Prointer II
Monografias: Prointer II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 100300300 • 3/3/2015 • 846 Palavras (4 Páginas) • 373 Visualizações
Anhanguera Educacional S/A
Amanda Melo Yasuda
Flavia Silvério
Gestão do Administrador Hospitalar
Anápolis-GO
2010
Anhanguera Educacional S/A
Administração Geral
Amanda Melo Yasuda
Flavia Silvério
Gestão do Administrador Hospitalar
Trabalho orientado por André Luiz Ferreira Arantes para Conclusão de Curso
Anápolis-GO
2010
SUMÁRIO
I-INTRODUÇÃO 4
1.1- RELEVÂNCIA DO TEMA 5
1.2-PROBLEMÁTICA DO TEMA 5
1.3-OBJETIVOS 5
1.3.1-OBJETIVO GERAL 5
1.3.2-OBJETIVO ESPECÍFICO 5
1.4- VIABILIDADE DO TEMA 6
1.5- DELIMITAÇÃO DO TEMA DE ESTUDO.................................................6
II- REFERENCIAL TEÓRICO 6
III- METODOLOGIA 6
IV-CRONOGRAMA 7
V-ORÇAMENTO 7
VI- REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 8
I-INTRODUÇÃO
A evolução da administração hospitalar está diretamente relacionada a história dos hospitais e da medicina. No Brasil, a maioria dos dirigentes nos hospitais são médicos e enfermeiras que aprenderam a coordenar o hospital no dia-a-dia de trabalho.
Os hospitais são organizações que têm como finalidade principal a prestação de serviços relacionados à área da saúde. Finalidade principal, pois hospitais também fornecem produtos na forma de medicamentos.
Esta organização é, portanto um local destinado à prestação de serviços de saúde, tais como o atendimento de doentes, para proporcionar o diagnóstico e o tratamento necessário. Dentre tantas atribuições dentro dos hospitais está a realização de cirurgias para as enfermidades das pessoas. Todavia do ponto de vista de seus usuários, é possível dizer que: o hospital é um local que oferece tratamento de saúde, hospedagem, refeição e deve proporcionar também descanso/entretenimento. O hospital, enquanto meio ambiente de tratamento, é um local que deve receber e tratar pacientes de forma hospitaleira.
Devido a isso deve-se fundamentar a necessidade do Administrador Hospitalar, o que vem provocando essa especialização, não só dele, como dos demais profissionais que atuam na instituição. Pois é complexa a organização da saúde e comprova que é preciso contar com profissional preparado para atuar de forma a equilibrar as atividades administrativas e assistências.
As funções administrativas são interrelacionadas, sendo que o resultado de cada uma das áreas tem influência direta no resultado final da organização. Por este motivo é importante conhecê-las. O administrador dessa organização deve, como em todas as áreas da administração: planejar, organizar, comandar, controlar e coordenar. Todavia qual o profissional mais adequado para desempenhar tal papel?
1.1- RELEVÂNCIA DO TEMA
Mostrar, com embasamento científico, a necessidade do administrador hospitalar, demonstrando como a “forma empírica” de administração é obsoleta e inviável, uma vez que, um hospital deve ser visto como uma organização de alta complexidade estrutural. Pois para exercer a função de gestor hospitalar, é necessário: saber coordenar as atividades para se atingir os objetivos.
1.2-PROBLEMÁTICA DO TEMA
Há a necessidade de um administrador hospitalar e capacitado para tal, ou a forma empírica pode ter vantagens na administração hospitalar?
Pode o administrador hospitalar ser mais eficiente nas áreas: financeira, recursos humanos, materiais e logística, serviços, marketing, entre outros mais, quando portador de registro do CRA (Conselho Regional de Administração) e especialização em administração hospitlar?
1.3-OBJETIVOS
1.3.1-OBJETIVO GERAL
Salientar a necessidade do administrador hospitalar nas instituições de saúde.
1.3.2-OBJETIVO ESPECÍFICO
Mostrar a forma como o administrador hospitalar deve trabalhar a organização: recursos humanos, administração financeira, administração de materiais e logística, marketing, hotelaria hospitalar, administração empreendedora, etc.
Como o administrador deve proporcionar o bom desenvolvimento das diversas atividades técnicas e profissionais que são realizadas ao mesmo tempo. Essa diversidade, é que torna a administração hospitalar complexa, que devido aos altos custos operacionais, necessita de um esquema organizacional que dê apoio a toda essa estrutura.
1.4- VIABILIDADE DO TEMA
Administrar um hospital está entre as tarefas mais complexas que se conhece. Os custos são crescentes e as novas tecnologias,
...