Projeto
Pesquisas Acadêmicas: Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elzadagues • 15/3/2015 • 338 Palavras (2 Páginas) • 376 Visualizações
O lúdico favorece a autoestima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio dos jogos educacionais, a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.
A importância é revelar que a brincadeira, os brinquedos e os jogos são ferramentas que desafiam a criança possibilitando as descobertas.
Posso dizer que o lúdico é um grande laboratório que merece toda atenção dos pais e professores, pois é através dele que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção e prazer. Através do brinquedo e brincadeiras ocorre a descoberta de si mesmo.
Uma grande barreira encontrada no contexto escolar é o desconhecimento dos benefícios das atividades lúdicas desenvolvidas pelas crianças, seus pais preferem métodos tradicionais de aprendizado, e menosprezam essas atividades, por não saberem o quanto o lúdico contribui para a formação do ser integral e o aprendizado das crianças.
Estudos comprovam que as crianças desenvolvem suas capacidades intelectuais e motoras de maneira favorável quando o lúdico é introduzido no inicio da sua vida escolar.
Por meio dos jogos e das brincadeiras as crinaças exploram mais sua criatividade, melhora sua conduta no processo ensino-aprendizagem e sua autoestima, porém, o professor deve ter cuidado de como são colocados os jogos em seus fins pedagógicos, para que não se transformem em atividade dirigida e manipuladora. Se isso ocorrer o jogo deixará de ser jogo, pois não será caracterizado com liberdade e espontaneidade.
Essa responsabilidade de programar e cultivar tal metodologia cabe ao professor. Em seus planejamentos e programas de aula o professor deve levar as crianças uma forma mais leve, divertida e prazerosa de aprender.
O lúdico vem como o diferencial para a educação que necessita de mudança, novidade, estímulo e incentivo. Trazer para as crianças e adolescentes um aprendizado que seja significativo e ao mesmo tempo leve e prazeroso.
Assim poderemos renovar o modelo de escola que temos, modificando a visão de lugar sério e chato, tornando-a um lugar mais aconchegante para os que nela passam tanto tempo.
...