Prointer
Por: Gabriela05 • 11/8/2015 • Trabalho acadêmico • 5.164 Palavras (21 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TECNÓLÓGO EM RECURSOS HUMANOS
POLO - PORTO SEGURO
DISCIPLINA: PROJETO INTERDICIPLINAR APLICADO AOS CURSOSUPERIORES DE TECNOLOGIA I (PROINTER I)
Daiane Couto Prado Alves RA1709114957
Eudenys Dias Silva RA 2837309558
Gabriela Souza Pinto RA1708167936
Elmarceli dos Santos Araújo RA 1709100819
MANUAL DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO: FINAL
PORTO SEGURO/BA
2015[pic 2][pic 3]
[pic 4]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: PROJETO INTERDICIPLINAR APLICADO AOS CURSOSUPERIORES DE TECNOLOGIA I (PROINTER I)
Daiane Couto Prado Alves RA 1709114957
Eudenys Dias Silva RA 2837309558
Gabriela Souza Pinto RA1708167936
Elmarceli dos Santos Araújo RA1709100819
MANUAL DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO: FINAL
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado aos cursos Superiores de Tecnologia do curso de Tecnólogo em Recursos Humanos da Anhanguera sob acompanhamento do professor (a ) AlexonVeríscimo.
PORTO SEGURO/BA
2015[pic 5][pic 6]
RESUMO
O trabalho traz uma abordagem sobre o empreendedorismo, ou seja, como tornar-se um bom empreendedor, para isso, foi realizado um plano de negócio para conhecer e verificar a importância do plano de negócio para que a empresa tenha uma vida mais longa. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico e também entrevista com um empreendedor para conhecer quais suas expectativas e fatores que fizeram com que ele tornasse um empreendedor. Foi possível verificar ainda que para ser empreendedor é necessário para que conhecer os caminhos a serem seguidos para desenvolver um bom negócio, é importante dizer ainda que o plano de negócio contribui para uma análise mais aprofundada sobre o processo e planejamento dos investimentos.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Plano de Negócio. Prointer.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.1 Análise e interpretação do questionário 6
2.2 Análise das respostas do autor 10
2.3 Oportunidades, ameaças, forças e fraquezas 10
3. PLANO DE NEGÓCIO 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 22
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as duas etapas propostas para o desenvolvimento do PROINTER I, que consiste em apresentação de uma entrevista, embasamento teórico e posição do grupo diante das entrevistas apresentadas, possibilitando assim, a primeira parte do trabalho solicitado.
A partir do estudo das disciplinas foi possível compreender que o termo empreendedor vem sendo utilizado como sendo o início de uma organização com o objetivo de realizar inovações para oferecer serviço e bens de melhores qualidades para seus clientes.
Conforme destacado por Leite (2000 ”existem diversas qualidades pessoas de um empreendedor, dentre elas podem destacar: a iniciativa, a visão, a coragem, a firmeza, a decisão, a atitude de respeito humano e a capacidade de organização e direção".
Assim, o grupo compreende que empreendedorismo é aquele pelo qual os indivíduos buscam o desenvolvimento de bens e serviços voltados a atender as necessidades dos indivíduos bem como possibilitar que todos tenham acesso a serviços e bens com qualidade.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Análise e interpretação do questionário
Foi realizada uma entrevista com um empreendedor do empreendimento denominado Mercearia Rainha de Xerém, situada na Estrada do Xerém, nº 783, na cidade de Xerém, Duque de Caxias, Rio de Janeiro-BA, no ramo de gênero alimentício, tendo sua atividade iniciada em maio de 2001, tendo como entrevistado o Sr. Darcy Vargas Oliveira.
Durante a entrevista foi perguntado ao empreendedor quais os fatores que influenciaram a tornar um empreendedor, e o mesmo afirmou que foi a partir da percepção de que faltava na localidade uma mercearia para atender a necessidade da população local. Percebe-se a partir da resposta que o empreendedor foi ao encontro da real necessidade da população, enxergando que o negócio era vantajoso, conforme descrever Dornelas (2003) que o empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócios, tendo como foco a inovação e a criação de valor.
Foi perguntado ainda se na família existia algum empreendedor, e o mesmo afirmou que existe uma empresa de manutenção de caldeiras, observa-se que o Sr. Darcy não seguiu o mesmo ramo da família, mas teve uma visão importante, que foi a necessidade da população local. Outro fato importante apresentado pelo entrevistado é que ele teve a intenção de abrir a mercearia a partir da compra de um ponto estratégico, ou seja, ele teve uma visão estratégica que possibilitou o atendimento da real necessidade da localidade.
De acordo com o SEBRAE (2007), o empreendedor tem a capacidade de enxergar objetivos com clareza e traçar planos para atingi-los em prazo pré-estabelecidos, tendo a capacidade de identificar oportunidades nos locais mais improváveis. Ele sabe montar um projeto e ainda coloca-lo em prática, mesmo que, para isso, ele corra riscos, o que exige tolerância às frustações e motivação diante dos desafios.
Foi perguntado ainda se a educação formal recebida foi relevante para o desenvolvimento do negócio, de acordo com o entrevistado, não foi tão relevante para os negócios, mas utiliza-se do aprendizado do dia a dia para o bom desenvolvimento do empreendimento. Segundo Dolabela (2008), o empreendedorismo não é um tema novo ou modismo, mas existe desce a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar a relação do homem com os outros e com a natureza, assim, o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondem as consequentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal.
...