Projeto De Indisciplina
Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Indisciplina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marismarcon • 23/10/2013 • 6.304 Palavras (26 Páginas) • 605 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
SERETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA – SED
UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO – UNDIME
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
Práticas docentes no controle da indisciplina
Angela Denise Garcia,
Cristiane de Souza,
Maris Edite Batista Marcon
Lages – SC
Escola de Educação Básica João Paulo I
Correia Pinto, 2013
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Centro de Ciências da Educação
Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
Polo: de Lages
Pós-graduandos: Angela Denise Garcia,
Cristiane de Souza,
Maris Edite Batista Marcon.
Professora: Lia Mara Wedy
1 Caracterização da Escola
A Escola de Educação Básica João Paulo foi fundada em 01 de abril de 2004, no bairro São João, a rua Sergipe 195, a mesma na época apresentava uma estrutura pequena com salas e ventiladas, o espaço físico era satisfatório. No ano de fundação inicio-se com alunos de alfabetização e 4ª serie, com 06 (seis) salas de aula, 197 alunos e 13(treze) professores. De acordo com a LDB.
A educação é direito e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (artigo 205)
Diante desta lei a instituição vem abrindo suas portas para uma grande demanda. Devido ser na época a única escola instalada no bairro, no ano de 2007 foi necessária a ampliação da escola decorrente a grande procura de matriculas para alunos das series iniciais da alfabetização a 8º serie.
Como o seu intuito é de atender a carência de aprendizagem existente em um bairro de famílias carentes de classe media Baixa, o seu público alvo passou a ser, crianças, adolescentes, jovens Encontra-se no endereço na Rua Sergipe,195 no mesmo bairro São João em um prédio com uma boa estrutura e um grande espaço de lazer com quadra poliesportiva e 13 (treze) salas de aula, uma sala de vídeo, uma secretaria, uma diretoria, , uma sala de professores, uma sala de coordenação, dois banheiros para os alunos (Feminino e Masculino), dois banheiros para os professores, uma biblioteca, uma sala para os materiais de educação física. Seu quadro de pessoal é composto de uma diretora, duas Assessoras, três coordenadoras Pedagógicas, uma Assistente de Educação, quatro serviços gerais, trinta e sete professores.
A EEB João Paulo I vem funcionando nos três períodos: matutino, vespertino e noturno, onde tem como equipe uma diretora Professora Maria Helena Grechoniack dos Santos, duas Assessoras Professora Maris Edite Batista e Angela Denise Garcia, atualmente estamos funcionando com as turmas de Ensino Fundamental das Séries Iniciais, finais e Ensino Médio. A escola conta hoje com 16 salas de aulas sendo que 13 usadas como salas de aulas, uma sala de Arte, sala de tecnologia, coordenação pedagógica, professores, uma biblioteca, banheiro pra os professores, banheiro para os alunos masculino e feminino, ginásio de esportes, pátio coberto.
Atualmente a escola se encontra funcionando com 580 alunos, do Ensino Fundamental ao Médio,
2.Tema Práticas docentes no controle da indisciplina
3.Problema
Os atuais problemas referentes à educação vêm sendo cada vez mais discutidos. Isso se deve ao fato de que o Brasil hoje, vive uma crise na rede básica da educação que envolve vários aspectos. As desigualdades econômicas e sociais, a crise de valores e o conflito de gerações, a falta de condições de trabalho dos professores, insuficiência de apoio por parte do Estado, o sistema educacional que não pretende ter cidadãos bem formados e assim não oferece condições de aulas mais atrativas e melhores ferramentas de trabalho, a desvalorização social da profissão do professor, os alunos são submetidos a currículos extensos e repetitivos, dados de forma rápida e superficial, o que faz com que os professores não se sintam capazes de atender às necessidades específicas de cada aluno. E tantos outros desequilíbrios que afetam a vida social e, por conseguinte a vida escolar como o desemprego, a desestruturação familiar e a falta de valores e ideais de vida, conformismo, dentre outros. A escola é influenciada e influencia a realidade social.
No entanto, frente à situação atual da educação (gestão pública ineficiente, desvalorização da profissão, precária formação do educador, interesses corporativistas, etc.), os professores sentem-se cada vez mais frustrados e desanimados e, nesse sentido, a motivação age como fator inibidor da criatividade do trabalho docente. A qualidade do ensino está, entre outros, relacionada ao estímulo dos professores.
Freire (1996) compreende que o educador deve conhecer o dia-a-dia do aluno, porque é nessa realidade que o aluno desenvolve seus instintos e desabrocha a indisciplina.
Vale ressaltar que o comportamento indisciplinado não é resultante de fatores isolados, mas da multiplicidade de influencias que recaem sobre a criança e o adolescente ao longo de seu desenvolvimento.
Na maioria das vezes por falta de orientação
...