Prointer II
Artigo: Prointer II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wislles • 1/5/2014 • 1.501 Palavras (7 Páginas) • 636 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO DE JUAZEIRO (BA)
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
ANA CLAUDIA LIMA DA COSTA- RA 425914
JEAN ARAÚJO BALBINO DOS SANTOS – RA 432825
OSÓRIO DA SILVA SANTOS – RA 410478
JOSELIO CARLOS DO NASCIMENTO – RA 442680
WISLLES DA SILVA SOUZA – RA 435287
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA (PROINTER II)
Professor presencial: ODETE AMORIM
JUAZEIRO – BA
2013
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Projeto experimental de viabilidade para a implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA) na empresa WIL MOTOS, que atua no seguimento de moto peças atendendo com peças e serviços, tendo como proprietário o Sr WISLLES DA SILVA SOUZA a mesma esta situada a Pça Pedro pereira primo, Nº 10, alagadiço, Juazeiro-BA. O nome desta empresa surgiu da abreviação do nome do proprietário, os pontos fortes desta empresa são: a localização que esta de fácil acesso, os preços dos serviços e peças bem abaixo do mercado, o profissionais qualificados e treinados para atender bem e manter o ambiente limpo como também as motos por eles consertadas, a instalação do programa empresa limpa ambiente sadio. Os pontos fracos são: O alto custo para implantação do programa, a dificuldade de acesso aos órgãos competentes para o recolhimento dos materiais e resíduos estocados, a cultura dos clientes com este tipo de gestão.
Quanto à abordagem, foi uma pesquisa com características qualitativas e quantitativas. Utilizou-se da pesquisa de levantamento como meio de obter eficiência com relação à exploração das amostras pertencentes ao universo da pesquisa. As fontes de dados foram concentradas em microempresas que atuam no segmento de oficinas mecânicas de motos no município de Juazeiro-BA, onde foram utilizados como fontes de dados da pesquisa, os funcionários e clientes, todos selecionados através de critérios não-probabilísticos por conveniência. Para coleta de dados, foram utilizados questionários do tipo estruturado, com perguntas diretas e de múltipla escolha e também a técnica de observação sistemática. Procurou-se evidenciar as estruturas que essas empresas oferecem atualmente, com relação à parte física, acompanhando os procedimentos no atendimento aos clientes e a variedade de serviços que são disponibilizados ao público consumidor, assim como a opinião dos consumidores, na avaliação dos serviços. Conforme todas essas informações colhidas, percebeu-se que não existem empresas que apresentem este diferencial, seria uma boa na avaliação dos consumidores locais que tivesse este tipo e qualidade nos serviços. Com analise SWOT previamente realizada, serão selecionada uma oportunidade, uma ameaça, um ponto forte, um ponto fraco, para serem trabalhado com objetivo de aproveitar a oportunidade, amenizar a ameaça, oportunizar o ponto forte e mitigar o ponto fraco. Portanto, serão criados quatro (quatro) objetivos com desmembramento de cinco (cinco) ações direcionadas para o alcance dos objetivos estratégicos criados.
A grande maioria das empresas atuais está sofrendo grandes mudanças nas ultimas décadas, pois, a visão contemporânea das organizações com relação ao meio ambiente insere-se no processo de mudanças que vem ocorrendo na sociedade nas últimas décadas e que, faz a empresa ser vista como uma instituição sociopolítica com claras responsabilidades sociais que excedem a produção de bens e serviços. Portanto, esta responsabilidade social implica em um sentido de obrigação para com a sociedade de diversas formas, entre as quais, a proteção ambiental.
A preocupação que a sociedade vem demonstrando com a qualidade do ambiente e com a utilização sustentável dos recursos naturais tem-se refletido na elaboração de leis ambientais cada vez mais restritivas à emissão de poluentes, à disposição de resíduos sólidos e líquidos, à emissão de ruídos e à exploração de recursos naturais. Acrescente-se a tais exigências, a existência de um mercado em crescente processo de conscientização ecológica, no qual mecanismos como selos verdes e Normas, como a Série ISO 14000, passam a constituir atributos desejáveis, não somente para a aceitação e compra de produtos e serviços, como também para a construção de uma imagem ambientalmente positiva junto à sociedade.
A implantação sistematizada de processos de Gestão Ambiental tem sido uma das respostas das empresas a este conjunto de pressões. Assim, a gestão ambiental no âmbito das empresas tem significado a implementação de programas voltados para o desenvolvimento de tecnologias, a revisão de processos produtivos, o estudo de ciclo de vida dos produtos e a produção de “produtos verdes”, entre outros, que buscam cumprir imposições legais, aproveitarem oportunidades de negócios com a visão de investir na imagem institucional.
Conceituam gestão ambiental como um conjunto de técnicas e disciplinas que dirigem as empresas na adoção de uma produção mais limpa e de ações de prevenção de perdas e de poluição. Para nos que compomos a WIL MOTOS o sistema de gestão ambiental deve envolver as seguintes áreas de atividades das empresas: elaboração de políticas (estratégia), auditoria de atividades, administração de mudanças, e comunicação e aprendizagem dentro e fora da empresa. A gestão ambiental, enfim, torna-se um importante instrumento gerencial para capacitação e criação de condições de competitividade para as organizações, qualquer que seja o seu segmento econômico. As ações de empresas em termos de preservação, conservação ambiental e competitividade estratégica produtos, serviços, imagem institucional e de responsabilidade social - passaram a consubstanciar-se na implantação de sistemas de gestão ambiental para obter reconhecimento da qualidade ambiental de seus processos, produtos e condutas obtidas por meio de certificação voluntária, com base em normas internacionalmente reconhecidas.
Por intermédio do protocolo de quioto foram criados os chamados créditos de carbono
...