como jogos, simulações que estimulam a vivência de situações diversas. Em outro artigo na mesma página você encontrará informações que enfatiza a importância do treinamento, da escolha de métodos adequados e apresenta o estudo de caso da empresa Motorola.
Outra dica muito interessante é assistir ao filme A Procura da Felicidade (EUA, 2006). Direção de Gabriele Muccino. Chris Gardner, interpretado por Will Smith, é um pai de família, lutando para sobreviver. Buscando desesperadamente um emprego com melhor remuneração, usa toda sua habilidade de vendedor. Ele ingressa como estagiário numa importante corretora de ações e, apesar de não haver salário, ele aceita, na esperança de, ao final do programa, conseguir emprego e um futuro promissor. Neste filme, observe o processo de integração e o treinamento dos estagiários da corretora.
Falando ainda de nosso caderno de atividades, em suas páginas 63, 64, 65 e 66, ele traz atividades que deverão ser realizadas objetivando a fixação dos conteúdos, bem como a avaliação de sua compreensão sobre o tema.
Programar um treinamento envolve algumas etapas importantes e sistematizadas. Para auxiliar na programação, pode-se utilizar a ferramenta 5W e 2H, como vemos a seguir:
What O que fazer? Objetivo
Why Por que fazer? Justificativa
How Como fazer? Técnicas e métodos
Who Quem? Quem será treinado/resposáveis
When Quando? Estabelecer prazos
Where Onde fazer? Definição Local
How much Quanto custa? Valor de investimento
Com essa providência, ficam claras as responsabilidades, prazos, custos e outras ações.
Portanto, o planejamento do treinamento precisa conter os seguintes itens: definição clara do objetivo do treinamento; se será em módulos, ciclos ou uma única intervenção; qual o conteúdo do treinamento, qual o método escolhido; quais são os recursos de materiais, manuais, tipo de instrutor; número de pessoas a serem treinadas, características dos treinandos, disponibilidade de tempo para o programa; local; melhor época, considerando agenda dos envolvidos; cálculo do investimento; escolha de indicadores.
A escolha de indicadores de resultados em geral é uma resposta às necessidades de treinamento identificadas (etapa 1), que tratamos no tema anterior. A eficácia do treinamento está diretamente ligada aos resultados que ele trouxer e atingir seus objetivos. Confira a figura 3.19, da p. 78, do Livro-Texto, que apresenta um esquema para a escolha de indicadores atrelados às necessidades levantadas na etapa 1 do ciclo de treinamento.
A figura 3.22, da p. 86 do Livro-Texto, apresenta como as técnicas de treinamento podem ser classificadas:
Como se pode verificar, há diversos métodos de treinamento; todos têm sua validade e aplicação. Entretanto, não se deve definir um método sem ter em conta em que ponto ele pode ser mais efetivo e também o que precisa ser treinado, quem é o público-alvo e que resultados espera-se obter.
Lembre-se: ao identificar e escolher uma metodologia e técnica, considere qual tipo de treinamento está sendo demandado:
Inicial: em geral para recém-admitidos, a intenção é integrá-los o mais rapidamente na cultura organizacional.
Técnico-operacional: é um dos tipos de treinamento que são mais demandados e absorvem boa parte dos investimentos de T&D, em geral para a equipe de linha de frente, produção, áreas de apoio, gerencial, operacional, inicial.
Gerencial: destina-se àqueles que exercem ou irão exercer alguma função de liderança.
Em geral, avaliações de desempenho e de potencial são boas fontes para se identificar a necessidade desse tipo de treinamento.
Comportamental: destina-se a trabalhar aspectos do comportamento que afetam questões de relacionamento, trabalho em equipe, produtividade etc.
Critérios para a seleção das metodologias
Para Pacheco (2009), os métodos a serem empregados
...