Projeto De Construção De Um Banheiro
Exames: Projeto De Construção De Um Banheiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alynemam • 8/5/2013 • 1.046 Palavras (5 Páginas) • 630 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Projeto de Construção de um Banheiro Para Portadores de Deficiência na Prefeitura Municipal de Coxim/MS
COXIM
2011
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
ALYNE MENEZES AJALA
DORALICE PEREIRA DE LARA
GRACIELI MARIA DA SILVA
ROSENI DE SOUZA ANJOS
Projeto de Construção de um Banheiro Para Portadores de Deficiência Prefeitura Municipal de Coxim/MS
Atividade Supervisionada apresentada às disciplinas de: Orçamento Público, Matemática Financeira, Gestão de Projetos no Curso Técnico em Serviços Públicos à Distância do Instituto Federal do Paraná solicitado pelos professores Ciro Bachtold, Elcio Martens, Giuliano Zimmermann, Luiz Campos, Melissa Diaz, Helena Sobral, Luis Saavedra, Marcos Barbosa e Irene Rosa.
COXIM
2011
Introdução
Esse projeto tem como finalidade a execução para banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência física. O banheiro necessita atender às diferentes características das pessoas que vão utilizá-lo e isso deve ocorrer de uma forma segura e independente, atendendo ao maior número de pessoas possíveis.
O usuário portador de deficiência não consegue, muitas vezes, entrar no ambiente em que estejam localizadas as bacias sanitárias e pias devido a dimensões inadequadas, portas com vãos estreitos e peças e metais sanitários dispostos de uma forma inacessível para uma pessoa com mobilidade reduzida.
O impacto social e psicológico que pode causar a esse usuário é grande, desestimulando a saída para outros ambientes que não podem ser utilizados com privacidade sem a ajuda de terceiros. Hoje, uma proposta arquitetônica cria ou supre uma deficiência dessas pessoas em acessos públicos ou privados.
Justificativa
Para adequar os ambientes aos usuários de necessidades especiais, devem-se considerar todos os tipos de deficiência, como um módulo para o dimensionamento de circulações e portas, devendo o projeto respeitar as dimensões mínimas recomendáveis para manobras e deslocamento, além de propiciar menor esforço físico.
Objetivo Geral
O Objetivo é detalhar que muitas vezes são imperceptíveis para uma pessoa que utiliza um espaço sem ter alguma dificuldade de locomoção podem se tornar impeditivos se essas pessoas tiverem algum tipo de deficiência. Isso ocorre inúmeras vezes, não por um desrespeito às pessoas com alguma dificuldade de locomoção, mas por falta de detalhamento no projeto e critérios na execução.
Assim sendo, serão elencados os critérios que devem ser adotados no desenvolvimento de um projeto e posterior construção de um banheiro para que atenda às necessidades de um maior número de pessoas com deficiências possíveis.
Construção de um Banheiro para Portadores de Deficiência na Prefeitura Municipal de Coxim/MS
Porém, é de conhecimento que a garantia de acesso ultrapassa a questão da disponibilidade de recursos físicos e humanos. Torna-se necessário transpor barreiras imperceptíveis à sociedade com políticas e projetos públicos que idealizem ambientes para pessoas com deficiências, não como partes isoladas, mas sim com uma visão sistêmica, para isso deve-se considerar na política o conceito de acessibilidade, mobilidade sustentável, ou seja, o direito à cidade.
Em edifícios públicos, os sanitários acessíveis devem estar próximos ao local de maior fluxo de pessoas, junto a refeitórios, auditórios ou salas de espera. Devem estar em conjunto com os demais sanitários e ter uma comunicação visual que determine a direção. Os sanitários acessíveis devem ser sinalizados com o símbolo internacional de acesso, conforme a NBR 9050/04.
Figura 1 – Projeto de construção de um banheiro para deficiente.
CRONOGRAMA
CRONOGRAMA
MES/ETAPAS ABR MAIO JUN JUL AGO SET
Construção de um banheiro para portadores de deficiência na Prefeitura Municipal de Coxim/MS. X
Elaboração do projeto/planta. X X
Compra dos materiais de construção. X X
Contratação de pedreiros/RH. X X
Início das obras. X
Período de construção do banheiro. X X
Acabamento. X
Compra de mobiliário. X X
Etapa final do projeto. X
Figura 2 – Cronograma de atividade de projeto.
Viabilidade Econômica
FLUXO DE CAIXA DO PROJETO
MESES ABR MAIO JUN JUL AGO SET
1. INGRESSOS
Receitas
...