Projeto
Exames: Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gouriquer • 16/3/2015 • 1.167 Palavras (5 Páginas) • 241 Visualizações
VILSO ANTÔNIO REGINATO
LEVANTAMENTOS PLANIMÉTRICOS
Relatório de estágio obrigatório para obtenção de título de Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Estadual Daniel de Oliveira Paiva, realizado na Prins e Cia LTDA, em Parobé - RS, na área de Topografia no período de 03/01/2013 a 04/06/2013, sob a supervisão de Luis Fabiano de Lima, CAU-91.346-4.
Cachoeirinha
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO.............................................................................................................2
1.1. DEFINIÇÃO DA CIÊNCIA..................................................................................3
1.2. FINALIDADE DA TOPOGRAFIA E DO LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO.........3
2.METODOLOGIA....................................................................................................4
2.1. NORMAS E REGULAMENTOS..........................................................................4
2.2 MÉTODO POR IRRADIAÇÃO.............................................................................4
3.CONCLUSÃO..............................................................................................................7
4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................7
1. INTRODUÇÃO
1.1. DEFINIÇÃO DA CIÊNCIA
De acordo com LOCH (2000) Topografia é uma ciência aplicada, baseada na geometria e na trigonometria plana, que utiliza medidas de distâncias horizontais, diferenças de nível, ângulos e orientação, com o fim de obter a representação, em projeção ortogonal sobre um plano de referência, dos pontos que definem a forma, as dimensões e a posição relativa de uma posição limitada do terreno, sem considerar a curvatura da terra.
O termo só se aplica as áreas relativamente pequenas, sendo utilizado o termo geodésia quando se fala de áreas maiores. Para isso são usadas coordenadas que podem ser duas distâncias e uma elevação, ou uma distância, uma elevação e uma direção.
A palavra Topografia deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e "graphen" (descrever), o que significa, a descrição exata e minuciosa de um lugar.
(DOMINGUES, 1979).
1.2. FINALIDADE DA TOPOGRAFIA
A Topografia fornece dados, obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos que permitem o conhecimento do terreno, dando base para execução de projetos e obras realizadas por engenheiros, arquitetos e técnicos ou tecnologistas . Sendo fundamental tanto na etapa de projeto quanto na execução da obra. Da topografia, dependem diversas outras atividades, tais como: construção civil, minerações, ferrovias, obras de urbanização pública, linhas de transmissão, controle dimensional industrial, pavimentação, arquitetura, paisagismo, etc.
Todo levantamento topográfico comporta duas operações:
a) uma puramente geométrica, que consiste na determinação de pontos, de maneira a realizar a ossatura do levantamento: é o que se chama o levantamento do “canevas”.
b) Outra de caráter nitidamente artístico, que consiste em representar por convenções todos os detalhes do terreno, tais como: divisas, matos, rios, estradas, povoações, etc., assim como sua conformação altimétrica por curvas de nível ou similares.
A planta planialtimétrica portanto, é indispensável à elaboração de qualquer projeto.
A fase seguinte ao projeto é a locação da obra. É a operação inversa do levantamento, ou seja, passa o que está no papel para o terreno.
A topografia dispõe de uma ampla utilização de equipamentos como: teodolito, mira, nível topográfico, mira, GPS, baliza topográfica, e se tratando de aparelhos de ultima geração os mais utilizados; A estação total que permite que todos os dados coletados no campo sejam gravados e depois descarregados no computador onde serão processados.
2. METODOLOGIA
2.1 NORMAS E REGULAMENTOS
2.1.1 Levantamento topográfico
Na elaboração dos trabalhos foram observados as seguintes publicações:
Norma ABNT NBR 13.133 - "Execução de levantamento topográfico", de 30/06/1994.
A Norma ABNT NBR 13.133 fixa as condições exigíveis para a execução de levantamento topográfico destinado a obter:
• Conhecimento geral do terreno: relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento;
• Informações sobre o terreno destinadas a estudos preliminares de projetos;
• Informações sobre o terreno destinadas a anteprojetos ou projetos básicos;
• Informações sobre o terreno destinadas a projetos executivos;
Das condições exigidas para a execução do levantamento topográfico , compatibilizamos medidas angulares, medidas lineares, medidas de desníveis e as respectivas tolerâncias em função dos erros, selecionando métodos, processos e instrumentos para obtenção dos resultados compatíveis com a destinação do levantamento, assegurando que os erros propagados, não excederam os limites de segurança tolerados a esta finalidade.
...