Prointer
Por: theuane • 7/9/2015 • Artigo • 6.069 Palavras (25 Páginas) • 179 Visualizações
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EFICIENTE E EFICAZ.
Lessio Kyldare Alves de Queiroz - Orientador
Unianhaguera
Aline de Jesus Moura
Unianhaguera
Elaine Cristina de Souza
Unianhaguera
Gersilene Aparecida de Lemes
Unianhaguera
Giselle Nataly do Nascimento
Unianhaguera
Lara Morgana de Souza Pimentel
Unianhaguera
Lariane Souza Lourenço Oliveira
Unianhaguera
Obede Muniz de Souza Ribeiro
Unianhaguera
Raquel de Souza Vieira
Unianhaguera
Rayane Mayara Costa e Silva
Unianhaguera
Theuane Gonçalves Batista
Unianhaguera
Resumo
O planejamento estratégico tornou-se uma ferramenta de muito valor no meio empresarial. Principalmente nos tempos atuais, onde as pressões são tantas que obrigam as empresas a se adaptarem ou a driblarem os fatores externos que causam essas pressões.
Como o ambiente no qual as empresas se inserem é bastante complexo e mutável, é necessário que as mesmas estabeleçam continuamente estratégias de defesa e até de sobrevivência. No entanto, a utilização da estratégia é cercada de conceitos, que muitas das vezes, incompreensíveis, tornam-se um obstáculo para a correta utilização dessa ferramenta.
O processo de elaboração do planejamento estratégico esbarra no desconhecimento de sua utilidade, e de sua potencialidade. Isso afeta diretamente no sucesso do planejamento estratégico.
O conhecimento da ferramenta, bem como a noção básica de suas funções, e também dos fatores que compõe todo o seu processo de definição, elaboração e implementação, auxilia as empresas durante a definição dos objetivos estratégicos e dos planos para alcançá-los, contribuindo assim, para a elaboração de um planejamento estratégico eficiente e eficaz, que atenda aos objetivos e necessidades da organização.
Palavras - Chave: Planejamento; estratégia; objetivos.
Introdução
A proposta deste trabalho é analisar os fatores que influenciam no sucesso de um planejamento estratégico, através de pesquisa que evidencie a ambigüidade existente nas definições e abordagens do tema, que em sua maioria, dificultam o entendimento e a correta construção da estratégia empresarial.
De acordo com Whittington (2004), tradicionalmente, os estudos sobre estratégia valorizam o desempenho e a vantagem competitiva da empresa, porém, é importante analisar o processo que se utiliza para buscar os resultados, ou seja, como as ações estratégicas são montadas. No entanto, esse trabalho não tem como foco, detalhar as minúcias do processo de elaboração da estratégia, mas sim, evidenciar os fatores envolvidos nesse processo, que tenham maior importância na elaboração do planejamento estratégico, ou, que afete direta ou indiretamente sua eficiência e eficácia.
O trabalho foi desenvolvido com referência em bibliografias respeitadas e muito conceituadas, que abordam o tema de forma detalhada e, muitas vezes, divergentes entre si. O intuito final foi, portanto, promover uma análise de diferentes visões sobre o assunto, a fim de verificar o que faz com que o planejamento estratégico seja eficiente e eficaz, e que atenda aos objetivos das organizações.
- Metodologia do Trabalho
O plano de estudos sobre o planejamento estratégico eficiente e eficaz foi realizado através de consulta bibliográfica, ou seja, através de materiais já publicados, que abordam o tema administração, e consequentemente, o tema planejamento estratégico. O material estudado é constituído especificamente por livros e revistas.
O trabalho foi baseado em conceitos e abordagens de autores conhecidos pelas publicações sobre o tema. Pode-se dizer, portanto, que, segundo a classificação de Gil (2002), esta pesquisa pode ser considerada descritiva, pois, a partir dos prévios conhecimentos do tema de estudo, partiu-se para a descrição de atitudes e conceitos defendidos por diferentes autores e defensores do tema de estudo. Trivinos (1987), ainda completa que, o pesquisador parte de uma ideia e aprofunda seu estudo nos limites de uma realidade específica, buscando antecedentes e maiores conhecimentos para, em seguida, planejar uma pesquisa descritiva, e definir seu roteiro de investigação.
Através das diversas informações coletadas, pôde-se atingir o objetivo do trabalho, sendo o de se caracterizar a estrutura comum de uma estratégia, e identificar os erros mais comuns em sua elaboração, de maneira a evidenciar os fatores que influenciam para o sucesso ou o fracasso do planejamento estratégico, com base na bibliografia de apoio do estudo.
Para melhor compreensão do tema e do problema proposto, o trabalho foi dividido em partes dentre o grupo, de dez pessoas no total, a fim de despertar diferentes visões e argumentos sobre os mesmos, e assim, juntá-los e organizá-los, de maneira a elaborar o projeto numa sequência lógica, clara e objetiva.
O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico, e o raciocínio utilizado foi o dedutivo, cujo objetivo é explicar o conteúdo das premissas estudadas e consultadas, através de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, a fim de se chegar a uma conclusão.
O roteiro para o desenvolvimento da investigação utilizado foi o de fichamento temático, onde alguns conceitos da obra utilizada para consulta foram transcritos e parafraseados, a fim de confirmar e reforçar o raciocínio lógico da pesquisa.
- Resultados da Pesquisa
Com a aceleração das mudanças no mercado, as empresas sofrem uma crescente pressão que as obriga a serem flexíveis às mudanças do ambiente e a se anteciparem a essas mudanças para que não percam as novas oportunidades que surgem a cada dia e, também para que tenham a capacidade de reagir e responder de forma flexível às ameaças e pressões desse ambiente, evitando-as assim, ou neutralizando-as. A evolução da tecnologia, as exigências dos sindicatos, o controle governamental e as pressões de toda a sociedade são exemplos de circunstâncias que, afetam diretamente as organizações. (CHIAVENATO, 2011).
...