Prointer Final Anhaguera
Por: irina.lira • 24/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.908 Palavras (16 Páginas) • 363 Visualizações
Tecnologia Gestão de Recursos Humanos
IRINA EMANUELLE NUNES DE LIRA
RA1920623093
PROINTER FINAL
Cidade – Estado
2016
Tecnologia Gestão de Recursos Humanos
IRINA EMANUELLE NUNES DE LIRA
RA 1920623093
PROINTER FINAL
Cidade – Estado
2016
SUMÁRIO
RESUMO ............................................................................................4
INTRODUÇÃO......................................................................................5
PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS ..........................6
PLANO DE BENEFÍCIOS ....... 7
POLÍTICA DE ADMISSÃO 9
POLÍTICA DE DEMISSÃO ... 11
PLANO DE RECOMPENSA E REM. ESTRATÉGICA .... 13
POLÍTICA DE SEGURANÇA NO TRABALHO ....................................15
CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................19
ANEXOS ................................................................................................20
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo esclarecer alguns conceitos sobre a organização, fazendo assim com que possamos identificar alguns pontos a serem melhorados. Analisar o clima organizacional é avaliar o comportamento humano individual e coletivo e suas reações perante uma organização, que possui múltiplos fatores de complexibilidade. Uma organização deve ser bem administrada e atribuir uma responsabilidade que necessita de um bom gerenciamento. Logo, com isso iremos obter sempre resultado positivos e gerando alto índice de desenvolvimento organizacional.
A análise do clima organizacional estabelece o elo entre o nível individual e o nível organizacional. O clima de uma organização pode ser entendido como o reflexo do estado de espírito ou ânimo das pessoas, que predomina uma empresa, em um determinado período. O objetivo de um clima organizacional é transformar a área num lugar estratégico, cuja atuação alinha os planos de negócios de uma empresa.
INTRODUÇÃO
A globalização estabelece uma nova condição para as empresas atuarem no mercado. O preço já não é suficiente para manter a competitividade. É preciso repensar questões como gestão da cadeia de suprimentos, logística, melhoria da qualidade e dos processos internos e aprimoramentos contínuos em prol de maior eficiência e eficácia. Juntamente a esses fatores, importante faz-se perceber o valor do conhecimento considerado como ativo valioso para o processo produtivo uma vez que, através dele, a empresa conseguirá ser mais competitiva. Também, torna-se necessário maior controle das atividades que envolvem o processo de transformação de um processo produtivo de forma a evidenciar as atividades que agreguem valor ao consumidor final.
É importante que as organizações utilizem medidas para mapear e registrar os conhecimentos e as melhores práticas de gestão de seus colaboradores de maneira a disponibilizar o conhecimento para todos na organização, auxiliando na quebra de paradigmas e na modelagem do comportamento humano necessário para a construção de uma cultura colaborativa e participativa. A gestão do conhecimento contribui para a vantagem competitiva permitindo aos gestores tomar decisões com mais assertividade sendo possível mensurar a eficiência organizacional com maior segurança.
PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS
O mundo empresarial está cada vez mais competitivo e para passar pelos desafios, os gestores precisam ter uma visão crítica dentro da empresa, identificando aspectos que podem ser melhorados e otimizar processos, principalmente os internos, pode significar uma vantagem estratégica. Os bons resultados dependem sempre de uma gestão eficiente em todos os setores da empresa, que identifica problemas e forças. Tudo muda muito rápido, o que dava certo há seis meses atrás pode não funcionar atualmente. Por isso devemos rever nossos conceitos e buscar sempre mais eficiência, para que possamos gerar resultados positivos e diminuir o índice de pontos negativos.
Com a pesquisa de clima organizacional feita em todos os setores de nossa instituição de ensino, podemos observar vários pontos a serem melhorados. Observamos que nossos funcionários acabam meio que desmotivados devido situações ocorridas no dia a dia de trabalho, falta de comunicação com gestores, falta de reconhecimento e baixa remuneração. Para diminuir essas situações dentro de nossa organização, passamos a praticar o habito da comunicação, para que todos possam se expressar e passar suas ideias de forma que venham a contribuir com os resultados obtidos. As pessoas elas são o coração de uma organização, é a equipe que faz a empresa progredir. Mas esta mesma equipe pode também fazer a empresa estacionar, regredir quando está desmotivada. Por
...